Uma Geração sem amigos (De Verdade)!

4t2015_l4_generico

Texto-Bíblico: 1 Samuel 18:1-4

Com o surgimento da Internet em 1969, nos Estados Unidos. Muita coisa mudou, mas ainda nem tanto. Mais com o seu surgimento e desenvolvimento, o conhecimento pode ser transmitido muito mais rápido, compartilhado e repassado. E conforme Daniel 12:4, muito nesses últimos dias buscam cada vez mais o conhecimento e o mesmo dobra cada vez mais e em poucos meses ou anos.

E nesses últimos anos, uma das marcas desse tempo é que cada vez mais as pessoas passam mais e mais tempo, conectadas a internet. E consequentemente se desconectam da realidade. E mais ainda das pessoas.

E um grande problema que esse e outros fatores juntos trazem é afastar cada vez mais as pessoas umas das outras. Mesmo tendo vários amigos nas redes sociais, tem poucos ou nenhum na vida real (fora das redes sociais), já que passam mais tempo jogando, paquerando, estudando, vendo notícias úteis e inúteis, assim como várias outras coisas que em nada contribui para que tenham relacionamentos mais significativos e relevantes para as suas próprias vidas.

Hoje em dia temos muitos “amigos” para viver conosco coisas boas, como ir ao shopping, participar de festas, sair para lugares muito bons, etc. Mas conforme podemos ver em textos como Provérbios 17:17; 18:24; 19:7 e 27:10, os amigos ou a quantidade e qualidade deles são provados mediante as adversidades e problemas que passamos em nossas vidas.

Como grande exemplo disso, podemos ver a amizade entre Jônatas e Davi (1 Samuel 18 ao 20), que surgiu em um período de guerra, se manteve firme em meio a perseguição de Saul contra Davi e em que Jônatas reconheceu que o Senhor tinha escolhido Davi como o próximo rei a governar o seu povo. Recomendo que leiam e estudem a vida de davi e também a relação de amizade entre eles dois.

Na Palavra de Deus, podemos ver vários exemplos de excelentes amizades, mas vamos usar como ponto de partida a de Davi e Jônatas.

Hoje, em dia existem amizades de verdade ou apenas mero “coleguismo” ?

Quantos amigos de verdade você tem ? Ou só tem colegas para as horas boas?

Você já pensou sobre a quantidade e qualidade de amigos que possui?

 

Na minha caminhada de vida como homem cristão, vi pessoas que estão cercadas de pessoas ou colegas que só estão com elas por causa do que podem oferecer; outras que por não terem nada a oferecer não tem muitos ou quase nenhuma verdadeira amizade; mas também e graças a Deus, existem aqueles que conseguem ter e ser bons amigos uns com os outros.

 

Ter amigos de verdade é uma bênção e traz muitas bênçãos para as nossas vidas também. Mas ser um amigo é muito melhor do que somente receber as bênçãos de se ter (Mateus 7:12/Atos 20:35), vemos isso no próprio exemplo do Nosso Senhor Jesus que amando os seus amigos, deu a sua vida por nós.

A amizade cristã deve se basear no amor de Cristo por nossas vidas, na generosidade em ajudar e cuidar uns dos outros, na prontidão em servir e socorrer quem de nós precisar e, em sermos modelos de homens de Deus uns para com os outros e também para com os de fora.

Em meio a uma geração sem amigos de verdade, desejo que possamos cultivar boas amizades em nossas vidas sempre e ao longo dos anos em que aqui vivermos e, que mais ainda sejamos nós mesmos amigos de verdade para nossos familiares, amigos e demais pessoas.

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s