Homens, Cuidem do seu pastor e líderes!

dsc_4074

 

Texto-Bíblico: Hebreus 13:7, 17

Eu agradeço a Deus pela a vida dos homens que foram chamados e capacitados por Ele para servir, guiar e cuidar do seu povo. E esses homens, que assumiram o ministério pastoral têm uma grande responsabilidade diante de Deus – apresentar um povo santo e dedicado ao Senhor. E para isso, eles tem vários recursos dados pelo o próprio Deus para eles e tarefas como pregar e ensinar a Palavra de Deus, ser um exemplo irrepreensível de vida cristã para todos (os de dentro e os de fora da igreja), visitar e cuidar dos filhos de Deus, etc.

Algo que sempre achei interessante na vida desses homens é que eles são chamados a de certa forma abrir mão de suas vidas e de qualquer outra aspiração nesta vida, para servirem e cuidarem do tesouro pessoal de Deus neste mundo – o seu povo.

Uma vez estava ouvindo meu pastor falando sobre um momento especial com sua família em plena passagem de ano novo. E em que ele foi solicitado a estar e acompanhar uma família da igreja, que acabara de perder um ente querido. Que situação essa ein, fiquei pensando no paradoxo que é você ao mesmo tempo ter que cuidar de sua família e também de várias outras pessoas e famílias em sua igreja.

Ser pastor ou assumir a liderança em algo entre o povo de Deus tem suas alegrias e privilégios, mas também se tem suas lutas, dificuldades e desertos. Já vi pastores serem criticados duramente e de forma injusta pelo o próprio povo que eles lideram, e essas críticas sendo feitas sem considerar a vida e caráter de seus pastores e líderes.

Claro, que também temos os maus exemplos e péssimos pastores que só estão interessados na gordura e na lã das ovelhas.  Quanto a esses, o Senhor da Igreja cuidará deles e os punirá de forma justa e que eles merecem totalmente. Pois cuidar do povo de Deus é uma responsabilidade abençoada para os que o servem com amor e humildade, mas perigosa para os que abusam e usam o povo de Deus visando lucro, privilégios e se aproveitar de diversas formas.

Mas o que quero focar, nesse artigo são os homens de Deus que levam a sério o chamado pastoral de Deus em suas vidas. Os quais merecem honra, respeito e o devido cuidado e obediência de nossa parte. O autor de hebreus nos dá sérias advertências e observações no texto base desse artigo, como por exemplo: que devemos nos lembrar dos nossos líderes e imitar o seu exemplo de fé; obedecê-los, submeter-nos a sua autoridade e não tornar o trabalho deles um fardo muito pesado, sabendo que eles um dia prestarão contas.

Pensando nisso, resolvi começar a ter novas atitudes para com os pastores e líderes de minha igreja. O que também lhes servirá de conselhos e dicas para que sejamos homens, que cuidam e honram os homens que Deus chamou e tem capacitado a cuidar de nossas vidas e de nossas famílias. São elas:

  • Orar e interceder pela a vida deles e de suas famílias. Diversas vezes o apostolo Paulo pede orações por si mesmo e por outros (Efésios 6:19-20). Nossos líderes também precisam de oração e intercessão por suas vidas e famílias, pois eles como líderes do povo de Deus enfrentam inúmeras lutas e dificuldades em suas vidas, que por vezes nem sabemos ou percebemos.
  • Encorajá-los e agradecer pelo o cuidado e dedicação deles. Glória a Deus, pois o apóstolo Paulo teve homens/servos de Deus que fizeram isso diversas vezes em sua vida, como por exemplo barnabé e onesíforo (2 Tm 1:16-18)
  • Dar presentes. Tanto a eles, quanto a suas famílias. Pois presenteá-los, bem como a seus familiares (esposa e filhos) honramos a sua dedicação em cuidar de nós e de nossas famílias em diversos momentos que abrem mão de estarem com suas próprias famílias, como em casamentos, funeral, doença, nascimento, visitas, aconselhamentos, etc. Isso também é uma forma de demonstrar amor aos nossos líderes.
  • Realizando momentos abençoadores para a vida e família do pastor. Como convidá-los a jantar em sua casa, realizar um aniversário surpresa, etc. Deixe o Espírito Santo conduzir sua mente e coração no cuidado com seus líderes.
  • Auxiliando o seu pastor/liderança na Igreja. Ou traduzindo em miúdos, trabalhando e não dando trabalho. Servindo e sendo útil em sua igreja, participando da vida em comunidade com o povo de Deus, contribuindo com os dons e talentos que o Senhor lhes deu.

Essas são algumas coisas que tenho feito e que começarei a fazer em minha vida pessoal e, que o Senhor trouxe ao meu coração. Oro e desejo que o Senhor levante homens que cuidam dos seus pastores e líderes, não idolatrando eles, mimando ou bajulando. Mas sim, abençoando e sendo uma bênção tanto na vida deles e de suas famílias que também precisam de cuidado, como também de toda a comunidade dos santos onde você congrega e serve a Deus.

Seja uma Bênção!

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s