Ministérios Femininos – Colaboradoras do Reino

mulheres-conversando

Texto-Bíblico: Lucas 8:1-3

Por muito tempo, desde os tempos bíblicos até mesmo nos dias atuais as mulheres sempre foram tidas como seres de segunda categoria, inferiores ou sem muitas aptidões ou mesmo valor.

Mas para o Nosso Senhor Jesus, era totalmente diferente a sua maneira de lidar e se relacionar com elas. Da maneira que ainda hoje são tratadas por muitos homens e pela sociedade.

As mulheres no Novo Testamento não eram meras espectadoras. Elas desempenhavam um papel ativo, vibrante e vital no funcionamento diário da Igreja. Deus também derramou do seu Espírito Santo sobre e em suas vidas (conforme Joel 2:28 e Atos 2:17-18), e mulheres capacitadas ministraram e serviram usando a diversidade de dons e talentos que o Senhor lhes concedeu.

Além do evangelismo, profecia (Atos 21:8-9), ensino e discipulado (Tito 2:1-5), as mulheres estavam envolvidas em vários outros ministérios, além de servir suas próprias famílias (1 Tm 5:10) de acordo com seus respectivos dons espirituais (At 1:14;12:12; 1Co. 12:8-10; 1 Tm 5:5, etc).

Elas tiveram participação ativa na assembleia de Filipos (Atos 16:11-15) e estiveram envolvidas no estabelecimento de igrejas em Tessalônica (Atos 17:4) e em Bereia (Atos 17:12).

Paulo sempre se referia ás mulheres como suas “cooperadoras”. Ele deu um especial reconhecimento para Maria (Rm 16:6), Trifena, Trifosa e Pérside (Rm 16:12), Evódia e Síntique (Fp 4:2) e Priscila (Rm 16:3) como mulheres que trabalharam muito pela propagação e anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

A chegada do Reino de Deus revolucionou o envolvimento de pessoas comuns na Obra de Deus. Fosse grego ou judeu, escravo ou livre, homem ou mulher – o ministério  do Reino tornou-se responsabilidade de todos.

A Bíblia destaca algumas mulheres, como a Mulher Samaritana que trouxe toda a cidade para ouvir Jesus (João 4); Dorcas (Atos 9:36-43) que era notável pelas boas obras e esmolas que fazia; Lídia (Atos 16:11-15,40), que foi uma comerciante influente; Dâmaris (Atos 17); Priscila, que trabalhava lado a lado com seu marido Áquila, eles foram profissionais fazedores de tendas e são mencionados diversas vezes no NT (At 18:18; Rm 16:3; etc); dentre tantas outras, quer citadas no Antigo, quer no Novo Testamentos.

Desde os tempos de Jesus para os dias atuais, milhares de mulheres tem contribuído ricamente para o Reino de Deus e na história da Igreja Cristã. Sejam elas missionárias, mães que criaram filhos piedosos e de destaque, profissionais excelentes ou simples pessoas comuns, como por exemplo: Susana Wesley, Catherine Booth, Corrie Tem Boom, Mary Jones, Ruth Bell Graham, Joni Eareckson Tada, Madre Teresa de Calcutá, Betty Greene, Ruth Siemens, Amy Carmichael,  Gladys Aylward, etc.

Que como homens que servem a Deus, possamos contribuir sempre para o crescimento de nossas esposas, filhas, amigas e irmãs em Cristo. Bem como em seus ministérios e oportunidades que Deus lhes chamou para servirem e o glorificarem.

 

Em Cristo Jesus,

 Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s