Prestem Atenção, Pais aos seus filhos!

 

suicide

Texto-Bíblico: João 17:9-12

Você conhece seu filho? No fim da infância e durante a adolescência o diálogo com ele se torna difícil. Nesse período da vida pais e filhos podem se afastar por causa disso. Os jovens podem viver dramas, experiências e riscos que os pais nem imaginam.

Recentemente, assisti uma reportagem do programa fantástico (20/11/2016) em que o assunto tratado  é uma questão grave e silenciosa. Infelizmente, em muitos lares e escolas tem acontecido o chamado cutting ou a automutilação praticada por adolescentes.

E que em nosso país tem crescido cada vez. Sendo questão de saúde pública. O Brasil não tem estatísticas oficiais, mas todos os estudos internacionais chegam ao mesmo número e indicam que 20% dos jovens sofrem desse mal.

O cutting não tem como objetivo chamar a atenção e é diferente de uma tentativa de suicídio, mas é usado como um escape para aliviar a tensão emocional. Que por muitas vezes é causada por problemas em casa ou mesmo no ambiente escolar, ou ainda problemas psicológicos que a criança ou adolescente esteja enfrentando, como por exemplo depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtornos alimentares. Pequenos cortes pelo corpo e a tentativa de escondê-los dos pais são os principais sintomas da automutilação.

Mas o que fazer ao perceber que seu filho está machucando a si mesmo?

A mesma coisa, se ele (a) estive-se chorando, chegar junto, abraçar e conversar. Bem como procurar ajuda profissional com um psicólogo (a). E dedicar tempo para o seu filho ou filha que esteja passando por esse tipo de problema. Homens, o cuidado com as nossas famílias envolvem duas vias: a da prevenção e a da correção.

Então, seja sábio e preste atenção em como vai os seus filhos e adolescentes da família. Procure conversar sempre com eles, observar suas postagens nas redes sociais (que por muitas das vezes é o lugar preferido deles “desabafarem”), se estão usando com frequência roupas que cubram os braços inteiro, etc.

Desejamos que o Senhor os conduza sempre a serem bons pais. E que seus filhos vejam em vocês o amor do nosso Deus em ação por eles.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

 

 

Veja também:

Reportagem da série especial Conheça Seu Filho, com a repórter Cleisla Garcia (rede record)

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/11/automutilacao-afeta-20-dos-jovens-brasileiros.html

https://noticias.terra.com.br/educacao/cutting-automutilacao-na-adolescencia-e-indicio-de-tristeza,698fa8d6b7cc5410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s