Sabedoria para todos os Dias

69309_f4

Texto-Bíblico: Provérbios 1:1-7

Recentemente, eu recomecei um propósito de leitura bíblica de um dos livros que eu mais amo na Bíblia – O livro de Provérbios. Esse livro é simplesmente fantástico pois praticamente trata sobre todos os assuntos da vida, seja no âmbito pessoal ou coletivo. Tem sido muito bom ler de acordo com cada dia do mês, seu capítulo respectivo e meditar sobre ele. Pois cada capítulo é uma “enciclopédia” de ensinamentos e aplicações para as mais diversas áreas de nossas vidas.

E ler todos os dias, um capítulo por vez. Lendo, relendo, meditando e “ruminando” como a os animais bovinos. Isso nos ajudará tanto a memorizar versículo por versículo, quanto para trazermos aplicação para as nossas vidas, orientação diante de cada desafio de nossas vidas e ajuda para lidar com os mais diversos tipos de problemas.

No Livro de Provérbios, podemos encontrar referências sobre relacionamento com Deus, finanças, criação de filhos, família, política, liderança, sexo, saúde, negócios, etc. Realmente cada verso desse livro nos traz imensa sabedoria, que vem de Deus para as nossas vidas.

Vejamos alguns exemplos de assuntos tratados em provérbios e seus respectivos versículos:

Contra a preguiça – Provérbios 6:6-11

 Contra  o adultério, bem como medidas para evita-lo – Provérbios 6:20-35 e Capítulo 7

Sobre amizades – Provérbios 22:24-25; 18:1 e 24

  Sobre Negócios e Empreendedorismo – Provérbios 27:18,23-27

Contra o alcoolismo e suas consequências – Provérbios 23:29-35

  Sobre o tipo de mulher que devemos buscar para se casar – Provérbios 31:10-31

Esses são alguns assuntos tratados em provérbios e que se relacionam diretamente a vida de nós homens que servem a Deus ou ainda não. E lembrando que existem muito mais referências dentro de provérbios e nos demais livros da Bíblia, sobre esses e outros temas. Leia, medite, fale, converse sobre, memorize e viva segundo a Palavra de Deus.

E o que eu acho de mais interessante é que o Livro inteiro foi inspirado pelo o Espírito Santo e escrito por Salomão como se fosse uma longa carta de um pai para o seu filho (Pv 1:1,15; 2:1;3:1; 4:6, etc). E o grande fundamento de uma vida sábia é o temor ao Senhor, pois se um homem não teme ao Senhor e não o obedece, ele passa a ter uma vida de tolice e destruição.

Nesta semana, dois homens morreram no mesmo dia. Um foi Fidel Castro, ex-presidente e ditador de Cuba. E o outro foi o pastor e teólogo Russell Shedd. A Grande diferença entre um e outro foi o que determinou seus modos de vidas, bem como o legado que cada um deixou em seus países e para o mundo.

Essa diferença foi justamente Temer ao Senhor e Honrá-lo, foi o que fez nosso irmão Russell Shedd, deixando como homem de Deus um legado de bênçãos em nossa nação e para as futuras gerações. Enquanto que fidel castro, só deixou um legado de ruína e destruição em seu país e na vida de milhares de pessoas.

Que tipo de vida você quer levar? Que legado você vai deixar? Que sementes você quer plantar hoje e colher amanhã e na eternidade?

Se você quer ter uma vida que agrada a Deus e o Glorifica, então comece por temer ao Senhor e obedecer os seus mandamentos. Esse é o princípio de uma vida ao máximo e a única que vale a pena de ser vivida. Viva com a sabedoria de Deus começando apartir de hoje.

Dica: Baixe o livro Homens Sábios  http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/09/baixe-gratuitamente-o-e-book-homens-sabios-de-john-crotts/

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s