3 Coisas á Considerar em Um Aconselhamento

cinemaa

Texto-Bíblico: Provérbios 11:14

Todos precisamos de conselheiros e ter momentos de aconselhamento. Bem como também iremos ter oportunidades de aconselhar amigos, familiares e outras pessoas. Pois cada um de nós enfrentamos ou enfrentaremos as mais diversas dificuldades e lutas ou mesmo boas coisas que queremos fazer mais não sabemos como, por exemplo sobre casamento, criação de filhos, trabalho, negócios, etc.

Em Suma, todos nós precisamos de conselhos, bem como é super importante darmos e recebermos conselhos sábios e edificantes.

Mas nesse artigo, quero tratar sobre o darmos conselhos, ou o aconselhar. Pois faço isso em diversos momentos com irmãos em Cristo e amigos e, já vi muitas pessoas que fracassaram em seus relacionamentos ou vida por darem ouvidos á pessoas que não deram conselhos sábios e considerando esses três pontos.

Esses pontos são muito importantes a serem observados por nós, quando alguém seja cristão ou não nos procurar para conversar, desabafar, se abrir ou enfim, pedir conselhos. Vejamos:

  • O que a Bíblia diz sobre ou contra … (Atos 20:27). Para tudo o que ouvirmos as pessoas conversarem ou desabafarem conosco, a Palavra de Deus tem uma palavra certa, bem como princípios para conduzir as pessoas ao próprio Deus, bem como a viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em sua vida, nas mais diversas áreas (espiritual, amorosa, social, física, etc). Esse ponto é o mais importante pois a Bíblia é a Palavra de Deus, ela é a nossa regra de fé e prática para as nossas vidas (2 Timóteo 3:14-16/ Romanos 12:1-2).
  • Qual a situação da pessoa? Crente em Jesus ou descrente? A necessidade de se observar esse ponto está relacionada a real necessidade de cada um. O cristão é aconselhado e conduzido a viver de acordo com a vontade de Deus para a sua vida e desfrutar das bênçãos de se viver de acordo com a sua Palavra (Salmos 119). Já se aconselhamos um descrente, vamos conduzi-lo a Cristo (Mateus 11:28-30/ João 10:10). Pois longe de Cristo, não existe melhoria ou conselho que lhe ajude de fato em qualquer coisa, será como pintar um carro que já está totalmente enferrujado. Conduza a pessoa á Cristo e após isso, ensine e ajude-o (a) através do discipulado (Mateus 28:18-20).
  • Como você pode ajudar de maneira sábia e prática a pessoa que lhe pedi conselhos e ajuda? Por vezes o só dar conselhos não vai surtir o devido efeito positivo e prático na vida da pessoa. Pois cada caso é um caso, você tem que entender e conhecer o contexto de vida e da situação na qual a pessoa lhe pedi ajuda. Pois além dos conselhos, existe diversas formas pelas quais você pode usar para ajudar essa pessoa. Como por exemplo, podemos citar algumas: Oração e Intercessão pela pessoa e sua situação; Dar ou emprestar um livro ou material que ofereça ajuda específica (exemplo: casamento, namoro, noivado, família, etc); ajuda de forma material; acompanhando a pessoa de perto, etc.

 

Observação importante: Em caso, de uma mulher vir lhe procurar para pedir conselhos e você for casado (ou noivo) conduza a pessoa a ajuda de uma outra mulher mais experiente e madura. Evite constrangimentos, mau entendidos  e possíveis problemas futuros.

Esses são alguns pontos que eu mesmo considero quando alguém vem procurar ajuda ou conselhos comigo ou até mesmo com outros amigos mais experientes e maduros e posso perceber em seus aconselhamentos.

Desejo em Cristo, que vocês sejam uma bênção na vida de outras pessoas. E que as pessoas possam encontrar em você que serve a Deus, um homem de Deus conselhos e direção segundo a Palavra de Deus e que glorifique a Deus.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s