Como Incentivar sua Esposa (ou namorada)e filhos a lerem a Bíblia?

formacao_por-que-ler-a-biblia

Texto-Bíblico: Deuterônomio 11

Muitos homens, as vezes se pegam enfrentando um problema triste dentro de suas próprias famílias cristãs. E que problema é esse? A falta de leitura e estudo bíblico por parte de sua esposa e filhos. Ou para os que ainda não se casaram, enfrentam isso com sua namorada ou noiva.

Mas como lidar com isso? Como mudar essa realidade? Como ajuda-los?

Nesse artigo, quero lhe fornecer algumas dicas que eu mesmo pratico e que também vejo outros irmãos que tem se beneficiado de algumas ou de todas elas em suas vidas. Para crescermos como homens cristãos, precisamos ler e estudar a Palavra de Deus. Pois isso, nos levará a conhecer a sua vontade e direção para cada situação da vida.

Nossas famílias também precisam conhecer a vontade de Deus para as suas vidas e para alcançaram a alegria e bênção que vem de se viver essa vontade (Romanos 12:1-3/ Salmo1). A falta ou negligência de não ler e estudar as Escrituras Sagradas, causará sérios danos e perdas espirituais, emocionais e nas demais áreas de nossas vidas.

Veja o exemplo da família de Timóteo em 2 Timóteo 1:5-8.

Mas vamos aos conselhos que podem lhe ajudar a conduzir e incentivar sua família na busca de se conhecer Deus e sua perfeita, boa e agradável vontade. Vejamos:

 

– Você mesmo mantendo uma leitura devocional e diária. Se você mesmo, não der o exemplo. Não adianta nem falar nada. Recentemente pude aconselhar um amigo sobre esse ponto, pois ele lia a bíblia, mas no seu trabalho. A sua esposa não via ele lendo a Palavra no seu dia a dia em casa ou perto dela. Consequentemente, ele mesmo dificilmente seria um incentivo para ela.

O nosso exemplo fala mais alto que as nossas palavras, então quer ver sua esposa e filhos lendo e estudando a Palavra de Deus? Então, leia a Bíblia em sua casa ou perto de sua família para que eles lhe vejam lendo e estudando a Palavra.

– Lendo com Eles. E você pode fazer isso, lendo no almoço ou jantar, realizando culto doméstico, dando conselhos e orientações através da Bíblia e recorrendo a ela sempre (Ela tem conselhos e orientação para todos os assuntos da vida), Ouvindo estudos bíblicos e pregações enquanto cuida dos afazeres domésticos junto com sua esposa e filhos, etc.

– Conversando sobre diversos assuntos e os conduzindo a Palavra. Para todo assunto que vocês estiverem conversando, ouvindo ou assistindo na Tv. A Bíblia sempre terá uma direção e orientação, pois ela é a Palavra de Deus. Mesmo sendo antiga, ela continua atual. Pois o problema da humanidade é sempre atual – o pecado. E a solução é sempre presente e eterna – Jesus Cristo.

– Orando por suas vidas. Toda mudança em sua vida e na vida de sua família, só poderá vir plenamente através da oração. Busque ajuda em Deus para ver mudança sincera e profunda no coração de sua esposa e filhos, com o objetivo de que busquem ao Senhor e leiam a sua Palavra diariamente buscando viver e agradar ao Senhor.

– Incentivando de formas diretas e indiretas. Existem sempre formas diretas e indiretas para incentivar sua esposa (e filhos), namorada ou noiva. Presenteando com livros do interesse deles e com uma temática cristã e bíblica, participando de eventos cristãos, trazendo boas amizades cristãs e maduras para a vida deles, viajando para Israel e as demais terras da Bíblia ou indo a um museu, etc.

– Participando da Escola Dominical em sua Igreja local. Participar da escola dominical além de ser uma imensa alegria poder estar com a igreja é também a oportunidade que teremos de ver a mensagem bíblica contextualizada a todas as áreas de nossas vidas e para cada dúvida deles, haverá uma resposta certa da parte de Deus.

 

Pratiquem esses conselhos em suas vidas e com certeza em Deus, poderemos conduzir nossas próprias vidas e famílias aos pés do Nosso Senhor Jesus. E a crescerem como pessoas de caráter e com valores cristãos em suas vidas.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s