Quando você se tornou homem?

o-que-e-o-bar-mitzvah-1

 

Quando você se tornou homem? Você poderia responder essa pergunta? Foi quando aprendeu a dirigir um carro, conseguiu o seu primeiro emprego? Começou um relacionamento amoroso? Será que foi quando saiu de casa? Alguns acham que foi quando se casaram ou tiveram sua primeira relação sexual. Ou outros pensam que foi quando se tornaram maiores de idade ou foram para o quartel, servir nas forças armadas. Os homens muitas vezes não têm certeza.

Essa geração de homens, muitos já na casa dos trinta ou quarenta anos, ainda se perguntam se eles já se tornaram homens realmente ou não. E se alguém lhes disse que já são homens, eles não sabem o que isso significa. Essa frustração é comum em nossa cultura confusa, que deixa os homens com mais dúvidas e medos do que certezas.

Mas a Palavra de Deus nos dá uma visão clara do momento em que um menino passa para a maturidade e do que isso significa. Saber isso pode não só ajudar a nos compreendermos melhor, como também contribuir para que os nossos filhos sejam homens seguros.

Chegar á vida adulta é um processo que acontece em duas etapas. Puberdade é, obviamente, o ponto de partida que o Senhor Deus estabeleceu biologicamente para marcar o primeiro estágio da masculinidade. Quando Jesus tinha doze anos de idade e seus pais acidentalmente o deixaram em Jerusalém após a Páscoa, sua reação ao ficar sozinho mostra que ele já entrava na idade adulta. E ao voltarem para procurá-lo, eles não o encontraram brincando com outras crianças em um beco, mas sim tendo conversas de adulto com adultos (Lucas 2:46-49).

Embora Jesus estivesse entrando na puberdade, o processo de desenvolvimento mental, físico, social e espiritual para a vida adulta já havia começado (Lucas 2:52). Ele estava se tornando um homem. Na comunidade judaica hoje, existi a cerimônia chamada de Bar Mitzvah (filho da Lei) que marca a passagem da infância para a vida adulta . Isso já quando o menino tem em torno de treze anos. Depois dessa cerimônia, ele é considerado apto para responder por seus próprios atos e pecados. Bem como maduro o suficiente para adquirir propriedades e se casar.

Esse rito de passagem deixa claro que o menino amadureceu. E que a partir daquele momento, é necessário ele assumir a responsabilidade por sua própria vida ao agir como um homem.

A Bíblia também revela outro momento que marca a chegada a vida adulta. Se é na puberdade que a vida adulta começa, muitas passagens bíblicas indicam que é aos vinte anos de idade, que um rapaz pode ser considerado adulto diante de Deus (Êxodo 30:14/ Lev 27:3/ Núm.1:3; 14:29).

Assim, aos olhos de Deus, cada lição e preparação necessárias para que um menino se torne um adulto inteiramente responsável deve acontecer durante esse período de cerca de sete anos entre a puberdade e os vinte anos. Essa expectativa de responsabilidade deve orientar e influenciar o nosso pensamento e ações hoje.

Independente de estar casado ou não, ter filhos ou não, você é um Homem. E como homem, Deus te chama e convoca a viver um padrão excelente e oportuno: o Dele!

Um padrão de iniciativa, domínio próprio e vontade de aceitar seus papéis (filho, amigo, empregado, aluno, marido, pai, etc) na vida. Há grande expectativa para que certos atributos e valores (como por ex. coragem, honra, domínio próprio, amor, santidade, maturidade, etc) se tornem parte fundamental do seu ser.

Irmãos, Deus estabeleceu o padrão perfeito do que significa ser homem. Olhem para Jesus e vejam o padrão que Ele tem para as nossas vidas. Aprendam com a caminhada de fé e prática dos homens de Deus que viveram em seus dias, a hombridade segundo Deus e não segundo o mundo. Através de filosofias e ideologias vãs e corruptas de homens, como a atual e tão destrutiva ideologia de gênero, o verdadeiro significado de Ser Homem tem sido atacado, distorcido, esquecido e rejeitado.

Como disse o rei Davi ao seu filho Salomão: “ Seja Homem!” (1 Reis 2:1-2). Ele poderia ter dito a beira da morte, tantas outras coisas. Mas ele afirmou e declarou a missão de vida do seu filho, o convocou a continuar o legado do que significa ser homem. Esse é o nosso desafio para nós mesmos e para a próxima geração de homens, SEJAMOS HOMENS!

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s