Antes de Namorar ou Noivar, Responda-me

como-ter-assunto-para-conversar-com-as-mulheres

Texto-Bíblico: Provérbios 18:22

Eu já quebrei a cara diversas vezes em namoros que não deram certo, em que não percebi melhor a garota com quem eu estava me relacionando, ou mesmo que por conta da paixão não dei ouvidos ao que meus amigos diziam sobre a pessoa.

Mas entendendo que o casamento (ou a possibilidade dele) começa no namoro, gostaria de te desafiar a pensar e avaliar a pessoa com quem você está atualmente ou está pensando em começar a namorar com ela, através de perguntas para a sua reflexão e avaliação.

Bem como conversar melhor com seus pais ou amigos maduros e que conheçam bem a ambos, de maneira a dar conselhos e uma orientação clara (Provérbios 11:14) para a sua tomada de decisão de começar ou não a namorar com certa garota.

Se você não quer perder tempo de sua vida em um namoro de fachada (ou fantasia), se decepcionar com a escolha que fez, acabar um namoro em que você não estava interessado de fato na garota, ou cometer outros erros. Então, faça para si mesmo as perguntas abaixo, pense sobre a resposta de cada uma e ore buscando a direção de Deus para essa área de sua vida.

 

– Você tem condições espiritual, emocional, intelectual, física e financeira de assumir uma mulher como esposa?

Em minha antiga igreja, aprendi lições valiosas com o pastor  que ensinava que antes de um jovem homem namorar com uma garota, ele deve ser preferencialmente de maior e estar trabalhando. Como o mesmo quer namorar, se não tem condições de auto sustentar, sem depender dos pais? Como? Será que os seus pais é que irão bancar os custos financeiros e materiais do seu namoro?

Aprenda a ser responsável e cumprir desde cedo o seu dever como provedor.

– Você conhece bem essa mulher? Você avaliou o ‘terreno’ no qual quer construir sua vida?

Sempre aconselho meus amigos, a que antes de começarem a namorar com uma garota. Procurem conhecer bem ela, através da amizade. Bom seria que todo relacionamento começasse por uma amizade sincera e profunda, antes mesmo de se dar o primeiro beijo.

Pois é através da amizade, que você poderá antes mesmo de sequer pedir em namoro, perceber e conhecer de fato os defeitos e qualidades da garota, se você vai conseguir lidar com suas manias e outras coisas, como é a família dela, etc.

– Essa mulher ou garota respeita os próprios pais e os auxilia em sua própria casa? Como ela é na casa dos pais?

O que ela é em casa, será também em sua casa e casamento. Através da amizade, você pode perceber melhor isso, sem estar em um compromisso de namoro ou noivado. Se a garota não trata bem e com respeito a sua própria família, não espere ser bem tratado por ela e que ela trate bem a sua família. Brother, não se iluda.

– Com quem ela anda? Quem faz parte do círculo íntimo de amizades dela?

Podemos ter vários amigos, de vários tipos, origens, hábitos e contextos sociais. Porém o círculo íntimo de amizades de uma pessoa definirá sua personalidade e hábitos, mais do que a própria influência de sua família, igreja ou formação profissional e cultural. Ler Provérbios 13:20 e 1 Reis 12:1-24.

– Ela é realmente cristã no seu dia a dia? Ou é somente na igreja?

Não se iluda com a aparência dela na Igreja. Procure perceber melhor como ela vive a sua fé na Palavra de Deus de forma prática em seu dia a dia. Não se ponha em jugo desigual, estar dentro da igreja é totalmente diferente de estar em Cristo de fato e em Verdade (2 Corintios 6:14).

– Ela é uma pessoa disposta a mudar? E conversar ou dialogar visando o bem comum de ambos?

Se antes mesmo de um namoro, a garota é inflexível a mudanças e ao diálogo, saiba que não vale a pena namorar uma pessoa que não se disponhe a mudar pelo bem de um relacionamento como namoro ou amizade, quanto mais de um casamento. O diálogo é um dos principais pilares de relacionamentos duradouros e felizes.

Dialogar é a respiração do relacionamento. Pois através da conversa franca e diária é que podemos perceber melhor um ao outro, desabafar e se abrir a receber conselhos e ajuda, confessar pecados e dificuldades existentes, etc.

————————

Namoro sem propósito de casar não deveria existir nunca na vida de um cristão (seja homem ou mulher), pois namoro sem objetivos de curto, médio e longo prazo podem acabar por se tornar algo recreativo. E consequentemente, levando ambos ao sofrimento e pecado.

Então, se você leva essa parte de sua vida á sério e deseja ter um relacionamento saudável e com a bênção de Deus garantida em sua vida amorosa. Comece, por se fazer essas perguntas e seguir a vontade de Deus para a sua vida expressa em sua Palavra. E buscando a ajuda e orientação de homens maduros e experientes para lhe ajudar nessa caminhada.

*Observação: Esse artigo também pode e deve ser aplicado por garotas ao receberem um pedido de namoro ou perceberem que algum rapaz está interessado nela. E garotas, não se iludam com palavras e conversa mole, avalie principalmente o caráter desse rapaz, como ele trata sua mãe e irmãs (caso tenha) e se é disposto ao trabalho.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

4 opiniões sobre “Antes de Namorar ou Noivar, Responda-me”

  1. Muito bom meu amigo! Sabias palavras, nos tempos de hoje é preciso linguagem de fácil compreensão pelos jovens independente de qual idade estejam. Abordou de forma sabia e baseado no alicerce de tudo no mundo a Palavra de Deus! Parabéns, Deus continue te usando ainda mais!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s