Por que um pequeno grupo para Homens?

rezandohomensigreja

Texto-Bíblico: Mateus 4:18-22

 

Pode-se perguntar por que um pequeno grupo para homens é diferente de um pequeno grupo para mulheres ou, na verdade, de qualquer outro pequeno grupo. Afinal, no fundo, qualquer ministério ou atividade dentro de nossas igrejas, quando feito em serviço ao Senhor, é o mesmo independentemente do gênero (homem e  mulher), idade ou etnia do indivíduo que serve.

Um pequeno grupo de homens é a busca ativa por parte de homens para se relacionarem com Deus, com a Sua Palavra e com outros homens com o propósito de ganhar, ajudar e treinar uns aos outros para Cristo.

Uma coisa é certa – Deus vai usar o coração e a vida de qualquer um que escolha estar disponível para Ele. A Bíblia diz: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Esta é a Grande Comissão dada pelo próprio Jesus Cristo. Por outras palavras, Jesus Cristo está comissionando os Seus seguidores a irem pelo mundo inteiro para gerar crentes. Esta é uma grande missão.

Isto levanta uma questão. Como é que geramos crentes? Um ministério (ou pequenos grupos) de homens pode capacitar um homem a compreender melhor o seu chamado e como alcançá-lo? Um pequeno grupo de homens pode desafiar um homem a crescer intelectual, emocional e espiritualmente? Pode ensinar um homem a manter-se sexualmente puro? A resposta a estas questões é um sonoro SIM!

 

Por que começar um pequeno grupo? E por somente para homens?

Pelos mesmos motivos anteriormente e, especialmente por ser uma estratégia adotada desde os tempos da Igreja Primitiva até hoje, seja com o nome de pequeno grupo, célula, culto no lar, igreja no lar, grupo pequeno, etc. E também pelo os motivos que citaremos abaixo.

E um pequeno grupo para homens, visa conduzir a Cristo, bem como treinar, discipular, orientar e ajudar cada homem a se tornar conforme a Imagem e Semelhança de Jesus Cristo. Atendendo necessidades e anseios específicos dos homens e, que em um grupo misto com homens e mulheres ou  adultos e jovens não seriam atendidas devidamente.

 

– Evangelismo e visitas. Conquistar uma criança, mulher ou jovem para Cristo é totalmente diferente de se alcançar homens para Cristo, pois segundo pesquisas americanas: alcançar homens para Cristo é alcançar famílias inteiras para Cristo.

– Discipulado Cristão. Aqui temos a oportunidade de discipular os homens de nossas igrejas de uma maneira poderosa e próxima a cada um deles.

– Mentoria. Podemos ensinar, orientar, treinar e preparar os homens de uma maneira melhor e personalizada para os mais diversos assuntos da vida, como por exemplo: vida profissional, casamentos, estudos, saúde, família, igreja, liderança, etc. A relação de mentoria (ou ombro a ombro) se torna não somente possível, mas muito mais direta e fácil.

– Prestação de Contas. Em um pequeno grupo para homens, eles podem desabafar sobre os mais diversos assuntos de suas vidas, confessar seus pecados e tentações e compartilhar testemunhos e avanços.

– Aprofundar relacionamentos dentro da Igreja. Através dos pequenos grupos, podemos começar novas amizades, bem como aprofundar as amizades já existentes. Pois no contexto de pequenos grupos, nos tornamos mais próximos uns dos outros, como em uma família.

Além das necessidades e assuntos especifico da vida do homem: profissões, sexualidade, tentações, medos e preocupações, relacionamento conjugal, criação de filhos, vida de solteiro, etc. Bem como encorajamento e edificação mútuas entre os homens.

 

Como começar?

Comece falando com o seu pastor e liderança da igreja onde você congrega. E em seguida convide os homens de sua igreja a se envolverem e fazerem parte de um pequeno grupo para homens.

Quando isso tiver sido determinado, necessitará criar líderes que captem a visão e o ajudem a orientar um potencial exército de homens para uma relação mais profunda com o Senhor.

O apoio e auxílio de seus líderes eclesiásticos fará toda a diferença nesse trabalho.

 

Dicas e considerações

Gostaria de fornecer algumas dicas e considerações baseados na minha experiência e vivência em igrejas que trabalham com pequenos grupos e ministérios com homens. Afinal de contas, não podemos começar e realizar esse trabalho de qualquer jeito.

 

– Realize os encontros, uma vez na semana. Em um horário e local que a maioria possa participar.

– Duração: de 30 min até 1h30 no máximo. Não prolongue demais os encontros do pequeno grupo, pois além de dispensar a atenção dos presentes, tem a hora de cada um chegar em casa, no dia seguinte descansar ou ir trabalhar, a saúde de algum integrante, etc.

– Realize sempre que possível um momento de lazer. Pode ser somente com os membros do pequeno grupo de homens, ou também com seus familiares, ou outros amigos. Como por exemplo: Um passeio, jogar bola, caminhar e correr, um churrasco, um cinema em casa, ou ir ao cinema, etc.

– Dediquem tempo para orar e interceder uns pelos os outros. Isso é muito importante, seja nos encontros semanais dos pequenos grupos, seja na vida particular de cada um de vocês.

– Preservem a privacidade uns dos outros (Provérbios 11:13). O que for compartilhado no grupo, fica somente no grupo. Não compartilhe o que você ouve no pequeno grupo de homens com sua mulher, parentes, homens que não fazem parte do pequeno grupo, membros da igreja, etc. Pois como os homens confiarão uns nos outros para se abrir? Confessar seus pecados e tentações? Desabafar dificuldades?

– Multipliquem os grupos e dividam os grupos muito grandes. A idéia são pequenos grupos de até 10, 12 ou 15 homens. Pois é uma quantidade fácil para se administrar e liderar.

 

 

A iniciativa de começar pequenos grupos para homens em sua igreja local fará toda a diferença na igreja como um todo, pois estaremos trabalhando e cuidando de famílias inteiras, bem como igrejas, empresas, comunidades e cidades. Pelo o simples fato de discipular homens para Cristo.

Ao cuidarmos de um homem, estaremos cuidando também de sua família, igreja, empresa, comunidade, cidade e nação.

 

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s