Como está a sua Mente?

mente-ufhvk

Texto-Bíblico: Filipenses 4:4-9

Cada vez mais pessoas nos dias atuais sofrem de diversos problemas de ordem psíquica ou mental, ou mesmo problemas físicos com origem ou relação com a nossa mente. Como por exemplo o estresse que afeta a mente e o corpo, como um todo.

Nós homens, costumamos pensar que é somente as mulheres que sofrem mais com problemas que se originam em suas mentes e afetam seus corpos e vidas. Porém, esses problemas não ocorrem somente com elas, nós também sofremos bastante e cada vez mais com ansiedade, depressão, medo, angústia, estresse, melancolia, dentre vários outros.

E algo, que podemos ver claramente aumentando e rápido é o número de farmácias. Somente em minha cidade vi surgirem mais de quatro farmácias em menos de dois meses. E tem ruas aqui em recife, que possuem 4 ou 5 farmácias ao mesmo tempo e na mesma rua. Temos uma geração de homens e mulheres, que tem se tornado cada vez mais dependentes de remédios – uma geração de doentes – mental e fisicamente.

Como diz um velho ditado: “Mente sã, corpo são”. A saúde do nosso corpo e a nossa qualidade de vida, começa em nossas mentes. O que envolve e se relaciona com nossos pensamentos e emoções. Por isso, antes de pensar em ir a uma farmácia, comece a cuidar de sua saúde mental e procure ajuda de profissionais da saúde (médicos, psicólogos, etc).

 

Nota: Cuidados e a ajuda de profissionais são sempre válidos e imprescindíveis para a manutenção e preservação de nossa saúde, seja ela de ordem mental ou física. Não despreze e não deixe de procurar ajuda profissional de médicos, psicólogos, etc.

 

Mas como podemos cuidar de nossa saúde mental?

Existem várias formas pelas quais podemos cuidar de nossa mente – pensamentos e emoções, sem precisar recorrer aos medicamentos. E essas maneiras são naturais e sem efeitos colaterais, valendo sempre a pena de serem cultivadas e praticadas em nosso dia a dia.

– Se alimentar bem e de maneira saudável. Lembrando de consumir frutas e verduras;

– Se hidratar sempre. Bebendo água, sucos naturais e água de coco;

– Cultivar o hábito da leitura de livros;

– Praticar exercícios físicos regularmente. Como por exemplo: musculação, artes marciais, ciclismo, caminhada ou corrida, natação, futebol, volêi, futsal, etc;

– Cultivar boas amizades na igreja, escola, faculdade, vizinhança, etc. Esse é um ponto fundamental ao extremo. Pois, amizades influenciam não somente sua saúde mental e física, mas também seu futuro e qualidade de vida como um todo.

Porém, além dessas maneiras muito boas, pelas quais podemos cuidar de nossa saúde mental. Existem os meios de graça, dados por Deus e que podemos ver na vida de homens de Deus de todos os tempos e lugares, dentro e fora da bíblia.

E que meios de Graça de Deus são esses para cuidar de nossa saúde mental?

São eles:

– Oração e Jejum (Mateus 26:36-46 e o Salmos). Prestes a enfrentar o momento de maior sofrimento em seu ministério, o nosso Senhor Jesus orou. E os salmistas, oraram e jejuaram buscando a ajuda, orientação, conforto, consolo e provisão de Deus para os mais diversos momentos de suas vidas, sejam eles bons ou ruins, como por exemplo: solidão (salmo42), desânimo (salmo 34), medo da morte (salmo 23), ansiedade (salmo 25), depressão (salmo 43), medo (salmo27 e 91), etc.

– Intercessão (1 Timóteo 2:1-8) Através da intercessão, podemos entregar nas mãos de Deus toda e qualquer situação, bem como pessoas. Pois Ele tudo pode fazer e resolver. E Nele, podemos descansar e esperar confiantemente. A prática da intercessão ou orar pelos outros, nos dá alegria, fortalece nossa confiança em Deus e no futuro, nos sentimos seguros e tantas outras bênçãos que vem de Deus, além de vermos incríveis milagres acontecerem. Leia 1 Samuel 12 (especialmente os versos 19-23).

– Meditação e Leitura das Escrituras, bem como a obediência (Josué 1:1-9 e Salmos 1 e 119). A Palavra de Deus nos traz toda sorte de bênçãos ao nosso coração e mente (Filipenses 4:4-7) isso é totalmente garantido e poderoso. A Palavra de Deus nos garante Paz que excede todo o entendimento, alegria, paciência, domínio próprio, mansidão, amor, etc (Fp 4:7 e Gálatas 5:22-23).

– Congregar em uma Comunidade Cristã e Fiel (Hebreus 10:19-25/ Atos 2:42-47; 4:36-37 e Salmo 133). Além de bons relacionamentos de amizade e companheirismo cristão, encontramos pessoas para ajudar e ao mesmo tempo que somos também ajudados e abençoados mutuamente por Deus e uns pelos os outros. Intercedendo, encorajando, animando, exortando, aconselhando, ajudando, socorrendo e tantas outras coisas uns aos outros. Participar de uma comunidade cristã e fiel garante um excelente suporte e nutrição para uma boa saúde mental e espiritual, bem como qualidade de vida em todos os sentidos.

– Reflexão, Auto-Exame ou meditação cristã (Gênesis 24:62-65). A prática de dedicar um tempo para reflexão, auto-exame e meditação sobre Deus, a Palavra de Deus, nossas próprias vidas e relacionamentos é algo tão antigo, quanto comum ao povo de Deus. Vemos isso em Isaque, Davi, os profetas, o Apóstolo Paulo (2 Coríntios 13:5/ Gl 6:4/ 1Cor 11:28), Jhonatan Edwards, Jonh Wesley, George Whitifield e tantos outros.

– O uso de diários. Ou escrever sobre sua caminhada com Deus e vida aqui neste mundo. Isso serve para melhor nos avaliarmos com o decorrer do tempo, bem como avançarmos em cada área de nossas vidas. Homens de Deus, como Jonh Wesley, Jhonatan Edwards e David Brainerd fizeram isso bastante. Tenho praticado esses princípio em minha vida, e tenho melhorado na prática da oração, leitura bíblica, reflexão pessoal sobre diversos aspectos da minha vida, meu casamento, contribuição na comunidade cristã em que congrego, etc.

– Visitar e amparar aos nossos irmãos na fé e aos demais que precisam de ajuda (Provérbios 3:27-29/ Mateus 25:31-46). Ajudar e servir ao próximo, sejam eles pessoas próximas e conhecidas ou que não conhecemos. Nos traz e proporciona um bem e alegria imensa em nossos corações e mentes. Cultive o hábito de servir e abençoar a cada pessoa ao seu redor.

 

Esses são meios de Graça Divina em nossas vidas e pelas quais dentre tantas bênçãos que podemos colher, está a bênção de ter uma mente saudável e madura em Cristo Jesus (1 Coríntios 2:16). Podemos ter uma saúde física melhor, bem como qualidade de vida se cuidarmos devidamente da nossa mente, como já diz o ditado: “Mente Sã, Corpo São”.

Se sua mente está confusa, perturbada e suja. Encontre na Palavra de Deus, tudo o que você precisa e necessita. Em Cristo, temos tudo o que precisamos, seja para a saúde do nosso corpo, seja para a saúde de nossas mentes.

 

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.   Filipenses 4:7

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s