7 Lições que aprendemos com nossos pais

agradecimento-de-filho-para-o-pai-parte-2-5

Texto-Bíblico: 1 Reis 2:1-2

O que sabemos sobre masculinidade aprendemos com nossos pais. Ou com os que nunca tiveram um pai presente em suas vidas (ou que o perderam muito cedo) aprendemos com outros homens aos quais admiramos ou são próximos a nós, como por exemplo: outros familiares, professores, pregadores, treinadores, amigos, etc.

Com eles podemos aprender várias lições, mas dentre elas as principais podem ser essas 7 lições, que todo homem, de forma intencional ou não, transmite aos seus filhos e meninos aos quais influencia de perto.

Vejamos Quais são:

O que significa SER HOMEM (1 Reis 2:1-2)

Todo menino no decorrer do seu crescimento e desenvolvimento mental, físico e social aprende a como ser um homem, observando como pensa, sente, fala e agem os demais homens ao seu redor, principalmente o seu pai.

Nesse ponto o exemplo é tudo! Aqui as palavras devem andar alinhadas as suas ações.

Infelizmente, todos nós temos falhas e pecados, aos quais nossos filhos podem acabar imitando também, assim como eles observam  em nós. Basta vermos o péssimo exemplo de abraão para isaque, o rei davi  e seus filhos, o rei  Salomão e roboão, o sacedorte eli e seus filhos hofni e finéias, o profeta Samuel e seus filhos, etc (Gênesis 20 e 26/ 2 Samuel 13/ 1 Reis 12/ 1 Sm 2:12-36 e 8:1-3).

Como tratar uma mulher (2 Samuel 13)

Maridos aprendem a como tratar suas esposas principalmente observando os próprios pais. E também, no modo como seus pais permitem que eles tratem suas próprias mães na infância e juventude. Ou seja, o modo como seu pai tratou sua mãe e, também como você mesmo trata sua mãe e mulheres da sua família, influenciará o modo como você vai tratar uma namorada, noiva e esposa, assim como também suas amigas e colegas de trabalho ou escola.

Uma Forte Ética do Trabalho (2 Tessalonicenses 3:6-15)

Com nossos pais temos a oportunidade de aprender uma profissão ou descobrir a paixão por uma ou outra vocação. Além de aprender uma profissão, podemos aprender também com eles o valor do trabalho e como ele dignifica o homem. Por meio do trabalho confiamos e vemos a providência de Deus para com nossas vidas e famílias, mas também podemos servir a Deus e as demais pessoas como mordomos de tudo o que Ele nos tem concedido.

Afinal de contas, fomos feitos para o trabalho! Basta ver que o trabalho vem antes da queda (Gn 1:27-3:20) e permanece nos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:21-27). O trabalho é uma bênção e por meio dele, o homem pode plantar e colher inúmeros frutos pessoais e profissionais.

Bom Senso (Provérbios 1 )

Os pais tem a oportunidade de ensinar seus filhos a como viverem uma vida melhor, agindo com sabedoria e inteligência. Infelizmente, nos lares onde o pai é ausente, os filhos acabam por fazerem péssimas escolhas para as suas vidas. Se envolvendo de uma forma maior com drogas e a criminalidade, em comparação aos que tem seus pais presentes em suas vidas.

Sistema de Valores (Provérbios 3:21-35)

Aqui estão as lições sobre o que é certo e verdadeiro em oposição ao que é errado. Infelizmente, o mundo tem influenciado cada vez e por diversos meios os homens das próximas gerações, mas os pais ainda são a sua principal influência e formador do valores bons ou ruins em seus filhos.

E ai quais valores, iremos ensinar aos nossos filhos?

Integridade (Rute 2-4, Boaz)

Neste ponto falamos de caráter. O fato de sermos bons pais não garante que nossos filhos venham a ser pessoas corretas, mas o sermos maus pais frequentemente significa que eles vão se sair mal. Se você hoje é um excelente homem, muito provavelmente aprendeu a ser com o seu próprio pai ou outros homens de boa influência.

Herança Espiritual (Deuteronômio 6:1-9 e 11:1-32)

Alguns pais ensinam seus filhos espiritualmente por meio de lições informais. Outros leêm histórias bíblicas antes deles dormirem. Talvez apenas alguns poucos planejam a educação espiritual de seus filhos intencionalmente, como o culto doméstico.

Comece com o seu próprio exemplo e a partir disso, use diversos meios possíveis para passar  o bastão da fé para a próxima geração, como numa corrida de revezamento.

 

Essas são ricas e importantes que podemos e passaremos para os nossos filhos, sabendo ou não disso. O que os influenciará durante toda a sua vida e também de seus filhos. Decida hoje a intencionalmente começar a ensinar cada uma dessas lições para seus filhos de uma maneira bíblica e cristã.

Diversos homens de Deus tiveram suas vidas poderosamente marcadas por um legado de fé e piedade por parte de seus pais (e mães também), na Bíblia podemos ver o profeta Samuel e João Batista. E na história do cristianismo, temos Jonh Wesley.

Como você tem ensinado essas lições para seus filhos?

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s