Ensine e Exponha a Palavra para sua esposa e filhos

familia_biblia

 

Texto-Bíblico: 1 Corintios 14:35

Nesse artigo quero tratar sobre o contexto familiar ou doméstico da vida cristã em família. E não dos pormenores de se a mulher pode ou não pode exercer funções de liderança e ensino na igreja. E baseado nisso, quero fazer algumas perguntas a vocês homens:

“Você é visto por sua esposa e filhos lendo as Escrituras e orando?” “Você estuda a Bíblia e busca aprender mais e mais dela a cada dia? Você ensina e transmite a outros através do discipulado o que tem aprendido do Nosso Senhor Jesus?” “Em seu lar/casa a Palavra de Deus é cantada, comentada, estudada, falada, expressada em vida e obras?”

De acordo com Deuteronômio 11:18-21 (e também com tantos outros textos), os pais devem ensinar e expor a Palavra de Deus para seus filhos e, mais ainda o Homem para sua esposa e filhos. Pois Deus nos constituiu pastores/sacerdotes, profetas e líderes em nossas próprias casas. Ou com você homem, está a liderança de guiar, conduzir e preparar sua família para Deus.

E a responsabilidade de ensinar também é uma das suas responsabilidades como Homem e Líder de sua esposa e filhos. Para todos os assuntos da vida, a Palavra de Deus trata sobre algo ou nos fornece princípios santos e sábios para avaliarmos tudo e tomarmos as melhores decisões em qualquer assunto (Romanos 15:4/ 2 Timóteo 3:15-17).

Devemos ensinar todo o conselho de Deus para nossa família (Atos 20:27), para que eles possam filtrar tudo o que ouvem em conversas, aulas na escola ou faculdade, de pessoas conhecidas/famosas; em filmes e TV; bem como saberem se portar nas mais diversas situações da vida e locais de maneira a agradar a Deus e cumprir sua Vontade cada vez mais.

O ensino da Palavra de Deus lhes trarão, tanto a você, quanto a sua família e a sociedade como um todo, vários benefícios, mas vou colocar alguns aqui:

– Sensatez e Equílibrio (Eclesiastes 7:16-17). Filhos e pessoas que aprendem a lidar com a vida de uma maneira sensata e equilibrada e, não como a atual geração de homens tem vivido, ou como alguns diriam: “uma geração de mimimi, chata e que vive arrumando/gerando problemas”.

– Sabedoria na Juventude (Salmos 119:98/ Pv 1). Muitos pensam que sabedoria se adquire ou se aprende ao longo da vida, mas estão errados. Somente quem teme ao Senhor e buscar meditar e obedecer a sua Lei (Salmo 1) é que adquire e aprende verdadeira sabedoria desde cedo.

– Discernimento e entendimento para todas as coisas (Salmos 119:97-100/ 1 Corintios 2:14-15). Poderemos avaliar e diferenciar muito bem as coisas entre si, bem como entender bem cada questão que nos for simples ou difícil.

– Relacionamentos saudáveis (Pv 13:20) e uma Vida Longa e Proveitosa (Efés.6:1-3/ Pv 2:33).

 

E algumas considerações por seu descaso em não ensinar sua família

  • Falta de respeito e disciplina no seu lar. Tanto uma esposa que não lhe respeita, como filhos desobedientes. Bem como consequências para nossas igrejas e sociedade.
  • Uma geração enganada e iludida. Basta vermos a atual geração de crentes, que não conhece ao Senhor como deveriam (Oséias 4:6/ 6:3). E que quando entra numa faculdade/universidade se desvia logo do Evangelho (Efésios 4:14), são facilmente enganados e levados a andarem para longe de Deus e de Sua Palavra.
  • Uma geração de Homens infiéis a Deus e a qualquer outra pessoa (2 Tm 2:1-2,11-13). Se um homem não considera que um dia prestará contas a Deus por tudo o que tem feito, ele vai viver impiamente e sem temor de nada.

 

São esses e muitos outros benefícios que viveremos e colheremos. Seja em nossas próprias vidas, com nossas famílias e nossa sociedade. Com Deus e sua Palavra realmente e sem sombra de dúvidas temos tudo para sermos homens e mulheres melhores. Então, ensine sua esposa e filhos a andarem na Lei do Senhor. Comecem realizando devocionais em casa toda semana ou dias, indo para os cultos de ensino bíblico e EBD, lendo livros cristãos bons (sempre dou diversas sugestões em nossa Fanpage Homens ao Máximo), bem como outras atitudes. Lembre-se que é sua responsabilidade. Você é o cabeça, você é que prestará contas a Deus pelo sucesso ou fracasso de sua família.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

2 comentários em “Ensine e Exponha a Palavra para sua esposa e filhos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s