Fazendo Bom uso da TV (e outras mídias)

familia-assistindo-tv-antiga

 

Texto-Bíblico: 1 Tessalonicenses 5:21

O tempo passa e, os avanços tecnológicos trazem seus benefícios e seus malefícios as nossas vidas e famílias. Uma delas é a Televisão ou TV, que foi inventada em 1925 e começou a ser usada depois da segunda guerra mundial. Ela trouxe muitos benefícios, mas também muitas consequências ruins e programações cada vez mais piores e depravadas. Como exemplo disso, temos as novelas da Rede Globo, onde vemos cenas de sexo, adultério, idolatria, homicídio, cenas de sexo gay, etc.

A Televisão é um meio de comunicação poderoso, pois envolve a visão e a audição, duas portas de entrada para a mente e corações de seus telespectadores. Quero aqui relacionar junto com a TV, outras mídias também, como por exemplo o Youtube, podcasts, filmes, rádio e internet. Ao ler o livro Sonhe Grande, do Dr. Ben Carson, eu pude aprender através de sua experiência do valor de estabelecer limites e ser seletivo quanto ao que assistimos. Pois apesar de encontrarmos boas programações na TV e nessas outras mídias, encontramos também muita coisa ruim, maligna e prejudicial para nós e nossos filhos.

A TV e cada uma dessas mídias, tem o poder de mudar ou influenciar nossos valores, pensamentos e consequentemente nossas vidas. Daí se faz necessário, avaliarmos muito bem o tudo o que temos consumido, para não sermos contaminados por tudo aquilo que é contrário a Vontade de Deus para nós mesmos e nossas famílias.

Mas como podemos avaliar o que vemos ou ouvimos? Como podemos fazer uma boa seleção de programações a serem assistidas? Como proteger nossas famílias do que é maligno e, nos deleitamos no que é bom?

Gostaria de dar algumas dicas, que poderão servir como filtros ou orientadores na busca pelas respostas as perguntas acima. Considere cada uma delas na sua avaliação e, detalhe: Homens, vocês são os líderes e sacerdotes de suas casas. Então, cuidem e protejam muito bem, suas famílias. Segue-se abaixo as nossas recomendações:

1-Filtre tudo pela Palavra de Deus (Filipenses 4:8). Use a Palavra de Deus, como seu principal e primeiro meio de filtrar o que você e seus filhos estão assistindo.

2- Use as peneiras de Sócrates (Bondade, Verdade e Utilidade). Tem algo bom nisso que eu quero ou estou assistindo? É verdadeiro, isso mesmo? Tem alguma utilidade para minha vida e família?

3- Seja Seletivo (Efésios 5:15-16). Tanto no que você mesmo assisti, quanto no que seus filhos assistem. Apesar de ter muita coisa boa em cada uma dessas mídias, temos que prestar atenção no tempo que dedicamos a ficar de frente para uma televisão ou computador. Existem coisas mais interessantes dentro de casa e lá fora, como por exemplo: passear, estar com os amigos, trabalhar, estudar, etc. Administre bem o seu tempo conforme Eclesiastes 3.

4- Faça uma análise crítica de tudo o que vocês assistem. Faça essa análise também junto com seus filhos, fazendo perguntas a eles sobre os conteúdos assistidos, conversem sobre o que vocês estão assistindo ou ouvindo. Ensine-os a pensar e avaliar de maneira crítica e analítica o mundo ao seu redor, incluindo o que assistem pela TV ou outras mídias.

5- Estabeleça um tempo fixo para assistir TV, filmes e outros (Eclesiastes 3:1-8). Costumamos perder muito tempo precioso de nossas vidas na frente de uma televisão. Tempo é o recurso mais precioso que temos (salmo 90) e, que infelizmente ele não é renovavél.

 

Uma consideração importante:

Veja também outras fontes de notícias ou informação que você deseja aprender e saber. Pois muitos canais e programações da TV aberta ou fechada, bem como canais no youtube já erraram bastante ao darem informações ou notícias, bem como forneceram informações falsas ou sem nenhuma comprovação verdadeira. Como exemplo disso, temos o programa bem estar, da rede globo; o canal no youtube, Fatos Desconhecidos e, outros.

Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo o que você assiste é verdade.

Desejo da parte de Deus que aprendamos a avaliar bem tudo o que temos consumido e, glorifiquemos ao nosso Deus em tudo o que fazemos.

 

“Portanto, quer comais, quer bebaisou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Cor. 10:31)

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s