Comece seu Plano B

plano-b_frame_853x480

Texto-Bíblico: Eclesiastes 11:1-6

Por conta da grande corrupção política em nosso país, sofremos uma intensa crise econômica. Que resultou no fechamento de milhares de empresas, especialmente da construção civil e comércio. Várias pessoas perderam seus empregos, vários pais e mães, bem como jovens perderam suas fontes principais (ou em sua maioria, única) de renda para o seus sustento e de suas famílias.

Eu mesmo já fiquei desempregado sem esperar duas vezes por conta dessa crise. Um emprego perdi logo após um mês trabalhado em uma empresa da construção civil e, o outro em uma loja que fornecia máquinas e equipamentos para a construção  (e que alguns meses depois fechou).

É triste essa realidade e mais ainda saber que ela continua presente em nosso país. E pensando nisso e, nas minhas experiências e de amigos. Pensei , em ações que podemos tomar enquanto estamos trabalhando para passar pela crise ou em caso de desemprego, conseguir lidar de uma maneira inteligente (Provérbios 1).

Algumas dicas importantes para as nossas vidas:

  • Tenha uma vida financeira organizada. Pois, isso é o mais fundamental em tempos bons (lhe dando a possibilidade de fazer investimentos) ou ruins (lhe garantindo provisão e sustento suficiente). Você pode usar o bom e velho caderno de anotações para ter um simples registro de entradas e saídas, bem como o uso de aplicativos diversos. Cuidado para não adquirir dívidas que se arrastem até um momento em que você esteja desempregado e sem poder quitar suas dívidas.
  • Ter uma poupança e o hábito de sempre poupar algum valor apartir de R$ 20,00 pelo o menos, já lhe garantirá um dinheiro para emergências, investimentos em coisas para sua casa e família, ou mesmo começar um pequeno negócio. Ou mesmo usar para o seu sustento e de sua família durante o período de desemprego, além claro do seu seguro-desemprego e FGTS.
  • Invista em sua Qualificação Profissional. Durante o tempo em que você está trabalhando invista em sua educação, evolua. O sindicato de cada categoria profissional, por vezes, oferece descontos ou gratuidade em faculdades conveniadas. Ou mesmo sua empresa também pode oferecer isso. Bem como você mesmo, deve dedicar tempo e dinheiro para poder buscar oportunidades melhores para você e sua família. E invista Hoje enquanto você está trabalhando, pois desempregado você pode não ter essa opção ou oportunidades, bem como recursos.
  • Dedique tempo aos seus amigos e conhecidos. Isso se chama Networking (rede de contatos). Ajudando eles e agregando valor para eles de diversas formas. Lembre de sempre fazer favores, ajudar as pessoas (especialmente em momentos difíceis), investindo tempo e dinheiro na vida de amigos e conhecidos, bem como outras coisas que você pode fazer. Mais de maneira sincera e genuína, sendo um amigo de verdade e conquistando amigos em diversos lugares (vizinhos, escola/faculdade, igreja, trabalho, etc). Leia e pense na Parábola do Mordomo Infiel em Lucas 16:1-9. Tudo o que semeamos, colheremos.
  • Venda alguma coisa. Você pode vender de tudo, de chicletes até dar aulas particulares de música (todo serviço ou produto ofertado é uma venda). De acordo com seu tempo e habilidades. Pois durante o tempo em que você estiver trabalhando, lhe dará uma renda extra e, se você vier a ficar desempregado será o seu plano B, que se tornará o plano A.

Essas são as dicas mais importantes para você que hoje, Graças a Deus está com o seu emprego. Mais somente Deus sabe o dia de amanhã e com certeza nos dará provisão, mas o Nosso Deus também trabalha através do nosso zelo pró-ativo e antecipado, como as formigas em provérbios 6:6-11, para termos provisão e sustento em momentos difíceis. Homens, o Senhor Jesus quer nos dá sabedoria em tudo, para que através do nosso trabalho (formal ou não), possamos suprir nossas necessidades, de nossa família, contribuir no avanço do Reino de Deus e ajudar outras pessoas.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

 

 

 

 

Confira também os links abaixo:

– Dicas de Aplicativos para controle das suas finanças pessoais

http://tecnologia.ig.com.br/2016-05-11/cinco-aplicativos-para-manter-as-financas-pessoais-sob-controle.html

– Programa Saldo Extra

https://www.youtube.com/user/SaldoExtra

– Palestra de Flávio Augusto, do Geração de Valor. Sobre o que ele faria se tivesse 18 anos?

https://www.youtube.com/watch?v=r60wuclnmXI

– Sobre Networking

http://cio.com.br/carreira/2015/12/11/aposte-no-networking-para-retornar-ao-mercado-de-trabalho/

http://www.catho.com.br/institucional/2008/04/networking-ele-pode-conduzir-voce-ao-seu-proximo-emprego/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s