O que “Depois da Terra” pode te ensinar sobre Ser Pai?

vugv

 

Texto-Bíblico: Filipenses 4:8/ 1 Tessal. 5:19-22

 

Existem muitas coisas através das quais podemos aprender e também ensinar ricas lições pra nós mesmos e para nossos filhos. E uma dessas coisas, é através de filmes. Mas especificamente do filme “Depois da Terra”, que foi escrito e produzido pelo próprio ator Will Smith e estrelado por ele mesmo, juntamente com seu Jaden Smith.

Anteriormente, eles também já participaram do filme A Procura da Felicidade. Que também é um filme rico em lições para pais e filhos. Mas voltemos ao filme em questão, “Depois da Terra” vem falar de um assunto cada vez mais esquecido e desvalorizado a importância do homem em exercer seu papel como pai, amigo e mentor na vida de seus filhos. E assistindo o mesmo, posso dizer que é muito bom e bem objetivo. Por isso, quero trazer algumas lições que pude aprender com filme sobre paternidade. Vejamos:

 

Ensine aos seus filhos, através do seu próprio exemplo de serviço, humildade e altruísmo . No filme, o personagem de will salva um rapaz de perder a sua vida pra uma ursa (um animal criado para matar humanos), perdendo somente uma perna. Eles se abraçam e o rapaz o agradece pela a atitude, enquanto isso seu filho vê tudo. E ao longo do filme, e chegando no final vemos a cena se repetir, quando o próprio filho salva a vida de seu pai, que infelizmente também perde a perda por conta de escombros que caíram sobre ela.

582x0_1370292217

 

Lidere! Assuma o comando de sua própria vida, casa e família. Isso fica claro em todo o filme em seus diversos papeis dentro e fora de casa.

Prepare seus filhos para os desafios e adversidades da vida. O pai orienta, guia e ensina seu filho a como lidar com os desafios que ele vai ter que enfrentar sozinho. E se faz presente na vida dele, ensinando-o, guiando, afirmando sua capacidade em vencer os desafios (Palavras de Afirmação).

Esteja com seus filhos. Ensine-os, eduque-os, converse com eles. Filhos fortes e melhores só são produzidos/gerados com a forte presença dos pais em suas vidas, não uma presença sufocante, mas sim um presença que lhes capacita, incentiva, motiva e ensina.

Tenha um diário de anotações. Durante o acidente de sua nave, o pai faz registros em aúdio de cada dia, deixando inclusive uma mensagem para a esposa. Antigamente, fazer diários era um hábito comum por diversos motivos e muito valioso. Deixa uma fonte escrita de experiências, fracassos e derrotas, acertos e vitórias para que seus filhos possam aprender com sua vida e lhe conlhecerem melhor.

cgvljhvhj

 

Ensine-os através de livros. No filme podemos ver a relação do livro Mobidick com o enredo do próprio filme. Ilustre os desafios da vida, com histórias. Contar histórias e ensinar através delas, é um instrumento poderoso e que ficará gravado para sempre na mente e coração de seus filhos.

Entre pai e filho, um dia chegará o momento de passar o bastão. Não viveremos para sempre aqui nesse mundo, então aproveite o tempo que você tem com seus filhos, valorize cada momento de estar com eles, de ensinar, de celebrar tudo de bom e de oferecer “flores em vida”. Pois um dia, ou a qualquer momento pode chegar o momento de passar o bastão, como numa corrida de revezamento.

Converse com seus filhos. Pode parecer algo simples e banal, mas é de suma importância. O que fortalece qualquer relacionamento  é o diálogo constante, seja com Deus através da oração. Ou com todas as demais pessoas que fazem parte de nossas vidas, precisamos investir tempo em conversas saudáveis e constantes.

Prepare-os para o Futuro. Tem um momento do filme que o clímax, quando o personagem de jaden Smith, tem que enfrentar a ursa sozinho. Mais que ele se lembra de tudo o que o pai o ensinou, toma coragem e age corajosamente. Conseguindo vencer a ursa e enviar o pedido de socorro para os rangers (frota estelar ou policial) virem resgatar eles naquele planeta.

Ensine-os a serem protagonistas e escritores de sua própria história. No início do filme, apesar de todo o bom desempenho de seu filho nos treinos para se tornar um rangers, ele é reprovado. Mais na experiência de seu pai, levar ele junto em uma missão, ele aprende ricas lições com o seu próprio pai. E consegui lidar e vencer os desafios ao longo da história, chegando ao momento em que ele se encontra num penhasco, lembrando do momento em que sua irmã morreu atacada por uma ursa, quando ele era criança. E kitai (personagem de jaden smith) decide pular o penhasco para salvar a sua vida e a de seu pai. Decidiu não ser um covarde, mas sim um Homem.

Desafie-os. Pois só assim eles, se sentirão capazes de ir além. Toda a história é um desafio na vida de kitai, mas ainda apartir do momento em que ele está no penhasco e é desafiado pelo o próprio pai a voltar e desistir da missão. Mas ele se sente desafiado e, resolve seguir a missão adiante apesar de tudo o que poderia e iria enfrentar.

 

O filme inteiro é muito bom, e recomendo para vocês. Sempre podemos aprender através de conversas com amigos, livros, pregações, acontecimentos do dia a dia, bem como também de filmes e outras coisas que assistimos. Então, prepare a pipoca, chame seus filhos e após o filme, conversem e debatam sobre o mesmo. E compartilhem esse artigo com outros pais e futuros pais também rsrs.

 

 

Links

– Entrevista com Will e Jaden Smith

https://www.youtube.com/watch?v=QDTZQJE34qA

– Filme no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=QzxzkYvRecw

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s