Homens como Calebe, que se mantem fortes

fxyfcig

 

Texto-Bíblico: Josué 14:6-15

Poucos homens na Bíblia, se destacaram por sua fidelidade a Deus e a sua Palavra. E dentre eles, foram Josué e Calebe (Números 13), especialmente em um tempo de incredulidade e murmuração por parte do povo de Deus nas promessas do Senhor para com o povo de israel. Eles foram escolhidos e enviados por Moisés, como espiões para Canaã. E somente eles, voltaram com um testemunho de entusiasmo e fé (Números 13:30), enquanto os demais trouxeram um testemunho de medo, incredulidade e derrota.

Consequentemente, o Senhor honrou a fé de ambos. Mas hoje, queremos falar sobre Calebe e sua declaração em Josué 14:10-15, onde ele diz que estava tão forte quanto na época que Moisés os chamou, pediu então a terra que lhe pertenceria. Só que tem um porém, ainda existiam gigantes nesse local, mais seguindo o relato bíblico, calebe expulsou todos eles e assumiu a terra.

Mas de onde vem a força e vitalidade que calebe tinha ainda aos 85 anos? Apartir do texto-bíblico podemos fazer algumas observações e tirar lições para nossas vidas. Vejamos:

  • Seja Fiel e obediente ao Senhor e a Sua Palavra (Js 14:9-10). Sem obediência ao Senhor, não haverá vida próspera e longa. Mas assim como Ele nos promete dar uma vida longa por honrarmos nossos pais (Efésios 6:2-3), imagine quando o honramos e obedecemos?
  • Mantenha-se em Forma (Js 14:10-11). Para ele, estar disposto a ir a guerra e também ter recebido Hebron e, expulsado os enaquins que lá ainda habitavam. Com certeza, além da fé e do cuidado de Deus em sua vida, ele continuava treinando, lutando, bem ativo. Cuide da sua saúde física todos os dias, mas que isso não seja o foco/propósito de sua vida, como infelizmente fazem muitos homens. Crescendo no corpo (através da musculação e outros esportes) e, não crescendo em nada em sua vida para com Deus (1 Timóteo 4:8). Principalmente mantenha em forma, seu relacionamento com Deus.
  • Tenha amigos que um fortaleça o outro (Provérbios 27:17). Calebe tinha Josué, Davi tinha Jônatas. E você quem tem? Precisamos de amigos que sejam melhores que a gente mesmo. E que possamos crescer e se manter firmes juntamente com eles. Lembrando que amizade é caminho de mão dupla, damos e recebemos. Como Jesus disse em Mateus 7:12, quer ajuda? Dê ajuda. Quer socorro? Dê Socorro. Quer aprender? Ensine.
  • Lembre-se e lembre os outros das Palavras do Senhor (Números 13:30/ Josué 14:9-12/ Lamentações 3:21). São elas que nos trazem vida eterna. Bem como tantas outras bênçãos. O Povo não precisa de suas palavras, você não precisa guerrar e viver baseado na sua força. Viva e lute na força do Senhor nosso Deus, use as armas da fé.

 

 

 

E ai Homens, como vocês vão decidir viver? Como os espias que morreram incrédulos no deserto, ou como Josué e Calebe, que tomaram posse da terra que o Senhor lhe prometeu?

Siga o caminho de fé e ânimo no Senhor, que esse Homem de Deus juntamente com Josué decidiram seguir, hoje vivemos tempos em que muitos dentre o povo do Senhor não creêm na volta do Senhor e tem abandonado a fé. Ricas lições você pode aprender, fazendo um paralelo da época em que esses homens de Deus viveram com a nossa época. Sejamos crentes e nos mantenhamos firmes e lutando pelo o Senhor até chegarmos na Canaã Celestial, que o Senhor nos prometeu.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s