Onde pedir conselhos?

24exawn

 

Texto-Bíblico: Provérbios 13:10

Essa pergunta é muito importante por dois motivos iniciais básicos. Um é que todos precisamos de ajuda e em diversos momentos de nossas vidas. Infelizmente, muitos não tem a humildade de reconhecer isso e pedir orientação e ajuda. E o outro, porque com quem você for pedir conselhos (se abrir e buscar uma orientação), a pessoa pode não está preparada para ouvir e aconselhar. Dando por consequência, uma  péssima orientação e conselhos.

Vejo isso diversas vezes, na minha caminhada cristã e pessoal. Dando e recebendo conselhos e orientação. O que me faz lembrar da história do filho do rei Salomão, o também rei roboão (1 Reis 12:1-19), que por seguir os conselhos dos seus jovens amigos teve o seu reinado arruinado, ao invés de seguir os conselhos dos homens que conviveram com seu pai e que tinham muito mais experiência e sabedoria que ele mesmo.

Mas e então? Com quem devemos ou não buscarmos nos aconselharmos, conversar, se abrir e expor nossas fraquezas, quedas e necessidades? A seguir, faço duas pequenas listas para ajudar vocês.

 

Com quem Você não deve jamais pedir conselhos?

– Pessoas não cristãs e da mesma faixa etária que você, ou mais novas. Quem ão tem Cristo e a Bíblia como Centro de suas vidas já não vale a pena pedir conselhos. E aos jovens, pela própria inconstância e imaturidade do momento em que vivem. São poucos os jovens que se destacam em termos de maturidade cristã e de vida para poderem ser bons conselheiros.

– Pessoas que tem uma vida, nada exemplar (Pv 14:7-9)

– Aqueles (as) que abrem a boca demais (Pv 13:3). Você quer falar algo, que amanhã já estará nas principais “capas” das revistas e jornais?

– Pessoas frustradas, pessimistas e infelizes. Pois elas irão passar toda a carga negativa d evida para você. E consequentemente influenciar as suas escolhas.

 

Com quem você deve e pode se aconselhar?

– Pessoas Cristãs e Experientes (Provérbios 13:20). Conforme podemos ver na própria história de roboão quando foi procurar conselhos com os anciãos e depois com os jovens, nota-se facilmente a diferença. Seu avó, o rei Davi tinha as pessoas certas a quem procurar Samuel, Natã, e vários outros que ele tinha (Provérbios 11:14).

– Que saibam Ouvir e Ponderar bem as coisas (Tiago 1:19)

– Que sejam confiáveis e guardem segredos (Provérbios 11:13)

– Pessoas que se importem com você. Infelizmente, muitos só valorizam  as amizades do “Oba oba”, ou seja, aquele tipo de amizade, que nos tempos bons está com você o tempo todo.

– Que tenham maturidade cristã e sejam modelo de pessoa cristã (Filipenses 3:17;4:8-9/ 1 Cor.11:1). Para a sua vida e a vida de outros. Não adianta você ouvir boas palavras de quem vive um vida que não está de acordo com seu discurso vazio. O exemplo fala mais alto que as palavras.

 

Desejo que esses conselhos possam ser uma direção para com quem e onde você deve e pode ir procurar orientação, conselhos e ajuda. Pois não é com todo mundo, afinal de contas idade, curso de psicologia, sucesso material e título não fazem de alguém bons conselheiros. Fica a dica para todos os homens aqui: Cuidado com quem você vai pedir ou buscar conselhos. E ainda que seja uma excelente pessoa, analise e pondere tudo você mesmo com a ajuda e graça do nosso Deus.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

2 opiniões sobre “Onde pedir conselhos?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s