O que solteiros têm a aprender com os casados?

hdbhbp

Texto-Bíblico: Tito 2:1-7

Essa semana, passei por uma situação que envolvia pessoas casadas querendo se envolver na liderança e cuidado com os jovens de sua igreja. Mais que infelizmente, não tiveram muita abertura para tal iniciativa por parte dos mesmos.

E relacionado a essa situação, recordei de outras situações como por exemplo: por que os jovens solteiros se afastam de amigos ou amigas que se casaram? Ou por que os casados se afastam dos solteiros? Bem como outros perguntas que surgiram em minha cabeça.

Entendo, que as coisas mudam e muda muito, até mesmo nossa maneira de se relacionar com familiares á colegas de trabalho muda! Mas também vejo muitos casais que obedecendo o que a bíblia nos ensina em diversos textos bíblicos, conseguem equilibrar e organizar seu tempo e recursos com sabedoria e graça para poderem servir os mais jovens.

É interessante ver já no Livro de Atos dos apóstolos no capítulo 18:23-28, o exemplo de amor e cuidado do casal Áquila e Priscila em relação ao nosso irmão Apolo. Ao acolhê-lo junto com eles, servi-lo, ensinar-lhe melhor acerca do Caminho do Senhor e encorajá-lo a ser ousado no testemunho e proclamação do Evangelho de Jesus.

Tive casais assim em minha vida e ainda tenho até hoje, graças a Deus, que se importaram comigo, que me aconselham, orientam, ensinam e acompanham. Tenho me esforçado para ser assim também na vida de jovens solteiros, que precisam sempre de pessoas que se importem com eles, que dediquem seu tempo e recursos próprios para servi-los e se dedicam a acompanha-los para orientar e fornecer ajuda ao longo de sua caminhada com Cristo.

Também gostaria de citar que existem lições importantes que todo solteiro pode e deve aprender com os homens casados, pois independente de se casarem ou não no futuro, eles precisarão aprender essas ricas lições desde cedo para estarem melhor preparados para a vida aqui e também para glorificarem a Deus através de tudo o que fazem.

Vamos lá então…

  • Não se iludir com sentimentos e aparências (Jeremias 17:9). Na juventude, tanto para homens, quanto para as mulheres é extremamente comum se enganarem com sentimentos e aparências, isso especialmente nos seus relacionamentos de amizades e amorosos. O que se não cuidarem de considerar o que é dito em provérbios 4:23, bem como não terem um acompanhamentos devido por parte de seus pais e líderes poderá causar a ruína de suas vidas.
  • A buscar e desenvolver sua própria independência financeira (Eclesiastes 11:1-8). Ao serem aconselhados e/ou acompanhados por homens casados os jovens irmãos podem amadurecer e agir com inteligência muito mais rápido do que se tivessem que passar por tudo sozinhos e consequentemente cometerem vários erros ao longo de suas vidas e também em seus relacionamentos. Os casados podem ensinar os homens solteiros a importância de se economizar, planejar, poupar e investir seu dinheiro com mais sabedoria e de maneira planejada.
  • Preparar-se para o futuro (Provérbios 6:6-11). Não somos imortais e não somos perfeitos. Sabendo disso, é bom aprender a agir da maneira certa e ao mesmo tempo aproveitar a vida. Mais para economizar ou não desperdiçar o tempo que sozinhos, eles acabariam tendo que aprender pelo método da tentativa e erro. Os nossos irmãos e jovens solteiros precisam dos conselhos, amizade e mentoria de homens casados, maduros na fé e experientes na vida (dentro e fora da igreja) para serem conselheiros em suas vidas preparando-os para enfrentar e saber lidar com os mais diversos desafios dessa vida, bem como a estarem preparados para a Eternidade com o Senhor vivendo desde já de maneira piedosa e digna.

Essas são as primeiras lições que você jovem e homem solteiro pode e deve aprender com homens casados e maduros em Cristo. Busque orar por esses homens em sua igreja, ser um em sua congregação e a caminhar junto com eles ou mesmo mais perto deles.

Aprenda com os homens de Deus (1 Coríntios 11:1) e imite o exemplo deles. Homens casados, dedique parte do seu tempo e recursos a investir e se dedicar a conduzir a vida nos jovens homens de nossas igrejas á refletirem Cristo em tudo.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s