Ombro a Ombro

ombro-a-ombro

 

Texto-Bíblico: 1 Samuel 18:1-5/ 2 Samuel 10:7-12

Você precisa de amigos DE VERDADE!

Todos nós enfrentamos as mais diversas lutas e adversidades e precisaremos de amigos que sejam instrumentos do Senhor em nossas vidas, bem como nós na deles.

Dou graças a Deus por ter amigos com quem posso contar e também dar ajuda e auxílio. Pois vivemos tempos em que se perdeu o valor de uma verdadeira amizade. Pois Lealdade e Fidelidade além  do casamento, também se aplica as boas amizades.

Tem uma frase que ouvi algumas vezes e que diz: “Sozinho você vai mais rápido, Acompanhado você vai mais longe”. O que expressa uma grande verdade, inclusive para a caminhada cristã. Pois somos chamados a fazer parte de um povo amado por Deus e a caminhar junto com esse povo, abençoando e sendo abençoados, ajudando e sendo ajudados. O Senhor cuida de todos nós que somos seus servos e, também o faz através da vida uns dos outros.

E por que meios ele faz isso? Pelos os meios da Graça. Quando Ele diz em Sua Palavra:

Orem uns pelos outros (Tiago 5:16) – Precisamos de oração, mas também orar uns pelos outros.

Aconselhai-vos mutuamente (Cl 3:16/Rm 15:14)  – Isso nos fala de compartilhar experiências, sabedoria e ter maturidade para ajudarmos os mais fracos ou mesmo quem precisa de ajuda e conselhos.

Edificai-vos uns aos outros (1 Tessalon.5:11) – Tudo o que for bom, verdadeiro e útil para o nosso crescimento deve ser compartilhado. Para juntos crescermos e amadurecermos em Cristo, em todas as áreas de nossas vidas.

Servi uns aos outros (Gálatas 5:13)  – Se o Nosso Senhor Jesus lavou os pés dos discípulos (João 13:1-20) e os serviu, quem somos nós para não o fazermos também? Como diria um amigo meu: “Quem não vive para servir, não servi para viver”.

Sejam bons e perdoem uns aos outros (Éfesios 4:32) – Todos nós pecamos e falhamos sempre enquanto estivermos com esse corpo e neste mundo caído. Mas porque fomos perdoados graciosamente por Deus, também podemos e devemos perdoar uns aos outros.

Admoestem uns aos outros (Hebreus 10:25/ 1 Tessalon.5:11) – Não devemos deixar que nossos irmãos sigam qualquer caminho que os leve para longe do Senhor e de sua Vontade para as nossas vidas. Por isso se faz necessário o uso da exortação, admoestação ou repreensão com mansidão e por amor aos nossos irmãos em Cristo.

Confessai-vos uns aos outros (Tiago 5:16) – Todos pecamos diariamente, e existem pecados graves e sérios em nossas vidas que precisaremos de ajuda externa para vencê-los. Temos como exemplo a pornografia, que se deixamos escondida em nossas vidas, ela cresce e ganha força. Mas se a trazemos para a Luz e confessamos, podemos apartir daí caminhar para a liberdade.

Não falem mal uns dos outros (Tiago 4:11; 5:9) – É comum vermos e sabermos de mulheres fofoqueiras, mas infelizmente homens também fofocam e quando o fazem expressam outros sentimentos também e que não vemos as mulheres expressando como nós. Ao falar mal dos outros, nossas palavras podem vir carregadas de ira. Raiva, amargura, ódio e desejo de vingança.

Amem uns ao outros  (1 João 4:12) – Esse é o 2º maior mandamento. Nós hoje podemos amar nosso próximo, porque o Senhor nos amou primeiro (João 3:16/ 1 João 3:16). Ele é a fonte do nosso amor, sendo nossas boas obras motivadas tão somente por esse amor.

Esses são alguns exemplos da mutualidade cristã que devemos ter e expressar uns aos outros. E isso tem especial valor para e nas nossas amizades. Bem como na nossa necessidade de amigos que nos ajudem na caminhada, assim como nós de ajudarmos os outros.

Recentemente, pude receber ajuda e auxílio de um amigo e irmão ao sempre tenho ajudado ele em suas dificuldades. Bem como ele, nas minhas. Pude confessar meus pecados e lutas e ouvir as dele também, e tivemos um longo tempo de conversa, conselhos um para o outro, admoestações e apoio em oração e um ajudar o outros ao longo da caminhada com Cristo.

Tenho outros amigos que tenho ajudado e sou auxiliado por eles também. Isso é a mutualidade cristã, ou seja, ombro a ombro. Um ajudando o outro, é assim que devemos e somos chamados a caminhar e a viver a nossa fé em Cristo e na Palavra de Deus.

E ai você tem ajudado alguém?

 

Versículos sobre a mutualidade cristã

https://conselhobiblico.com/2015/01/25/mutualidade-crista-versiculos-selecionados/

 

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s