Ministério de Homens: Dicas para Igrejas

69309_f4

 

Texto-Bíblico: 1 Tessalonicenses 5:11

Sempre me preocupei com o fato da maioria, grande maioria mesmo das igrejas cristãs evangélicas não possuírem nenhuma programação nem de discipulado e muito menos de ‘eventos’  diversos para nós homens, como por exemplo congressos, passeios, etc.

Na minha cidade, vejo muitas igrejas desenvolvendo trabalhos excelentes, cada uma tendo seus pontos fortes e fracos. Mais que com certeza valem a pena, serem ressaltados aqui e que podem servir como dicas para os pastores e líderes de igrejas desenvolverem um trabalho focado no crescimento e amadurecimento dos homens cristãos em suas respectivas igrejas.

Algumas dessas dicas, são focados exclusivamente nos homens. E outras na família, como um todo. Mas já serve como sugestão para você implantar em sua igreja. Vejamos:

Café da Manhã (dos Homens!) É realizado uma vez no mês, normalmente o primeiro sábado de 7h ás 9h da manhã. Onde se reúnem os homens da igrejas, dos mais jovens aos mais velhos para juntos orarem, louvar ao Senhor, compartilhar um testemunho de vida, conversarem sobre diversos temas e participarem da primeira refeição do dia juntos em comunhão na igreja. Essa programação pode ser realizado também na casa de cada homem da igreja, em caráter rotativo, a cada mês na casa de um homem diferente.

Encontro nos lares – Ou pequenos grupos de comunhão e estudo bíblico nos lares. Muitas igrejas já realizam esse tipo de trabalho. Mais nesse caso, me refiro aos pequenos grupos de homens. Normalmente sendo realizados uma vez por semana, será uma oportunidade de crescimento para cada homem presente, pois poderá ser tornar um ambiente de conversa, aconselhamento mútuo, confissão de pecados, prestação de contas, ajuda e crescimentos de cada participante. Podendo, eles também realizarem pequenas ações cristãs, como por exemplo: evangelizar, interceder por outros homens e famílias, realizar uma ação social, visitar algum enfermo da igreja (ou não cristão ainda), doar cesta básica para um homem desempregado, etc.

Momentos de Lazer. Futebol, Churrasco, momentos de conversar e louvar ao Senhor, competições, etc. Podem ser realizado em família, mas é bom ter momentos focados nos homens. Pode ser realizado em feriados ou finais de semana específicos. Aproveitem os feriados, que são muitos em nosso país, tanto a nível nacional, quanto municipal.

Clínica de casais– Essa é uma programação que eu pude participar antes de casar e tenho participado bastante em uma igreja da minha cidade. Esse trabalho é realizado uma vez por semana, normalmente na quarta-feira, das 20h as 22h da noite. Onde todos os casais (de namorados, noivos e casados) da igreja e também os que ainda não são cristãos podem e são convidados a participar.

Toda semana é um tema diferente, como por exemplo:  Trabalho compartilhado; Love-fantasias frustradas; Eu não tenho LIBERDADE dentro de casa, esses e outros temas são tratados na clínica de casais. E uma coisa boa que acontece a cada tema tratado, é que os próprios participantes os enriquece com seus testemunhos e experiências tão diversificados, pois casais de diferentes idades, famílias e contextos socioculturais participam desse encontro semanal.

Essa é uma forma de orar, exortar, edificar e aconselhar uns aos outros de uma maneira poderosa. Pois podemos ver a manifestação Evangelho e da Graça de Deus na vida de um dos casais presentes.

E no final da clínica, sempre tem um lanche abençoado rsrsr. E além da clínica de casais, essa igreja também realiza trabalhos paralelos e complementares, como retiro de casais, passeios, jantar em restaurantes no dia dos namorados ou final de ano, etc.

 

 

Essas são algumas dicas que vejo igrejas em minha cidade fazendo e colhendo os seus frutos. Minha oração e desejo é que os pastores e líderes de nossas igrejas (me refiro a todo o corpo de Cristo) se preocupem com esse grupo, que é tão importante para o futuro de nossas famílias e igrejas, que são os homens.

E que mais do que eventos e programações, dediquem-se a discipular esses homens em Cristo. Buscando ensiná-los a viverem conformes a vontade de Deus, que em tudo é perfeita, boa e agradável para as nossas vidas. O discipulado e mentoria desses homens deve ser a prioridade de toda igreja verdadeiramente cristã e, essas programações são somente formas de praticarmos isso em diferentes contextos e momentos.

“Meus filhos, por quem sofro de novo dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.” (Gálatas 4:19)

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s