Como um cristão pode influenciar sua sociedade?

size_810_16_9_manifestacao-pro-impeachment-na-avenida-paulista

Texto-Bíblico: Neemias 1

Nossa sociedade hoje em dia, enfrenta problemas sempre constantes de todos os tempos. E mais ainda novos problemas. E como nós homens cristãos devemos lidar com tudo isso?

São problemas em casa, com nossas famílias, dentro da igreja, no trabalho, com nossos amigos, cidade, estado, país e no mundo. E ai? Como lidar com todo esse universo, chamado vida em sociedade e como podemos influencia-la? E transformá-la?

As Escrituras Sagradas declaram que o mundo jaz no maligno (1 João 5:19), mas também declara que devemos ser Sal e Luz (Mateus 5:13), ou seja fazer a diferença para a Glória de Deus e proclamação do Evangelho em todo o mundo.

Na Bíblia, vejo dois grandes homens de Deus que se destacaram em suas sociedades e em tempos bastante distantes um do outro. Que são eles Neemias e o apóstolo Paulo (Atos 17). Mas dentre esses dois, quero hoje falar sobre sobre Neemias e tirar considerações apartir da história dele, de como nós homens cristãos podemos e devemos influenciar a sociedade em que vivemos. Vejamos algumas dentre tantas as existentes e, comecemos a sermos sal e luz em todos os lugares. São elas:

 

– Proclamação do Evangelho (Marcos 16:15). Somente o Evangelho de Jesus Cristo tem o poder de salvar e transformar o homem por completo. A começar de seu coração e mentalidade (Romanos 12:1-2) e, consequentemente incluindo toda a sua vida. Essa é a primeira e principal forma de mudar a nossa sociedade corrupta e depravada em pecado e transgressão contra Deus e sua Palavra.

– Discipulado cristão em casa e na Igreja. Seja criando filhos piedosos, seja metoreando/discipulando as futuras gerações (1 Tm 3:4-5/ 2Tm 2:1-2/ Tito 2:1-5). Pois não adianta, querermos ser mudar lá fora, se não começamos primeiro de nossas próprias casas e igrejas (1 Timóteo 5:8).

– Através da Oração e Intercessão constante (1 Timóteo 2:1-8). Nossa maior arma de ataque e defesa espiritual.  Através dela no Nome de Jesus, ligamos ou/e desligamos qualquer coisa na Terra.

– Através de seus relacionamentos (Provérbios 13:20). Seja em grupo ou um a um. Seja aquele que conduz seus amigos para Deus e, não para longe Dele.

– Literatura, Blog, Vlog. São meios online e off-line, mas ambos já foram e continuam sendo muito usados por diversos homens de Deus do passado e atuais. E através deles, temos a oportunidade levar a Mensagem do Evangelho muito mais longe, do que nós mesmos poderíamos levar. Um exemplo de Livro bastante conhecido desde que foi escrito é “O Peregrino” de Jonh Bunyan.

– Das artes (Música, filmes, pinturas, etc.) Somos muito bem representados na música, mas também. No ramo cinematográfico também, como a Pure Flix, que produziu filmes como o recém lançado “ Deus não está morto 2”, “Por que eu Senhor?”, dentre outros títulos cristãos. Na literatura como já dito. Através da Graffitagem, e demais formas de artes (1 Pedro 4:10).

– Cumprindo sua vocação dada por Deus (Romanos 11:29). Cada pessoa tem uma vocação/chamado da parte de Deus para sua própria vida e que se relacionam com sua própria personalidade, formação e dons/talentos. Todos os profissionais devem proclamar Cristo e trazer os valores do Reino de Deus em suas áreas de atuação, seja um médico, psicólogo, professor, político, ator, escritor, acadêmicos, etc. Dentro desse ponto também, qualifique-se para a sua vocação. Buscando crescer e se desenvolver dentro de sua área.

– Projetos sociais e Ong’s (Mateus 5:16). Devemos ser ricos de boas obras não para sermos salvos. Mas porque somos salvos. E locais e pessoas precisando é o que não falta, bem como áreas de atuação.

– Das redes sociais e Internet. Não podemos desvalorizar esse meio, que em pouco mais de 25 anos com o surgimento da internet, se tornou atualmente uma das principais maneiras de influenciar a sociedade em que vivemos.

– Participação na Vida política de seu País (Romanos 16:23). A bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres de Deus que participaram da vida política de seus países ou locais onde estavam. Como José, Esdras, Neemias, Daniel e seu amigos no Antigo Testamento e no Novo Testamento com Cornélio, o Etíope de candace, erasto, etc.

– Expressando o Evangelho através de seus atos e palavras no seu dia a dia. Ou seja ter a mensagem do evangelho encarnada em sua vida e através dela (Marcos 16:15/ Atos 1:8/ 1 Timóteo 3:7).

 

Enfim, essas são as principais formas de influenciar nossa sociedade com a Mensagem do evangelho de Cristo. Sociedade esta, que cada vez mais tem se distanciado de Deus e abraçado o ateísmo, materialismo, homossexualismo, etc. Nosso mundo, bem como o seu sistema caminham para a destruição, mas existe Salvação em Jesus (João 12:47).

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s