Você quer ser um missionário? Então…

Sky over Wheat Plants

Texto-Bíblico: Jeremias 48:10

Existe algo que ocorre no coração de qualquer pessoa que ama ao Senhor e deseja servi-lo na seara (Mateus 9:37), seja aqui no brasil ou em outras nações – o sentimento de urgência. Infelizmente, muitos com esse sentimento no coração acabam extrapolando muitas ou todas as etapas que são fundamentais no preparo e envio de missionários ou obreiros para o campo missionário.

Você Homem, que deseja servir ao Senhor no campo missionário. Precisa e tem que considerar e cumprir algumas etapas fundamentais e necessárias antes mesmo de ir ao campo, pregar o evangelho e ver vidas sendo salvas (ou não) através de seu trabalho ao Senhor.

Mas que etapas fundamentais são essas?

Essas etapas são fundamentais, pois possibilitarão ao obreiro servir melhor e mais ainda ao Senhor e ao povo ou comunidade onde ele for enviado. E elas são as seguintes:

– Estar congregando e ativo em uma Igreja Local (Atos 13:1-3). Que o reconhece-lo, enviar e o apoiar no campo missionário. E não adianta, querer ir servir em missões nacionais ou transculturais, se seu bairro ou cidade você nem sequer evangeliza e muito menos se envolve no trabalho e atividades da igreja local.

– Uma profissão! Veja o exemplo do próprio apóstolo Paulo (Atos 18:1-4, 11; 20:32-35) e tantos outros missionários. Antes mesmo de pensar em ir ao campo, aprenda logo uma profissão para se autosustentar, poder servir a comunidade ou país onde você irá anunciar as boas novas de Jesus Cristo e ser uma bênção.

– Qualificar-se e estudar. Desde adquirir uma profissão até ir para o seminário teológico, além de aprender outros idiomas é claro. Tudo isso além de muito bem vindo a bagagem de todo e qualquer missionário é fundamental a sua formação e preparo para a Seara do Senhor. E como você vai pregar e ensinar as Boas Novas de Jesus, se não as conhece bem e nem muito menos a Palavra de Deus nos seus mais diversos detalhes e minúcias.

– Estudar a cultura, história e tudo o mais sobre o campo missionário. Seja uma comunidade ou cidade, seja outro país. Se prepare, aprenda mais sobre o povo e esteja por dentro do que você irá enfrentar e lidar no campo. Isso lhe ajudará bastante na fase inicial de adaptação e contextualização.

– Desenvolva ou participe de um projeto evangelístico e social. No campo missionário, em sua grande maioria ou quase totalidade a ação evangelística sempre vêm depois ou junto com a ação no âmbito social da comunidade ou local onde você vai atuar. Então aprenda a lidar com as necessidades físicas e espirituais das pessoas aqui no Brasil, para poder começar bem em outro lugar.

– Aprenda a lidar e se relacionar com diferentes tipos e grupos de pessoas. Missões se desenvolve e se realiza através de relacionamento diário e constante com o Senhor, mas também com as pessoas que te cercam. Sejam familiares, amigos, colegas de trabalho, irmãos da igreja, vizinhos, desconhecidos, moradores de rua, presidiários, comerciantes, etc.

– Leia e estude a vida de outros missionários. Aprenda com seus erros e acertos, ouça-os e reflita bem e melhor sobre o seu chamado missionário. Existem vários livros e filmes, sobre a vida e obra de missionários de vários locais, épocas e culturas.

– Tenha irmãos e amigos em Cristo que lhe ajudem como intercessores, mantenedores e conselheiros. Você irá precisar desse suporte e apoio a curto, médio e longo prazo em sua vida, seja no campo missionário, sejam nos momentos de “férias, descanso ou cuidados médicos” ou mesmo “aposentadoria”. Estabeleça relacionamentos de apoio e suporte a sua vida e ministério, pois você irá enfrentar e lidar com várias dificuldades e tribulações.

 

 

Por que considerar essas etapas e respeitá-las?

Porque não podemos servir ao Senhor de qualquer forma. O Senhor nos chama, mas também nos capacita, assim como ele fez com Noé, Moisés, Davi, Samuel, Eliseu, Paulo, Timóteo, os Apóstolos, etc.

O tempo de preparo é fundamental! O campo missionário tem um ou vários idiomas, tem necessidades físicas e sociais, tem vários grupos sociais, etc. Tudo isso e muito mais você terá que lidar e se relacionar. E para alguns ou para muitos, algumas questões como infanticídio, terrorismo, idolatria e outras questões podem ser muito traumatizantes a primeira vista ou difíceis de lidar, então prepare-se melhor e respeite as etapas. Pois até mesmo ao ser enviado para o campo missionário, você ainda passará por outras, como se adaptar a nova cultura, a distância da família, amigos e igreja de origem, questões socio-culturais, etc.

 

Para servir como missionários, você não pode ir de qualquer jeito ou forma. Você precisa se preparar, pois muitos vão sem preparo nenhum e se dão muito mal, outros retornam em poucos meses ou diante das primeiras dificuldades ou não se prepararam devidamente para o local onde iriam atuar.

Experimente conversar com seu pastor e com missionários experientes, ouça o que eles tem a dizer, ore por eles e com eles (e também por você mesmo) e aprenda com eles tudo e quanto você puder. E também participe de uma viagem missionária de curto prazo a nível local, regional, nacional ou internacional.

Desejo desde já sucesso e bênçãos sobre a sua vida. Sabendo que o mesmo Senhor que chama, continua sendo o mesmo que capacita, supre suas necessidades e envia, além de cuidar durante sua jornada ministerial.

 

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”                                                                  Romanos 10:14-1a

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s