Relacionamentos que Afiam (PARTE 2)

davi-e-jonatas-codigo-da-biblia

Texto-Bíblico: Provérbios 27:17

Continuando o texto anterior, gostaria de deixar algumas considerações práticas para nossa edificação e crescimento em Cristo. Por vezes, nos faltam amigos que nos confrontem com a Verdade, mas que também nos ajudem e levantem com Amor diante das adversidades desta vida. Amados, lembrem-se que o Nosso Senhor é Fiel e sempre provê Graça através da vida de sua igreja e povo santo.

 Para Você

Na Obra O Peregrino, de John Bunyan. Lemos sobre a jornada de Cristão rumo a Cidade Celestial, e durante esse longo percurso, ele pedi ao Senhor a companhia de um amigo. E o Senhor lhe manda um amigo de longa data e que também era habitante da Cidade da Destruição, ele se chama Fiel. Mais vemos que essa companhia duraria pouco tempo até chegar a Feira das Vaidades, onde Fiel foi morto por causa de sua Fé. Mas a morte de Fiel, trouxe Esperança. Outro amigo que Cristão contaria até o fim de sua caminhada. Recomendo lerem essa Obra.

Como Pessoas precisamos de outras pessoas, pois fomos criados por Deus com o anseio de nos relacionarmos e só podemos crescer como homens através do relacionamento dia a dia com outras pessoas, além de nossas próprias famílias.

Considerações importantes para você observar:

– Saia da caverna e busque se relacionar com outros homens. O natural para nós homens é vivermos isolados, diferentes das mulheres que amam se relacionar com diferentes tipos de pessoas, desde crianças até idosos. Deveríamos aprender com elas, pois isso é um fator de felicidade e de saúde. Leia a História de Elias, quando pensava que estava sozinho em Israel (1 Reis 19:1-21/18:3-4,22)

– Se envolva em grupos. Se envolver em grupos irá te permitir conhecer novas pessoas e, consequentemente pessoas que são familiares, amigos e colegas das pessoas que fazem parte do grupo que você participa. Ou seja, pessoas que conhecem pessoas.

– Entenda que você precisa de amigos. Não é uma opção, é uma necessidade dada e formada em nós pelo Próprio Deus. Amigos nos fazem crescer, nos renovam, nos ajudam a avançar em várias áreas de nossas vidas, etc. Leia sobre a amizade de Homens de Deus como Davi e Jônatas (1 Samuel 20).

 

 

Para você e os outros

Por diversas vezes vejo Homens se isolando totalmente da igreja e de amizades e, por que? Porque se decepcionaram em algum momento com outras pessoas e, não sabendo lidar com problemas e com pessoas. Resolveram se isolar ou se fechar em seu ‘mundinho’.

Amados, vivemos em um mundo caído no pecado e que jaz no maligno. E mesmo para nós, Homens cristãos, algumas coisas não são diferentes. Pois ainda vivemos nesse mundo maligno, estamos sujeitos as mesmas debilidades que os ímpios, somos tentados dia após dia, constantemente enfrentamos lutas contra o diabo, o mundo e nossa velha natureza seja interna ou exteriormente.

Então, entendam de uma vez por todas, da mesma forma que outras pessoas lhe decepcionam, falham ou erram contra você. Você também faz o mesmo de diversas formas e maneiras, percebendo ou não. Precisamos ser humildes diante do Senhor  em reconhecer nossos próprios pecados e debilidades. E buscarmos em Deus, uma “Metanóia” completa em nossas vidas, ou seja, uma verdadeira mudança de mente e de vida que envolve arrependimento e conversão ao Senhor em cada área de nossas vidas.

O que você deve considerar ao lidar com outras pessoas?

– Somos todos pecadores.

– Não se esqueça que somente perdoando os outros, Deus vai lhe perdoar. Leia a parábola do credor incompassivo em  Mateus 18:21-35, onde o foco é o perdão.

– Aprender a conviver e lidar com pessoas. Sem isso, você nunca irá crescer em nenhuma área de sua vida e, muito menos como cristão.

 

 

Em Cristo Jesus, Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s