Cuidados que os homens precisam ter

homem-correndo-b2-academia

Texto-Bíblico: 1 Timóteo 4:16

 

No geral, é norma nós homens não nos cuidarmos. E quem exerce o papel de cuidar de nós? Nossas mulheres, sejam mães ou esposas e filhas. Felizmente e infelizmente, graças a Deus temos a ajuda e presença de alguma delas em nossas vidas.

Felizmente, pois no quesito cuidado consigo mesmas e com seus queridos as mulheres são realmente melhores do que nós homens, devemos aprender muito com elas nessa questão. Já infelizmente, porque independente de termos a ajuda de nossas mães ou esposas e filhas em nossas vidas. Nós homens é que devemos assumir o cuidado e responsabilidade por nós mesmos e por nossa família. Um homem que se cuida, pode cuidar melhor de sua família e de outros.

Mas infelizmente, no geral a grande maioria dos homens não se cuida, só vai ao médico quando está péssimo ou sendo afetados fortemente por algum incômodo ou dor. Mais além da nossa saúde, que é tão essencial para tudo em nossas vidas. Existem também outros cuidados que nós homens devemos ter conosco mesmos. Vejamos:

  • Fazer check-up completo da saúde, ao menos 2 vezes por ano. Isso deve ser uma das nossas prioridades, pois sem saúde, como iremos cuidar de nossas famílias? Servir na igreja ou nossa comunidade? Trabalhar ? Estudar? Dentre várias outras coisas que realmente sem saúde, somos seriamente afetados. Além de darmos “trabalho” e afetarmos a vida de alguém que terá que cuidar de nossas vidas.
  • Cuidem de sua aparência. A primeira impressão realmente é a que fica na cabeça da grande maioria das pessoas, e provavelmente você não terá como desfazer ela, com exceção de pessoas do seu convívio (comunidade, igreja, faculdade, etc). Falo aqui de aparência física e vestuário.
  • Cuidado com a saúde bucal, especialmente com o hálito. Como precisamos diariamente nos comunicar e interagir com diversas pessoas, torna-se muito importante todos os dias cuidarmos de nossas bocas. Lembrar de escovar os dentes 3 vezes ao dia, passar o fio dental sempre, beber bastante água, ir ao dentista com regularidade são cuidados básicos.
  • Cuidado em manter e nutrir nossas amizades. Ao longo da vida, nossa tendência natural é nos fecharmos em pequenos grupos ou poucas amizades. E não mantermos os que temos e nos expandir. Mas falando sobre os que já temos, infelizmente perdemos ou nos esquecemos de muitos amigos ao longo da vida. Aprendamos a valorizar e cuidar de nossos amigos ao longo da vida, e somente adicionarmos e não subtrair. Melhore a qualidade e quantidade de sua rede de amigos. Todos precisamos de amigos.
  • Qualifique-se. Trate o mais rápido possível de ter uma profissão, seja útil para a sua família, amigos, igreja, comunidade e neste mundo. Paulo era um fazedor de tendas, Moisés foi um pastor de ovelhas, vá mais afundo e verá que eles foram homens que foram além na sua educação e formação.

 

 

Esses são alguns cuidados básicos que nós homens, infelizmente ignoramos e perdemos muito em todos os sentidos. Que possamos na Graça de Nosso Senhor Jesus crescer a cada novo dia com sua ajuda e amor.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s