Por que deveríamos estudar as Biografias dos Homens de Deus?

 

tumblr_lo558rI99d1qdfytto1_500

Texto-Bíblico: Hebreus 11 e Tiago 5:17

Sempre achei interessante o hábito de algumas pessoas escreverem sobre suas histórias de vida em cadernos, agendas, blogs e até através de vídeos. Porém, melhor do que esses meios atuais, foram os diários antigamente, bem antes de existir internet. Diversas pessoas, de escravos a pessoas da alta sociedade tinha diários.

Inclusive, diários também eram usados por navegadores dia á dia. Em um diário, escrevemos sobre nossas vidas, experiências, acertos e erros, conversas, observações e tantas outras coisas que acontecem na vida. Mulheres, são inclusive muito habituadas a isso. As vantagens de registrarmos nossa história é que: podemos aprender com nossos erros e acertos, ter consciência do nosso passado e perspectiva do nosso futuro e, poder compartilhar nossas experiências com nossos filhos e outras pessoas.

Porém nada se compara com você conhecer mais de perto (e bem de perto) a vida de homens de Deus em diversas gerações e lugares. E graças a Deus e para a nossa edificação, diversos homens de Deus, registraram suas vidas, bem como suas fraquezas e derrotas. E alguns deles que registraram suas vidas através de diários, foram: John Wesley, David brainerd e Jonatan Edwards, Agostinho de Hipona, dentre vários outros desde a época dos pais da igreja até os dias atuais.

Mas o que de tão interessante e importante podemos aprender ao estudar as biografias dos Homens de Deus do passado, dos nossos heróis da fé. Destaco os seguintes pontos:

  • Eles foram Homens como nós (Tiago 5:17/ Romanos 5:12). Jonatan Edwards foi um Homem usado por Deus durante o Grande Despertamento (ou Avivamento) nos EUA e, se tornou conhecido mundialmente através de seu sermão “Pecadores nas mãos de um Deus Irado”. Porém, ele foi um homem igual a nós. Bem como todos os outros, não importando sua origem, classe social, poder econômico ou formação acadêmica.
  • Na maioria deles, mentores fizeram toda a diferença (1 Reis 19:19-21). Ninguém cresce na vida sozinho. E em relação a Deus, só precisamos do Nosso Mediador entre Deus e os homens – Jesus e do Espírito Santo. Mais algo muito importante e que através da Bíblia podemos perceber é a diferença que Homens de Deus mais experientes e íntimos de Deus fizeram na vida de Homens mais jovens na caminhada com Deus, como por exemplo Moisés e Josué, Elias e Eliseu, Samuel e Davi, Paulo e Timóteo. E ai você tem em sua vida mentores espirituais? Que intercedam por sua vida, lhe aconselhem, conversem sobre os mais variados assuntos a luz da Palavra de Deus? Corrijam seus erros e repreendam seus pecados? Lhe ajude a vencer as tentações?
  • Conhecemos suas histórias e, mais ainda Sobre o Nosso Deus (Gên.9:20-23; 12:10-20/ 2 Samuel 11). A história de todos os homens de Deus, dentro e fora da Bíblia está repleta de registros de suas confissões de pecado e quedas após caírem em diversas tentações. Noé embriagou-se, Moisés desobedeceu uma ordem de Deus, Abraão mentiu, Pedro negou a Jesus, etc. E três grandes Homens de Deus do antigo testamento pecaram contra o Senhor, mas a Graça de Deus foi suficiente para levantá-los nova e poderosamente. Que foram Sansão, o homem mais forte da Bíblia; Davi o homem segundo o coração de Deus e Salomão o homem mais sábio de todos os tempos, todos foram homens de destaque e que conheciam ao Senhor. Conforme disse Paulo em 2 Corintios 12:9 e Romanos 5:20, Deus se revela e se manifesta em nossas vidas mais ainda em meio as nossas fraquezas.

 

Várias outras lições podemos aprender lendo e estudando (e até assistindo também, através de filmes biográficos)  a vida desses e outros homens de Deus ao longo da História do povo de Deus e da Igreja. Que não venhamos a nos acomodar em nosso relacionamento com Deus e caminhada cristã, cada geração precisa de ter os seus heróis da fé. A geração passada já se foi e, agora quem vai se levantar para conduzir essa geração aos pés de Cristo? Que vai ser referência para os homens desse tempo? Quem vai mostrar o Poder do Evangelho em ação através de sua própria vida com palavras e atitudes?

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s