E QUANDO A FALTA DE AMADURECIMENTO SE TORNA UMA SÍNDROME?

PETER PAN2

 

O medo de ter responsabilidades é uma doença séria que ainda não é muito difundida. Quem já ouviu falar da Síndrome de Peter Pan? Pois é, o menino sonhador que tinha medo de se tornar adulto não fica apenas nas páginas do livro infantil, isso acontece também na vida real.

Os Peters da vida são, na maioria dos casos, atingidos pelo gênero masculino, de acordo com o Núcleo de Apoio Psicológico. As pessoas afetadas por esse problema apresentam traços de personalidade imaturos e narcisistas, dependendo sempre de outras pessoas.

Além disso, são um tanto quanto irresponsáveis e apresentam ansiedade durante a maturidade sexual.

Na bíblia, em 1 Coríntios 13:11, Deus nos quer  passar que “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”. Este versículo expressa, sabiamente, sobre a importância em crescermos, não somente quando se trata de idade, mas, sobretudo, quando refere-se a sabedoria intelectual, a maturidade da mente.

O Pai sabe da nossa dificuldade em subir os degraus e crescermos conforme as circunstâncias, porém, há pessoas que sofrem ainda mais com esse processo. Uma das possíveis causas para isso acontecer está dentro do núcleo familiar. Os pais podem não saber lidar, ao certo, com pontuais situações e, por precaução, acabam por “mimar” seus filhos, que passam a se acostumar com esse cotidiano. Lembrando que esta pode ser apenas uma das causas.

Portanto, quando pararmos para olhar ao redor vamos perceber que a síndrome de Peter Pan não está tão longe de nós. Podemos identificar traços desse distúrbio em pessoas da família, por exemplo. Mas enfim, somente um profissional da área da saúde pode avaliar cada caso. Existe também um transtorno que pode estar relacionado a esse, que é o Complexo de Wendy. Ficou curioso sobre esse caso? O convidamos a fazer perguntas aqui neste post. #florê  #ministerioflore  #sindromeDePeterPan  #imaturidade  #medo  #crescer  #adulto  #deixarAsCoisasDeMenino

Texto do Ministério Florê, publicado com permissão.

@MinistérioFlorê (No Instagram)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s