Homens Responsáveis

Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede_homem -lendo-a-Bíblia-Sagrada - Cópia - Cópia - Cópia

 

Texto-Bíblico: 1 Cor.13:11

Homens são melhores e mais felizes quando são responsáveis (e piores quando não são). Temos que assumir plenamente todas as nossas responsabilidades diante de Deus. Mais o que é responsabilidade? Ou o que significa ser um homem responsável?

A definição de responsabilidade tem haver com ser confiado e habilitado por uma autoridade para cuidar de algo ou de alguém. E com essa capacitação, vêm as recompensas de exercer essa responsabilidade ou as consequências de fazê-la mal.

A primeira coisa que Deus fez após criar o primeiro homem, Adão, foi dar-lhe responsabilidades. Colocou-o no jardim “para o lavrar e o guardar” (Gênesis 2:15). Isso quer dizer que Adão tinha que trabalhar para que tudo sob seus cuidados florescesse e ficasse protegido. Junto com essa responsabilidade, Deus deu a Adão algo de grande valor: a liberdade e a capacidade de desfrutar do seu trabalho. Como a Adão, Deus também nos dá responsabilidades. Cada um de nós deve cumprir a missão que nos foi confiada. O pecado faz o homem resistir a essa responsabilidade, mas cumpri-la faz parte do nosso papel como homens.

E antes mesmo, de qualquer responsabilidades em casa, na igreja ou em qualquer outro lugar. Temos algumas responsabilidades conosco mesmos, que não podemos ignorar ou se descuidar. Essas responsabilidades são:

– Por ter iniciativa própria. Seja para cortejar alguém, procurar um emprego/ estudar, cuidar da própria vida, ajudar e servir os outros, de pedir perdão e perdoar, etc (1 João 4:19)

– Por sua própria saúde. Não podemos esperar que nossas mães continuem a cuidar de nós durante nossa fase adulta e, que nossas esposas fiquem cuidando e monitorando nossa saúde o tempo todo ( 1 Timóteo 4:16).

– Por seu próprio sustento.

– Por seus pensamentos, palavras e ações. Ou seja sua vida diante de Deus e dos homens (Mateus 12:37/ Eclesiastes 12:13-14)

– Por cuidar de sua família e amigos (e também animais!). Provérbios 12:10/ 1 Timóteo 5:4,8.

– Por seu relacionamento com Deus e por ser uma testemunha viva de Jesus (Atos 1:8).

Essas são responsabilidades intransferíveis e que Deus cobrará particularmente de cada um de nós. Então Homens, não ignorem essas responsabilidades que são suas e, que se cuidadas e desenvolvidas por você resultará em bem para sua própria vida e de todos os que o cercam. Mas se negligenciadas, você sofrerá as consequências do abandono de cada uma delas. E ai o que vai ser? Decida e aja. Sua vida depende de suas decisões.

 

Em Cristo Jesus,    Filipe Paulo Christian

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s