Internet: Todo cuidado é pouco!

familia-cib

Texto-Bíblico:

Vivemos os chamados tempos modernos ou da pós-modernidade. E com ele vieram vários avanços tecnológicos, econômicos e sociais. Mais também aumentaram alguns problemas e ao mesmo tempo surgiram novos desafios.

Um desses avanços foi a Internet, porém ao mesmo tempo em que trouxe inúmeros benefícios, também abriu muitas oportunidades para que diversos tipos de crimes sejam cometidos (pedofilia, roubo, tráfico de drogas, armas e seres humanos, difamação e calúnia, etc.), dentro ou fora do mundo virtual.

Mas não é somente o problema dos crimes que perturba o mundo virtual, também existe os boatos e falsas notícias que causam prejuízos e danos á pessoas e empresas inocentes, exposição de fotos e vídeos íntimos de terceiros, plágios de obras artísticas, etc.

Então, todo cuidado é pouco!

Visando se proteger desses e de outros tantos perigos, aqui vão algumas dicas:

Quanto a Você mesmo

– Aprenda a usar cada ferramenta do seu smartphone (ou celular) ou computador, bem como aplicativos e suas configurações.

– Aprenda mais sobre como funciona a internet, as redes sociais e mídias digitais. E a como se proteger melhor.

– Saiba mais sobre temas como pedofilia, crimes cibernéticos, pornografia, jogos em rede (ou online), gírias usadas na internet e outros temas relacionados ao mundo virtual. Pois isso poderá lhe ajudar bastante de diversas formas, bem como enriquecer suas conversas com seus filhos. Existem ótimos materiais para lhe ajudar a como lidar e conversar com sua família sobre cada um desses temas, sejam pregações, livros, sites, etc.

 

Quanto ao E-mail

– Use a verificação em duas etapas. Pois toda vez que você, quiser acessar seu e-mail, uma mensagem será enviada para o seu celular com uma outra ‘senha‘ de verificação de que é você mesmo que está tentando acessar o seu e-mail e, não outra pessoa.

– Não compartilhe sua senha com ninguém.

– Não abra mensagens de pessoas ou sites desconhecidos (Spams), pois podem conter vírus, com o objetivo de invadir seu computador ou smartphone para roubar informações pessoais e importantes, como por exemplo: dados bancários, documentos, etc.

– Não envie dados pessoais por e-mail.

Quanto as Redes Sociais

– Não poste de jeito nenhum: Informações pessoais! Como por exemplo, seu nome completo, RG, CPF, telefones, endereço, local de trabalho, etc. Não convém de jeito nenhum a esse ambiente, essas informações!

– Evite postar fotos e vídeos que mostrem detalhes de sua casa ou trabalho. Isso pode causar vários problemas para você, desde um roubo em sua casa até uma demissão por justa causa em relação ao seu trabalho.

– Desative o recurso de localização. E não o use nas suas postagens.

– Tirou uma selfie, gravou um vídeo, etc? Então, poste algumas horas ou dias depois.

– Preserve a sua vida. Redes sociais não é ambiente familiar ou amigo, expor sua vida demasiadamente nas redes sociais pode trazer vários problemas para você e sua família.

 

Quanto aos boatos e notícias

– Procure saber a fonte de tudo o que você vê ou compartilham com você. Se não tem fonte, não vale nem a pena acreditar. E tendo ou não a fonte, sempre pesquise em sites confiáveis.

– Só compartilhe o que for VERDADE! E com fonte, comprovação e útil para as demais pessoas com quem você deseja compartilhar.

– Fica como dica para pesquisar boatos e notícias, visando saber a sua veracidade, os sites: E-Farsas e o Boatos.Org, além claro dos diversos portais de notícias nacionais e estrangeiros (G1, R7, CBN, Jornais municipais ou estaduais, etc.)

 

Quanto aos seus filhos ou crianças da família

– Faça uso de aplicativos e softwares que visam vigiar ou controlar o que a criança acessa, com quem conversa, sua localização, dentre outras informações que podem ajudar a evitar crimes como pedofilia, sequestro, roubo, etc.

– Converse sobre os perigos existentes no mundo virtual, bem como as formas de se proteger e denunciar. Não adianta aplicativos e tudo o mais de tecnologia, se você não cuida e prioriza o fator humano – seus filhos e família.

– Tenha cuidado com as amizades do mundo real, mas também e principalmente com as amizades do mundo virtual. O que existem de perfis falsos (ou fakes) ou mesmo adultos se passando por crianças e adolescentes, não são poucos.

– Evite que seus filhos tenham TV e Computador dentro do quarto. Pois além dos perigos do mundo virtual, a presença da TV e um computador no quarto de seus filhos, podem afastá-los do devido e saudável convívio familiar e social com amigos.

 

 

Essas são apenas algumas dicas para lhe ajudar a se proteger, bem como aos seus filhos. Irei deixar alguns links abaixo, para você melhor se aprofundar nessa questão. Desde já agradecemos e se cuidem.

 

https://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/curiosidades/10-maneiras-simples-de-proteger-seu-computador.html#rmcl

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150320_golpes_internet_protecao_fn

http://www.bbc.com/portuguese/geral-39010115

 

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s