Para ser um Homem Organizado…

uhdehde

Costumo me recordar de diversos momentos da minha infância e juventude. É sempre bom lembrar e pensar em nossa família e raízes.  Uma das coisas que eu mais gostava, quando criança era acordar tarde. Por um certo tempo, isso era uma realidade.

Mas quando minha mãe, me matriculou em uma escola para eu começar a estudar. É que tudo começou a mudar. Pois eu tinha que acordar cedo, mas não acordava. E quem vinha me despertar? Minha mãe. Fui crescendo e percebendo o quanto ir dormir tarde e acordar tarde me afetava de diversas formas.

Bem como várias outras questões de organização em minha vida pessoal. Mas ao longo do caminho, pude aprender inúmeras lições de coisas e hábitos que me ajudaram bastante a mudar de um homem bagunceiro para um homem organizado. Vejamos:

  • Um calendário na cozinha e nos quartos. Isso eu aprendi com minha mãe, ela utilizava para coisas básicas, como por exemplo tempo de uso do botijão de gás, etc. E o calendário nos dá uma visão geral muito boa da semana, mês e do ano presente.
  • Um relógio de pulso. Seja ele digital ou analógico, o importante é ter um. Esse é o meu preferido, pois é como se o tempo estivesse em nossas mãos, pois podemos “ver” sua passagem. E consequentemente, nos organizar melhor para nossos compromissos do dia-a-dia.
  • Utilize Blocos/Cadernos de anotações. Pois isso “desocupa” sua cabeça, ao registrar pensamentos, observações, idéias e tantas outras coisas que se passam em nossas cabeças. Bem como tarefas do dia-a-dia.
  • Uma Agenda. É uma agenda, esse simples objeto transformou radicalmente meu senso de organização do meu tempo, recursos e tudo o mais. Pois através dela podemos fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo.
  • Um animal de estimação. Principalmente cachorros e aves, pois melhor do que nós seres humanos, eles seguem o ciclo da natureza muito bem. Se acordando com o Sol e, indo dormir junto com o Sol também. E normalmente, quando acordam sempre fazem “barulho” ou “cantam”, consequentemente nos acordando junto com eles.
  • Use Bons Aplicativos de SmartPhone. Eu uso alguns que já me ajudaram e continuam me ajudando bastante, dois exemplos são o Evernote e o ColorNote.
  • Tenha hábitos de organização. Pois não adianta termos coisas que nos ajudem a sermos mais organizados, se não desenvolvemos hábitos (Como por ex.: ser pontual; registrar finanças; dormir cedo, etc) que nos tornem pessoas mais organizadas e consequentemente mais melhores em diversas outras áreas.
  • Não espere. Comece agora a ser Organizado. Seu futuro depende disso. Já perdi empregos, por não ter uma pasta com meus documentos e currículos organizados. Já perdi diversas oportunidades de cursos e outras coisas de graça, por falta de atenção e pontualidade. Já perdi muito tempo, por falta de organização em minha vida.

Homens, não continuem a viverem em desordem. Tomemos como base para as nossas vidas o princípio de 1 Coríntios 14:40, sobre Ordem e Decência. Uma vida decente e ordeira, traz inúmeros benefícios em nossas vidas para nós mesmos e, para as pessoas que nos cercam. Seja você solteiro ou casado, comece a aplicar essas dicas em sua vida.

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Deixe um comentário

