Alcoolismo: Um Problema de Milhares de Homens!

os-5-principais-sinais-de-dependencia-ou-abuso-de-alcool-1

Texto-Bíblico: Provérbios 23:29-35

Em todas as esquinas do nosso país podemos encontrar um lugar que forneça bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, whisky, vodka, e por ai vai). E todos os dias, ao assistir a TV, no mínimo você verá 2 propagandas de alguma cerveja ou bebida alcoólica. Ou seja para onde formos, seja na TV ou na rua, iremos encontrar a “bela” propaganda (sempre tem mulheres com quase nenhuma roupa e um clima festivo) das diversas cervejas e como “nos fazem aproveitar melhor” os bons momentos entre amigos.

Nota: Apesar da Bíblia não proibir ou condenar o uso de bebidas alcoólicas, ela faz severas advertências em diversas partes (Pv 23:29-35; Pv 31:4-7; 20:1; 1 Samuel 25; Efésios 5:18, etc), condenando sim a embriaguez. Podemos até ter certas liberdades (1 Coríntios 10:23-24), mas algumas delas no contexto e país em que vivemos (em que tudo DEVE ser regado a álcool) não vale a pena de serem mantidas ou praticadas. O que ou quem te domina?! Pense seriamente sobre isso.

Mas e os “frutos” dessas propagandas e do consumo dessas bebidas?

E os casamentos e famílias destruídas pelo o álcool? E os filhos sem pais? E as empresas prejudicadas direta ou indiretamente pelo o consumo do álcool? E os acidentes de trânsito e mortes que todos os dias ocorrem por conta do alcoolismo? Além de tantas outras coisas que o alcoolismo provoca de forma direta ou indireta.

O que é o alcoolismo?

Alcoolismo é um termo amplo para descrever problemas com o álcool, sendo geralmente usado no sentido de consumo compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maior parte dos casos com implicações negativas na saúderelações afetivas e no papel social do alcoólico. O alcoolismo é considerado uma doença psiquiátrica. O abuso de álcool pode potencialmente provocar lesões em praticamente todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. A acumulação dos efeitos tóxicos derivados do abuso crónico de álcool pode provocar problemas médicos e psiquiátricos (Fonte: Wikipédia)

Que tipos de consequências o alcoolismo trazem ao individuo? E a sociedade?

Ao individuo, as consequências maléficas são as seguintes:

– Prejuízo na Memória e processos cognitivos; Falta de coordenação motora;

– Gastrite, demência precoce, cirrose hepática;

– Baixa auto-estima e desempenho escolar baixo;

– Euforia, Náuseas e Vômitos;

– Confusão mental e tendência a Violência;

– Coma e Morte, além de vários outros problemas que advém do consumo do álcool.

E a sociedade, os prejuízos são os seguintes:

– Acidentes de trânsitos e Mortes em decorrência de motoristas alcoolizados;

– Problemas no trabalho (faltas, atrasos, discussões ou brigas, falta de atenção e acidentes influenciados pelo o alcoolismo);

– Problemas familiares e no convívio social (desgaste familiar, violência doméstica, uso de outras drogas, ausência no lar, desemprego, etc).

– Aumentar o índice de moradores de rua e mendigos, bem como da criminalidade. Por acabarem perdendo seus empregos e desgastando o convívio familiar.

 

Diante desses fatos e das advertências bíblicas, cabe a nós homens decidirmos que caminho queremos seguir, como nos diz o Nosso Senhor em Deuterônomio 30:19-20: Diante de nós estão a Vida e a Morte, a Bênção e a Maldição. Qual você, vai escolher?

O caminho da vida é imensamente melhor e está totalmente oposto ao caminho da morte onde além do álcool, esta o uso e consumo de outras drogas, bem como práticas destrutivas, como dirigir embriagado, discussões que acabam em brigas e mortes, falta de atenção em ambientes perigosos, etc.

Desejo que esse artigo sirva para a sua reflexão, mas também de alerta para as nossas vidas. E também para nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, etc. Bebendo ou não, o álcool afeta a vida de todas as pessoas.

Estão ai as ruas (moradores de rua, bares abarrotados, mendigos, pessoas hospitalizadas, etc) e várias clínicas de reabilitação para dependentes químicos (álcool e drogas) para mostrar a realidade e (possível) destino daqueles que seguem esse caminho “lindo” em um comercial publicitário na TV, mas que no final das contas só conduz milhares de homens (e também mulheres) á morte. 

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
Provérbios 14:12

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s