O Valor do Culto Doméstico para Nós Hoje!

aos-pes-da-cruz

 

Texto-Bíblico: Deuteronômio 6:6-7

 

Roberto, filho de um advogado conhecido por seus livros na área de direito, compareceu ao tribunal acusado por falsificação de cheques. O juiz, um velho amigo do seu pai, dirigiu-se a ele dizendo com rispidez: “Rapaz, você se lembra de seu pai? Você o tem desonrado.”

“Lembro-me perfeitamente”, respondeu o jovem com bastante calma. E prosseguiu: “Quando eu o procurava para lhe pedir conselhos ou companhia, ele sempre respondia: ‘Vá embora, eu estou ocupado’. Assim, meu pai terminou o livro e aqui estou eu”.

Essa pequena história de introdução, mostra a importância do contexto familiar na formação espiritual e moral de nossa família e filhos. Como homens, Deus nos constituiu líderes, sacerdotes e pastores de nossos lares. Cabe a nós iniciar o processo de pastorear, aconselhar, cuidar, proteger, educar e ensinar nossas esposas e filhos a andarem de acordo com a Vontade de Deus.

Mas como conduzir nossas famílias para Deus? O Senhor deixou várias dicas importantes em sua Palavra (Provérbios 22:6; Salmos 78:3-4,6-7; Deuter.6:1-9), e uma delas é a realização do culto doméstico, pois o ensino diário da Palavra deve acontecer a partir do próprio lar, os modelos de fé e santidade, devem ser vistos pelas crianças e jovens primeiramente dentro de suas próprias casas, bem como será um momento de fortalecer e reunir a família, seja semanalmente ou diariamente.

Mais antes mesmo de começar a realizar ou se você, já o faz. Quais os benefícios de realizarmos culto doméstico em nossos lares, vejamos:

  • Transmite a Fé Cristã de geração em geração (Salmos 78:6-7). Como pais, temos o privilégio de apresentar nossos filhos a Pessoa de Cristo e levá-los á conversão no contexto do lar. Um exemplo bíblico disso é o próprio Timóteo (2 Tm 1:5; 3:15), Que teve a fé de sua avó lóide transmitida a sua mãe Eunice, e logo depois a ele, desde criança.
  • Fundamenta a família nos valores bíblicos (Pv 22:6; Salmos 78:6b). A sociedade atual bombardeia-nos com valores e ensinos anti-bíblicos. O pai responde com a Palavra de Deus, mostrando tudo o que ela diz sobre cada assunto, drogas, sexo, álcool, amizade, etc. Através do culto doméstico, a família pode avaliar a realidade ao seu redor e encontrar as respostas bíblicas.
  • Une a família. Pois será um ponto de encontro espiritual, físico e emocional da família e com sua família. Reserve um tempo diário ou semanal para realizar cultos domésticos em sua casa.
  • Estabelece canais de comunicação. Pois ao mesmo tempo que une a família, fornece momentos excelentes para que cada um compartilhe suas lutas, dificuldades e vitórias. E também é o momento em que os filhos podem abrir suas vidas e expor dúvidas e idéias. Os pais podem ser transparentes quanto ás suas próprias falhas e pedir perdão quando for necessário.
  • Promove disciplina na Vida Cristã. Pois estimula hábitos indispensáveis na vida cristã, como adoração, louvor, leitura bíblica, oração e evangelismo. Mostrando o valor dessas práticas e, também as ensinando de forma natural e espontânea.
  • Promove a vida cristã como estilo de vida. Vivendo o Evangelho no contexto do lar e da vida familiar.
  • Grava para sempre a Palavra de Deus nas mentes e corações (Sl 119:9, 11; Ef 6:4). O culto doméstico é a oportunidade para você investir em memorização de versículos, aprendizagem de cânticos e de histórias bíblicas.
  • Desperta para a ‘Missão Familiar’. A família cristã não vive só para si. Ela olha ao seu redor para “Jerusalém, Judéia, Samaria e, até os confins da terra (Atos 1:8)”. Pois abrimos a visão de levar Cristo ao mundo – a começar pela própria família, os vizinhos e amigos da família.
  • Contagia Outros. Ao realizar com consistência, criatividade e de maneira bíblica. Logo os amigos irão perceber uma imensa diferença dentro de seu lar e irão querer saber a razão e também viver isso.

 

Que o Senhor edifique o seu lar a cada dia na sua Palavra e Bênção. Homens, vocês tem a responsabilidade e a oportunidade de fazer a diferença nesta geração a começar do seu próprio lar, pois como poderemos anunciar o evangelho ao mundo e conduzi-lo á Cristo, se a mensagem do evangelho não é relevante dentro de nossas próprias casas?

Pense nisso, ore e comece a realizar esse momento abençoado em sua casa. Desejo a você e sua família, um dia de paz.

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

3 opiniões sobre “O Valor do Culto Doméstico para Nós Hoje!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s