Antes do primeiro emprego…

primeiro-emprego-dos-jovens

Texto-Bíblico: Provérbios 12:15/14:4

Conseguir uma vaga de emprego nos dias atuais tem sido um desafio para qualquer pessoa, seja homem ou mulher, jovem ou pessoas mais experientes, recém formados ou doutorados, etc.

E ainda mais difícil é para aqueles jovens que estão a procura do seu primeiro emprego. Pensando nisso e, também nas pessoas de alguns grupos de emprego que participo, bem como nos homens que acompanham nosso trabalho aqui no blog Homens Ao Máximo, escrevi esse artigo.

E brevemente teremos um vídeo também tratando sobre esse tema e ampliando o conteúdo. Mas vamos lá ao nosso assunto em questão, baseio esse artigo em minha própria experiência de vida na procura pelo o meu primeiro emprego, bem como pelos demais rsrs. Pois a vida passa e, ou aprendemos, ou quebramos a cara até aprender por bem ou por mal.

Em muitos momentos, pude ter a ajuda de amigos, pude também aprender e aproveitar bem diversas oportunidades que o Senhor me concedeu. Mais em outros, não foi bem assim, não tive a ajuda de amigos ou conhecidos, quebrei a cara em diversas vezes e tive que tentar várias e várias vezes até conseguir uma oportunidade de emprego.

Porém e Graças a Deus, bem como aos instrumentos humanos que Ele usou em minha vida. Pude aprender lições que com certeza vou ensinar aos meus filhos, e também quero dizer a vocês.

É ruim aprender certas coisas depois de 24 anos de vida, então sejam sábios e aprendam hoje essas lições. Todos temos debilidades e qualidades, aprendamos pois uns com os outros. Então, segue-se abaixo as lições que pude aprender na minha busca pelo o primeiro emprego e que com certeza servirá para quem ainda nem começou a procura por emprego e para os mais experientes.

Adquira experiências de trabalhos informais 

Antes de trabalhar de carteira assinada em meu primeiro emprego, eu já tinha trabalhado em diversas áreas. Como por exemplo: entrega de água e gás em domicilio, mercearia, vendendo lanches e produtos para o lar nas ruas de minha cidade, catando objetos recicláveis no lixo, fazendo pequenos serviços em carros, trabalho voluntário, etc.

E tudo isso servirá para ampliar a sua visão de mundo (oportunidades e possibilidades), desenvolver habilidades básicas (como falar em público, atendimento ao cliente, disciplina, etc), adquirir novos e diversos conhecimentos que lhe ajudarão a descobrir ou ter uma idéia melhor do que você quer pra sua vida, ou seja, sua vocação.

 

 

Trabalhe vendendo algo para si mesmo (Provérbios 10:2-5)

Além de garantir sua própria renda financeira vendendo desde chicletes até produtos de perfumaria ou roupas. Você vai poder usar o dinheiro adquirido para fazer cursos de qualificação profissional; vai aprender o valor e benefícios de empreender desde cedo e por conta própria; a lidar com diferentes tipos de clientes; habilidades de venda: argumentar, negociar, conversar e vender; a cuidar da própria aparência, dentre outros benefícios a curto, médio e longo prazo as vezes simplesmente vendendo água mineral na praia ou cosméticos e perfumes para familiares e amigos.

 

Conheça gente nova e cultive amizades (Networking – Rede de contatos)

Esse ponto será fundamental ao extremo no seu presente e no futuro, pode ter certeza disso. Por isso desde já, se dedique a conhecer gente nova sempre, tratar bem as pessoas que fazem parte da sua vida e dia a dia (em casa, na vizinhança, escola, igreja, etc). E mais do que somente conhecer e ter como amigo nas redes sociais, faça e cultive verdadeiras amizades em diversos lugares e momentos de sua vida. Que possamos sempre ser bênção e motivo de alegria na vida de outras pessoas, sejam cristãos ou não, pois aos servi-los e abençoa-los, o Nosso Deus cuidará de nossas vidas em tudo e o glorificaremos ao refletir seu perfeito caráter.

Busque e adquira conhecimento formal (Provérbios )

Sejam cursos presenciais ou online, faça vários e principalmente nas áreas ou área que você deseja atuar ao longo de sua vida. Para muitas empresas, o só ter experiência não é garantia de nada. Mais ter o conhecimento é poder, como diriam os antigos. Junto ao adquirir conhecimento formal (cursos e qualificações profissionais com diplomas e certificações), busque adquirir experiência de maneira também formal ou informal, através de estágios, prestação de serviços, trabalho voluntário, acompanhando profissionais da área, etc.

Já fiz vários cursos online, assisti palestras com certificação, cursos profissionalizantes, etc. Tudo isso agrega valor ao seu currículo e a sua vida. Tornando-o um profissional, mas também uma pessoa diferenciada dos demais.

Se torne um autodidata (em sua área de paixão, vocação)

Conforme Provérbios 22:29, torne-se um expert em sua área. Domine ela totalmente e cada vez mais, assim como as áreas a ela correlacionadas.

Todos temos dons e talentos concedidos por Deus para uma área, cabendo a cada um de nós descobri-los e desenvolver cada dom que o Senhor nos deu para glorificarmos a Ele e servirmos melhor as pessoas ao nosso redor e sociedade no geral.

 

Essas são as dicas para hoje, desejo que o Senhor possa abençoar a cada um de vocês na empreitada de buscar um emprego. Lhes concedendo portas abertas mediante sua boa, perfeita e agradável vontade e graça em Cristo Jesus, no qual herdamos toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais (Efésios 1:3).

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s