Homens Comprometidos também se divertem!

arca-610

 

Texto-Bíblico: 2 Samuel 6:13-16

 

Por que quando vemos um homem comprometido (seja um homem casado, um pastor ou líder eclesiástico de “alta patente”, politíco, etc.) se divertindo, aproveitando as coisas boas da vida e que o Senhor Nosso Deus nos deu, nos escandalizamos? Ou achamos estranho?

Hoje, passei por uma situação que envolvia isso. Durante a minha participação em um treinamento para um evento evangelístico durante o período das Olímpiadas, onde houve algumas brincadeiras e atividades recreativas. Um irmão na fé, mais velho e casado questionou um amigo meu, sobre por que eu estava ali participando das brincadeiras e atividades do treinamento. E o motivo disso…? Eu ser um homem casado.

Nem ligue e, continuei participando com alegria para a Glória de Deus. Logo após esse momento, pude ser lembrado da passagem que nos serve de texto base, sobre quando e como Davi dançou diante da Arca da Aliança. Esse momento do Rei Davi foi um misto de alegria e celebração junto com adoração ao Senhor pelo o retorno da Arca para Jerusalém. Mais apartir desse mesmo texto, podemos tirar algumas lições para as nossas vidas como Homens Comprometidos, que seja com o casamento e filhos, com o ministério, com uma empresa ou vida política, etc.

Pensando sobre esse momento de celebração e adoração do rei davi e do povo. Podemos aprender as seguintes lições ou aplicações para nós atualmente:

  • Devemos Celebrar e se Alegrar sempre Diante do Senhor. E de maneira espontânea e apaixonada. Pois como disse o salmista, no salmo 116: “Que darei eu a ti Senhor, por tudo o que tu tens feito a mim?”. Diante de uma pergunta dessas, só nos resta nos entregarmos totalmente Aquele que por Amor se entregou por nós e continuamente tem cuidado de nossas vidas de múltiplas formas.
  • Estar comprometido com algo, não te impede ou proíbe de aproveitar a Graça Comum de Deus em todas as coisas. Seja na música, teatro, dança, literatura, esportes, atividades físicas, jogos recreativos, etc.
  • Com o passar do tempo, devemos nos tornar melhores. Assim como o vinho, que melhora o sabor e aroma com o passar do tempo. Que possamos ser homens melhores, mais sábios, íntegros e generosos a cada ano que se passar em nossas vidas. E que venhamos a frutificar em cada área do nosso viver, seja no espiritual, nos relacionamentos, no profissional, etc.
  • Uma Alma/Coração livre se expressa (João 8:32). Isso é uma verdade que um irmão e amigo meu no Senhor sempre dizia em suas pregações e momentos de louvor ao Senhor. Somente quando somos libertos pelo o Senhor das algemas do pecado e da velha vida e, vemos a imensa bondade do Senhor para com nossas vidas. Nosso coração se renova, nossa alma se enche de paz e gratidão e nossos lábios transbordam de louvor e adoração ao Senhor Nosso Deus.

Que como Davi dançou e celebrou ao Senhor naquele momento festivo, possamos nós também ao longo dos anos de nossas vidas ter um coração em festa por causa do Nosso Deus e da Sua Bondade, seja enquanto somos jovens ou quando já estivermos idosos. Hoje e sempre teremos todos os motivos para celebrarmos ao Senhor (Salmo 116:12-14).

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

 

 

Sobre a graça comum, leia esse artigo

https://www.esbocandoideias.com/2013/05/o-que-significa-graca-comum.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s