O que aprendi depois de casar?

image_4551df4f

Texto-Bíblico: Filipenses 3:12-16

Aprender algo na teoria onde tudo é muito perfeito e quase sempre tem uma regra ou meio para se alcançar o sucesso, se torna de pouco valor se não praticamos. Da mesma forma diria que é o namoro, noivado e mais especialmente o casamento. Antes de casar eu li vários livros (ex.: As 5 Linguagens do Amor; Como conquistar o coração Dela; Como encontrar a pessoa certa e outros), fiz curso de noivos, participei de grupos de casais, dentre outras coisas.

Mas tudo só “era teoria” para mim até o momento em que eu casei. Pois ai sim, veio o momento de começar a praticar a teoria e ver, sentir e perceber por mim mesmo como é a realidade da vida a dois e, entender muitas coisas que já ouvi diversos casais dizendo, dentre elas: “Tem que perder para ganhar”; “Diálogo é muito importante”, etc.

Realmente temos muitas coisas a aprender se quisermos que o nosso casamento dê certo e continue por toda a nossa vida. E na minha caminhada com minha esposa, posso dizer e perceber algumas coisas que tenho aprendido com ela após termos por assim dizer ‘juntado nossas escovas’ ou nos casado.

Algumas das lições que tenho aprendido na prática e, que eu acredito que você também aprenderá quando casar.

  • Orar mais e viver em oração. Com lutas e desafios dentro e fora do casamento, como adaptar-se um ao outro, tentações, questões do trabalho, relacionamento com a família um do outro, etc. Como cristãos devemos viver em oração sempre, mas após ter casado passei a orar mais do que quando eu era solteiro. E tenho visto e colhido os frutos de investir tempo em oração.
  • Resolver problemas através da diálogo. Antes quando era solteiro, aprendi a resolver problemas de diversas maneiras, através da troca, da imposição, da chantagem emocional, da argumentação bem elaborada, etc. Mas após meu casamento e em nosso dia a dia como casados tenho aprendido na teoria e na prática que só existe um meio principal e saudável pelo o qual podemos resolver nossos problemas – através do diálogo ou da conversa.
  • Valorizar os momentos familiares. Quando encontrei a Cristo Jesus, entendi o valor da família. Mais ainda não tinha desenvolvido certos hábitos e atitudes como comer a mesa junto com minha família, ser mais carinhoso e dedicado com a minha mãe, irmã e crianças da minha família, dentre outras coisas. Que aprendi muito no convívio com minha esposa e sua família, bem como outros casais de irmãos e amigos nossos em Cristo. Minha esposa tem me ensinado bastante nesse sentido.
  • Motivação extra para estudar e trabalhar. Se antes cada um tinha papai e mamãe para cuidar e sustentar cada um, agora a coisa mudou! Ser homem é ser cabeça, líder e exemplo para a sua mulher e filhos seguirem. Agora o cuidado e sustento para você e ela, está principalmente em suas mãos e ainda que sua esposa também trabalhe, quem deve cuidar dela, ouvi-lá, dar apoio e incentivo para a realização dos seus sonhos pessoais, dentre outras coisas da vida a dois é principalmente sua responsabilidade como homem.
  • Ser mais higiênico. É interessante que antes do casamento não temos muito cuidado com certas coisas da nossa higiene pessoal ou temos poucos cuidados, mas após o casamento muita coisa mudou em mim também nesse sentido. Como por exemplo, passei a cortar o cabelo, fazer a barba, cortar as unhas, lavar as mãos mais frequentemente do que antes quando eu era solteiro, além de escovar os dentes (3x ou mais rsrsr por dia), usar fio dental, se hidratar mais, etc. Bem como ajudar na higiene do ambiente de nossa casa também.
  • Passar a pensar e planejar melhor. Quando solteiro não estava nem ai pra certos detalhes da vida doméstica e nem me preocupava muito, mas quando você se casa e tem que cuidar da sua casa. Ai é que você se lembra de algumas coisas que sua mãe diz como por exemplo: “Você vai entender quando você tiver sua casa”. Alimentação, passagem de ônibus, qualificação profissional, momentos de lazer, dentre outras coisas que envolvem você e sua esposa. Tudo passa a ir pra o papel, para ser planejado e poder vir a ser executado com ordem e segurança, mas principalmente inteligência.
  • Perdoar. Aqui é onde entra o que eu ouvia várias e várias vezes, bem como de diversos casais. O velho “Perder para Ganhar”. A fase do namoro e noivado é muito bom por diversos motivos, mas somente após casar é que vem os desafios de verdade, o valor de conquistar as coisas juntos, a graça de ter um ao outro e de cuidarmos um do outro, etc. Mas entre o noivado e alcançar tudo isso dentro do casamento existe algo muito importante e fundamental que deve existir sempre – o Perdão. Diria até que assim como um carro ou moto precisa de óleo lubrificante para estar funcionando e em constante movimento (especialmente para evitar o desgaste), o óleo lubrificante do casamento é o perdão. Sem ele, o casamento se tornaria insuportável e difícil de ser vivido e desfrutado a cada dia.

 

São essas as lições principais que tenho aprendido, ainda não aprendi completamente. Mas se alguém mim pergunta-se que coisas você aprendeu ou tem aprendido depois que se casou, filipe? Eu responderia com esses sete pontos, pois é o que eu realmente estou aprendendo e graças a Deus amadurecendo. É meus irmãos, casamento é um desafio (Leia Mateus 19:1-12, especialmente o que os discípulos dizem no versículo 10). Mais com Jesus somos Mais que Vencedores por Aquele que nos Amou e, Amou até o fim.

Aos solteiros digo, você que está namorando ou noivo, entre no casamento com a disposição de mudar para melhor, Com Cristo crescendo cada vez mais em você e seu eu diminuindo cada vez mais. Quanto mais Jesus reinar em seu coração e em sua vida, mais você poderá plantar e colher bênçãos mais valiosas que dinheiro, bens ou outras coisas que esse mundo valoriza.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Uma opinião sobre “O que aprendi depois de casar?”

Deixe um comentário

