Como escolher um candidato político?

eleicoes_municipais_2016

 

Texto-Bíblico: Êxodo 18:21-25

As eleições estão se aproximando e, não poderíamos deixar de falar sobre o assunto. Pois afinal de contas, foi um ano muito agitado com o impeachment de dilma, as investigações da operação lava jato, a sujeira da corrupção de nossos políticos sendo exposta ao mundo todo. E a poucos dias de ocorrerem as eleições municipais para prefeitos (+vice prefeito) e vereadores, não podemos ser ignorantes ou omissos a nossa participação em relação aos assuntos e vida politica de nossa cidade, estado e país.

Na Palavra de Deus, vemos que diversos homens de Deus se destacaram e foram usados por Deus na vida pública e detalhe: EM NAÇÕES ESTRANGEIRAS E ÍMPIAS!

Seja o exemplo de José no Egito, Daniel e seus amigos na Babilônia, Neemias na Pérsia, Ester  e tantos outros dentro e fora da Bíblia. Podemos citar fora da Bíblia, exemplos como Abraham Kuyper na Holanda e William Wilberforce na Inglaterra. Mais Podemos ver também que até mesmo na Palavra de Deus, líderes políticos que não serviam a Deus de Israel foram instrumentos de bênçãos e livramentos do Senhor sobre o seu povo, como é o caso de Nabucodonosor, Dario, Ciro, Artaxerxes I e Assuero.

Então nesse dia 2 de Outubro, dia de eleições em todo o nosso país. No qual escolheremos homens ou mulheres que estarão no poder politíco de nossas cidades, observemos alguns conselhos e dicas importantes, tanto na escolha deles, quantos nas futuras eleições para os demais cargos políticos (presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais). Vejamos:

CONHEÇA O HISTÓRICO DOS CANDIDATOS NOS QUAIS VOCÊ ESTÁ INTERESSADO EM VOTAR: O passado é extremamente importante para analisar o perfil do aspirante ao cargo público. Infelizmente, somos um povo de memória curta. Por isso, tantos homens no poder roubam e fazem diversas coisas que após se tornarem públicas, são claras provas de corrupção, roubo e mau caráter. Mais conseguem voltar as eleições e serem eleitos novamente, por conta da memória curta do nosso povo.

PESQUISE O PLANO DE GOVERNO: As propostas são extremamente importantes para saber como será o governo em questão. O futuro depende das intenções do governante.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA CAMPANHA ELEITORAL E LEVE EM CONTA AS OPINIÕES DOS CANDIDATOS FRENTE ÀS SITUAÇÕES DA CIDADE: O que o candidato pensa a respeito de um determinado assunto mostra sua individualidade e seu posicionamento frente às questões da Cidade, do Brasil e do Mundo. Ele conhece mesmo os problemas e necessidades de sua cidade, estado ou/e País?

DESCONSIDERE (EM PARTE) A PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV: Neste caso, o eleitor não deve se deixar levar pelo apelo emocional, imagens bonitas e grandes feitos do passado, pois os publicitários usam de artimanhas nestas propagandas para sensibilizar o eleitorado. Saiba quem existe toda uma equipe profissional voltada para esse objetivo e missão, os chamados marqueteiros.

ASSISTA AOS DEBATES: Os debates são onde os candidatos estão livres para expor o plano de governo e opiniões diversas, sem textos, sem cortes de vídeo, portanto é mais próximo da realidade do que a propaganda eleitoral. Muito bom isso, mas infelizmente muitos não participam ou nem realizam.

 

LEVE EM CONTA O CANDIDATO A VICE, O PARTIDO E A EQUIPE DE GOVERNO: Todo governante não está sozinho ao exercer o seu mandato. Aquele ditado tem razão: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”. Podemos ver, como exemplo notório, o tipo de governo do vice que recentemente se tornou presidente e tudo o mais que se relacione a todo o processo dessa mudança.

 

DESCONSIDERE AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO: Pesquisa serve apenas para nortear os candidatos na estratégia de propaganda. Não leve em conta a colocação nas pesquisas, já que tudo pode mudar a cada instante.

 

NÃO PENSE QUE O SEU VOTO NÃO TEM VALOR: Não seja “Maria-vai-com-as-outras”, faça a sua análise e escolha o candidato que achar conveniente ao cargo. Muitos infelizmente, tem seguido esse caminho. Anulando o seu poder de decidir, que inclusive foi duramente formado ao longos dos séculos desde a Grécia antiga.

 

Poderia dar muitas outras dicas importantes para vocês, mas aguardem os próximos artigos. E oremos por nosso país nesse ano de eleições municipais, para que assim como Paulo diz em 1 Timóteo 2:1-7, tenhamos uma vida tranquila para servirmos a Deus mais e mais e poder abençoar nossa nação e as demais nações através do trabalho missionário e outros.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Deixe um comentário