Sua contribuição para o Reino de Deus

reino

 

Recentemente conversando com um irmão em Cristo e amigo meu, ele compartilhou comigo sobre a impossibilidade dele de poder contribuir significativamente com a obra de Deus, especialmente no que se refere as atividades da Igreja e participar de determinados grupos/ministérios que desenvolvam ações nas áreas de missões, evangelismo, etc.

Ainda não tivemos a oportunidade de conversar sobre como ele e tantos outros homens na situação dele, de serem pais de família e trabalhadores dedicados, podem contribuir para o avanço do Reino de Deus aqui no mundo. Mas primeiramente, devemos entender que o Reino de Deus envolve muito mais do que simplesmente participar de algumas atividades da igreja local, ele vai além. Pois envolve o anúncio do Evangelho, ou das Boas Novas de Salvação a todos os homens de todos as nações, povos, tribos e línguas; bem como o discipulado de cada novo crente em Jesus, a manifestação desse Evangelho na prática através da vida de cada cristão aonde ele estiver, sendo sal e luz da terra.

Claro que o conceito sobre o Reino de Deus é bem mais amplo, bem como sobre sua manifestação no tempo e mundo atual. Mas para fins desse artigo vamos tratar de um ponto fundamental que envolve a pregação do evangelho. E como nós homens, especialmente aqueles citados acima podem contribuir para o avanço e manifestação do Reino de Deus, vejamos algumas formas de se manter na ‘Ativa’, servindo ao Senhor, bem como ao seu povo e contribuindo de forma poderosa e que todos podem independentemente de condições de tempo ou recursos.

Vejamos:

  • Cuidando de sua família (1 Tm 5:4,8 e 16). Mas de que formas? Você pode contribuir para o avanço do Reino de Deus e de sua Igreja, discipulando sua mulher e filhos, criando filhos piedosos e dedicados ao Senhor (Veja o exemplo da mãe do profeta Samuel e, da avó e mãe de timóteo) e realizando culto doméstico, trazendo a presença do Senhor para a sua casa e ensinando a sua família no contexto do lar.
  • Orando e Intercedendo (1 Tm 2:1-6/ Tiago 5:16a – 18). A oração é a nossa maior arma de guerra, pois é através dela que conversamos com Deus e buscamos Nele graça para viver o evangelho e pregá-lo, ver vidas sendo salvas e seu Reino avançando. Podemos muito mais de joelhos contribuir para o avanço do Reino de Deus e crescimento da igreja local, do que de pé. Recomendo você ler o Livro O Homem que Orava, da editora CPAD. Bem como o filme Quarto de Guerra.
  • Contribua financeiramente (1 Tm 6:17-19). Podemos contribuir na Igreja local com nossos dízimos e ofertas, bem como missões nacionais e transculturais. E também na vida de irmãos em Cristo que necessitam de ajuda (2 Tessalonicenses 3:6-15/ Atos 4:32-35; 20:33-35). Tive a alegria de ter muitos irmãos em Cristo que investiram tempo e recursos na minha vida, contribua você também no crescimento de irmãos na fé através da sua dedicação de tempo e recursos que visem o crescimento na fé e maturidade cristã desses amados.
  • Evangelizando e testemunhando do que Cristo fez em sua vida (Marcos 16:15/ Atos 4:20/ 2 Tm 4:1-5). Seja na sua família, trabalho, faculdade/escola ou comunidade onde mora. Proclame as boas novas de Jesus aonde você for ou estiver, pois haverá grande alegria nos céus por cada pecador que se arrepende dos seus pecados e se volta para Deus.
  • Dedicando tempo para discipular uma pessoa ou família (Atos 9:27; 16:1-5; 18:18-26/ Tito 2:1-8). O discipular aqui envolve contribuir para o crescimento e maturidade de uma pessoa ou família em Cristo. Para que eles amadureçam cada dia mais e mais, muito sobrecarregam os obreiros de suas igrejas achando que isso seja responsabilidade deles exclusivamente. Mas frequentemente podemos ver no Novo Testamento várias expressões que envolvem o “… Uns aos outros”: Orai, confessai os vossos pecados, aconselhai, exortem, edifiquem-se, cuidem, amem e tanto mais uns aos outros. Então, cuidar dos nossos irmãos é responsabilidade de cada um de nós também. E não somente os domésticos da fé, contribua também para que amigos e famílias que você conhece, venham a Cristo através do seu trabalho de oração e evangelização, bem como de discipulá-los em Cristo.

Essas são algumas formas pelas quais todos nós, homens que servem a Deus podemos contribuir para o Reino de Deus, bem como sua Glória Eterna. Que possamos ver e entender que o Reino de Deus vai e está além das quatro paredes de nossa igreja. E que mesmo tendo a vida atarefada, podemos de diversas formas contribuir na Igreja local e para o Reino de Deus.

Não se desanime, por não poder participar de uma ou outra atividade específica na igreja local. Veja na Bíblia o exemplo de pessoas como Barnabé e Dorcas (em Atos 4:32-37; 9:36-42) e tantos outros que durante o ministério terreno de Jesus, na vida dos apóstolos como Paulo e tanto outros servos de Deus ao longo da história da Igreja tem contribuído de acordo com a vocação e dons que o Senhor repartiu a cada um.

Você também pode contribuir! Nosso Deus é Gracioso em bondade e misericórdia aos nos conceder diferentes oportunidades de servi-lo e honrá-lo, seja em nossas casas, trabalho, igreja local, cidade, etc.

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s