Mais do que “Eu Te Amo”

50_maneiras_de_dizer_eu_te_amo

Texto-Bíblico: 1 João 4:19

Hoje, conversando com parentes de amigos nossos na volta para casa. Falavamos sobre a importância dos homens aprender a serem úteis desde cedo e, dentro do assunto entramos na questão dos homens que vivem declarando o “Eu Te Amo”, mas que se torna vazio e perde o seu sentido e próposito por justamente os mesmos não declararem esse amor que dizem ter, através de suas atitudes e ações diárias para com suas esposas e famílias.

Infelizmente, algo tão bom e necessário de ser dito e confirmado todos os dias, perde o seu sentido por causa de homens que declaram seu amor por sua namorada, noiva, esposa (ou filhos) somente da boca para fora.

Isso está de acordo com a nossa cultura artística, musical e cultural. Em que através de novelas, filmes, músicas e livros somos doutrinados conforme o “que seja eterno, enquanto dure”. E tanto em nosso idioma, quanto em nossa cultura, todos podem dizer ou aplicar a palavra Amor para tudo. Pois no nosso idioma, país e cultura a palavra amor e seu significado parece que virou sinônimo de paixão, desejo, gosto pessoal, sexo, interesse egoísta, etc. A forma como pensamos e falamos, defini nossas atitudes e nosso cárater.

Se formos buscar o significado de amor na Palavra de Deus, encontramos diferentes tipos de amor (Eros, Phileo e Storge) e o mais elevado de todos o Amor Ágape, que é a própria essência e cárater do Nosso Deus. Vejamos:

Amor “Eros”: Termo grego para o amor sensual. Daí a palavra “erótico”. Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: “Estou apaixonado por você!”, ele quer expressar o amor “eros”. Por isso tal amor é também conhecido como paixão. Apesar de tudo isso, esse amor é passageiro. O Livro de Cantares de Salomão declara e fala muito sobre esse tipo de amor, mostrando o lado bom dele. E a história bíblica de Amnon e sua irmã, mostra o lado ruim desse tipo de amor.

 

Amor “fileo”: É o amor-amizade, fraternal, social. Desse vocábulo grego (“fileo”) temos algumas palavras derivadas, como Filadélfia (“fileo”, amor-amizade, e “adelfos”, irmãos) que significa “amor entre irmãos” ou “amizade fraternal; Teófilo (“Teos”, Deus, e “fileo”, amizade ou amigo) que quer dizer “amigo de Deus”. Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor “fileo”. Um bom exemplo bíblico desse tipo de amor é entre Davi e Jônatas (1 Samuel 18:1-5/20:13-17).
Amor “storge”: É o amor conjugal, familiar, doméstico. Longe de ser interesseiro, esse amor é humilde, objetivo e sacrificial. É o amor que une o marido à sua mulher bem como os pais aos filhos. Logo, em um lar onde reina a harmonia, está em ação o amor “storge”. Ler Provérbios 30:18-19/ 2 Tm 3:1-3.

Amor “ágape”: Dos quatro, este é o amor maior, pois tem origem no próprio Deus que é a revelação clara desse amor (Jo 3.16; 1Jo 4.8-18; 1Co 13.1-13; Ef 5.25). Esse amor é incondicional. Ou seja, não espera nada em troca. Não preciso esperar que alguém me ame para amá-lo. Aliás, com esse amor é possível amarmos até os nossos inimigos (Mt 5.44). Ele também é infalível e eterno, como se pode ver em 1Coríntios 13.8,13. A sublime ação desse Amor está perfeitamente resumida no Evangelho de João 3:16.

 

É bom salientar que, todos os seres humanos possuem, por natureza, os três tipos de amor já mencionados (“eros”, “fileo” e “storge”), entretanto, o amor “ágape” só se adquire quando se nasce de novo, ou seja, ele passa a operar na vida do homem, quando este se torna templo do Espírito Santo (Gl 5.16-22).

Conhecendo isso, nós homens podemos e devemos viver uma vida em Amor e de Amor, porque Vivemos, Existimos e nos movemos Nele (Atos 17), Temos o Próprio Amor habitando e sendo derramado em nossos corações através do Seu Espírito Santo (Romanos 5:5). Nele, temos o Poder para ir além das palavras, e amarmos até mesmo nossos inimigos.

Quanto mais nossos próprios entes queridos? Esposa, Noiva ou Namorada? Pai e Mãe, Filhos e demais parentes? Sim amados, podemos! Então, mais do que dizer “Eu te amo”, expresse, demonstre e declare seu Amor, através de tudo o que você pensa, fala e faz. Imite ao Senhor.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s