Me diz como é ter um pai presente?

pai-ausente-teoria

Texto-Bíblico: Salmo 68:5

Ontem ao chegar em casa e entrar no facebook, pude me deparar com essa pergunta (que é também título desse artigo) feita por um amigo em sua timeline.

Isso ao mesmo tempo que me deixou triste por ser também algo que eu me pergunto até hoje, especialmente no dia dos pais e outros momentos em que sinto falta de um pai em minha vida. Também me fez lembrar do que aconteceu em minha vida após meu encontro com Jesus Cristo, como Meu Senhor e Meu Salvador.

Os comentários seguintes a pergunta e questionamento desse amigo, expressou o que é realidade não somente em minha cidade, mas também em nosso País. Conforme pesquisas recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a grande maioria dos filhos de nossa nação é constituída de famílias sem a figura do pai dentro de seus lares.

Mas o que significa ter um pai presente em sua vida e casa?

Por mais que tenhamos excelentes mães e famílias que nos abraçaram e cuidaram muito bem de nossas vidas. Nada substitui o poder e valor da presença de um pai em nossas vidas. Um padrasto, um tio, irmão mais velho, outro parente ou amigos podem até de certa forma assumir papéis que cabem a figura do pai.

Ter um pai presente em nossas vidas significa termos direção e orientação, quando nos encontramos perdidos e sem saber pra onde devemos ir. Isso vai desde a nossas infância até o fim de nossas vidas, onde o preparo, aconselhamento e mentoria de um bom pai pode ajudar de uma maneira poderosa e única seus filhos a serem bem sucedidos nas mais diversas áreas de suas vidas.

É também ter proteção. A proteção de um pai nos ajuda a desenvolvermos auto confiança e nos dá coragem e segurança pra enfrentar os mais diversos desafios da vida, sabendo que teremos quem nos ajude, ampare e proteja.

E mais ainda é ter com quem contar, podemos ter uma boa família, excelentes amigos e um bom emprego. Mais nada se compara a termos um pai presente em nossas vidas, pois ao longo de nossas vidas iremos precisar nas mais variadas ocasiões  de vários tipos de ajuda (financeira, emocional, psicológica, social, profissional, etc) que somente um pai poder dar aos seus filhos.

Quais as consequências de não ter um pai presente em nossa vida e casa?

Sugiro a você que é pai e, aos filhos também que assistam ao filme Corajosos (disponível na NetFlix), pois ele responde bem a essas pergunta e tantas outras sobre a relação de pai e filhos, muito bem.

As consequências podem ser as mais variadas, principalmente aquelas que levam os filhos a viverem os planos do diabo para as suas vidas (João 10:10 – Roubar, Matar e Destruir). Existem várias consequências, mais vou citar apenas três:

– Maior envolvimento com a criminalidade e com o uso de drogas cada vez piores;

– Baixa Auto-Estima, Insegurança, Timidez e outros problemas emocionais e psicológicos relacionados;

– Evasão escolar, obesidade, pobreza são alguns dos problemas que ocorrem com a maior parte da população do nosso país, mas nos lares sem a presença paterna esses problemas aumentam consideravelmente.

 

Sim, mas e como eu posso lidar com essa falta?

Aí, vem o segundo ponto da minha introdução e do que senti  e pensei ao me deparar com a pergunta desse amigo. Até meus 14 anos, tinha tudo (com exceção do cuidado e amor de minha mãe e de duas boas amizades que eu tinha na escola) para me envolver com crimes e o uso ou mesmo tráfico de drogas, justamente por viver em um bairro com altos índices de criminalidade e tráfico de drogas durante esse período da minha vida.

E pior que esses problemas e tantos outros que fizeram parte da minha vida, foi não ter tido um pai presente em minha vida. Isso fez muita falta e ainda faz até hoje, pois em diversos momentos já me peguei orando, chorando e pensando sobre o porquê ou como me faz uma imensa falta não ter um pai presente em minha vida.

Mas dou graças a Deus, por ter me alcançado com Seu Evangelho e me concedido Vida. E Vida em Abundância (João 10:10), somente em Jesus eu pude encontrar tudo o que eu precisava e preciso todos os dias – Amor, Força, Coragem, Paz, Segurança Eterna, Ajuda, Socorro e Provisão, além de tantas outras bênçãos que vêm desse santo relacionamento.

Pude também ao longo da minha vida e caminhada com Cristo, contar com a presença e ajuda de diversos homens excelentes, servos de Deus e muito mais experientes e maduro do que eu mesmo. Até hoje, tenho tido a presença deles em minha vida, seus conselhos, conversas abertas e francas, ajuda material ou financeira quando precisei e, tantas outras coisas que pude contar com a presença deles como sendo instrumentos de Deus em minha vida.

E com Deus e com a ajuda desses homens de Deus, pude aprender a ter uma nova perspectiva quanto ao meu presente, mas também em relação ao meu futuro. Pude amadurecer e crescer perdoando meu pai (por nunca ter estado conosco) e lidando de uma maneira saudável e madura que somente Jesus nos capacita a fazer.

É difícil ainda quando penso sobre essa falta, tão necessária pra minha vida e família. Mas Deus reescreveu minha história e pude tomar uma decisão firme de ser um homem e um pai (assim que Deus permitir rsrs) diferente e mais do que tudo presente em meu lar e na vida de minha esposa e filhos.

Eu Decidi em Cristo Jesus, ser o que Deus me criou e me chamou para ser – Um Homem e Pai excelente para a Glória de Deus e bem de minha família, vizinhos, igreja, sociedade e nação.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

Jeremias 29:11

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Deixe um comentário

