Qual a linguagem de amor de sua esposa?

50_maneiras_de_dizer_eu_te_amo

Texto-Bíblico: Efésios 5:22-33

 

De que forma sua esposa se sente mais amada por você?

Você, já parou para pensar e observar isso?

Em uma das minhas leituras, mas especificamente do livro As cinco linguagens do Amor, de Gary Chapman. O autor trata sobre cinco linguagens que ele pôde descobrir através de seus atendimentos pastorais e pesquisas, pelas quais todos nós, homens ou mulheres nos sentimos amados e valorizados. E cada uma dessas linguagens se aplica a qualquer relacionamento humano, seja o casamento, família, amizade, namoro, pais e filhos, etc.

E que linguagens são essas?

As cinco linguagens do amor, melhor explicadas pelo o autor em seu livro, são:

– Palavras de afirmação. Elogios, sugestões, encorajamento, conselhos, etc. Tudo o que conduza, influencie e motive as pessoas que amamos a se tornarem pessoas melhores.

– Tempo de Qualidade. É o tempo junto com quem amamos, seja em uma refeição a mesa, num parque de diversões, assistindo um filme, conversando um com o outro, etc. Dedicando atenção e foco na pessoa e no momento.

– Presentes. Aqui não tem muito o que se falar, pois podem ser qualquer tipo de presentes, seja os feitos por você mesmo ou comprados para presentear alguém.

– Toque Físico. Abraço, aperto de mão, toque, sexo, beijo, andar de mãos dadas, etc. Tudo o que se expresse de maneira física, buscando demonstrar afeto, carinho e amor.

– Serviço. Lavar pratos, ajudar nas tarefas domésticas, cozinhar, oferecer ajuda prática em diversos assuntos, cuidar de ferimentos ou outras necessidades físicas de quem amamos, etc.

 

Cada um de nós, novamente sejam homens, mulheres, idosos, adultos, jovens e principalmente crianças vivenciam algumas dessas linguagens muito fortemente em seus lares e convívio familiar.

Uns vivenciam muito mais as palavras de afirmação por parte de seus pais para com eles, outros o tempo de qualidade, ou os presentes, etc. Normalmente, pelo menos duas linguagens  de amor são predominantes em nós homens e nas nossas esposas.

Eu por exemplo, pude receber amor e afeto por parte da minha mãe, principalmente através das palavras de afirmação. Já para minha esposa, foram o tempo de qualidade e o toque físico. Todos temos uma linguagem de amor dominante em cada um de nós e diferente um do outro.

Da mesma forma, cabe a nós homens entendermos e percebermos melhor a que tipo de linguagem nossas esposas respondem melhor e se sentem amadas. Escreverei um artigo para lhe ajudar a identificar qual a linguagem de amor dominante nela, nesse artigo vamos focar em porque devemos conhecer a linguagem de amor de nossas esposas.

 

Sabendo quais são as cinco linguagens de amor principais e pelas quais todos nós demonstramos amor, afeto, consideração, carinho e paixão por quem amamos. Então, segue-se  a pergunta:

Por que devemos descobrir qual a linguagem de amor de nossas esposas?

Como dito anteriormente, sua esposa cresceu e viveu em uma família onde ela foi amada e cuidada por seus pais, através de uma ou duas das cinco linguagens de amor citadas acima. Ou seja, isso fez parte da sua vida desde o seu nascimento até a fase em que vocês estão hoje, como casados e constituindo uma nova família.

Isso faz parte da personalidade dela. E vai fazer também parte da forma como ela vai lhe tratar, se sentir em relação a você e como vai cuidar de seus filhos.

Muitos maridos erram por demais em focar apenas em uma dessas linguagens (mesmo sem conhecê-las), ou dar uma certa atenção a prática de todas elas ao mesmo tempo. Não podemos ser nem oito, nem oitenta (nem um oposto, nem outro). Devemos ter o equilíbrio e maturidade na busca diária de conhecer e amar nossas esposas assim como elas são e como o Senhor nos deu.

Ao ler o livro As Cinco Linguagens do Amor e conhecer melhor cada uma delas, bem como refletir melhor sobre a veracidade prática delas em minha vida e relacionamento amoroso e familiar. Pude entender melhor a minha esposa, bem como meus sogros. Pude descobrir novas formas de demonstrar amor e afeto por ela, além de simplesmente fazer sexo ou pagar as contas da casa.

Entender e praticar a linguagem pela qual a sua esposa se sente mais amada e valorizada irá contribuir para melhorar o seu relacionamento, bem como seu lar e formação dos seus filhos. Isso vai além de somente demonstrar amor para com sua esposa, pois ao amá-la, você contribui para a saúde e maturidade espiritual, emocional, social e física de seus filhos.

Nós homens cristãos, somos chamados em Cristo Jesus a sermos como Ele mesmo é para com a Igreja. Servir, amar e cuidar de nossas esposas. E para melhor servir, amar e cuidar é preciso conhece-las muito bem, com certeza é uma tarefa árdua e difícil, mas que vale a pena e que também glorifica a Deus.

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s