Uma Parábola, Ricas lições para nós

 

tamareira01

Texto-Bíblico: Mateus 13

Quem não gosta de uma história? Todo ser humano, de crianças a idosos gostam de ouvir e contar histórias, basta vermos o nosso dia a dia em que existem histórias em quadrinhos, livros, filmes, seriados, novelas, peças de teatro, etc. Bem como nossas conversas, que sempre são regadas de histórias vividas por nós mesmos ou por outros.

 

Não foi diferente na época de nosso Senhor Jesus, em que por diversas vezes ele se utilizou desse recurso poderoso através das parábolas (Mateus 13 e outros textos). Eram simples, fáceis de ser lembradas e recontadas e tinham elementos do dia a dia dos seus ouvintes, bem como continuam atuais para nós hoje.

Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!”

Isso porque antigamente as tamareiras levavam de 80 a 100 anos pra produzir os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é bastante reduzido, porém o ditado é antigo e sábio.

Conta-se que certa vez um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto quando um jovem o abordou perguntando: ´Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?´

O senhor virou a cabeça e calmamente respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”.

Tradução: não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar… Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que possam servir para todos e para o futuro.

 

Recebi essa parábola recentemente através de um amigo missionário. E pude ver nela ricas lições (ou considerações) para nós homens hoje. Existem várias outras aplicações que vocês podem tirar dessa parábola, as que eu pude tirar são as seguintes:

  • Devemos Preparar/Cuidar as futuras gerações. Nós somos responsáveis pelas futuras gerações, em todos os sentidos. Seja com seus filhos, sobrinhos, netos, vizinhos, crianças e jovens da igreja. Invista, cuide e dedique-se a preparar uma geração que levará Cristo adiante através de suas vidas em todos os lugares para onde forem e estiverem. Por que o cristianismo hoje não é forte na Europa e nos EUA, por que as gerações passadas fracassaram diante do desafio de passar o bastão da fé adiante e de prepara-los para os desafios de hoje (Provérbios 22:6/Êxodo 1:6-8)
  • Tudo o que plantamos iremos colher SIM! Quer seja aqui ou na Eternidade (Gálatas 6:7-10/ Eclesiastes 12:13-14/ 2 Corintios 5:10 e Romanos 14:10). É um engano pensar que estamos desperdiçando tempo e recursos ao fazer o bem, seja para quem for.
  • Tudo na Vida (ou a maioria das coisas) é como na Agricultura. Muitas das parábolas de Jesus são inspiradas nessa cultura agrícola, os orientais são bons em matemática por causa do plantio de arroz, tudo o que “plantamos, colhemos”, a vida nos grandes centros urbanos só é possível por conta das zonas rurais, etc.

 

Existem várias outras lições e aplicações baseadas nessa parábola. Use histórias para trazer ensinamentos, evangelizar, ilustrar uma idéia ou pregação e por ai vai. Gostei muito dessa e por isso achei interessante compartilhar com vocês, espero que gostem. Que o Senhor edifique as suas vidas em tudo.

 

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s