Ansiedade e a Palavra de Deus

269773.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Somos tencionados a todo momento a viver segundo as nossas próprias necessidades enquanto somos chamados por Deus para vivermos segundo os Seus propósitos.

As Escrituras nos ensinam que a ansiedade, na maioria dos casos, está baseada nas nossas necessidades (Mateus 6:25-34). Quanto mais preocupados em suprirmos nossas necessidades, mais ansiosos tendemos a ser. E isso ocorre em todos os níveis de necessidades.

Maslow, um grande psicólogo, criou uma teoria hierárquica das necessidades humanas, sendo resumidamente dividida em:

1) Necessidades Básicas, como comida, roupa, repouso, moradia e segurança;

2) Necessidades Psicológicas, como relacionamentos e estima;

3) e a Necessidade de Auto Realização, que consiste na realização pessoal.

Com base nessa teoria de necessidades, a Palavra e o contexto atual, podemos dizer que tendemos a ficar ansiosos quando a crise aperta e já não sabemos como pagar as contas, o que comeremos, o que teremos para usar, ou até mesmo se teremos dinheiro para o aluguel.

Tendemos a ficar ansiosos quando a nossa segurança de moradia, de emprego, de família, de saúde estão desestabilizadas. Quando nossos relacionamentos familiares, amorosos e círculo de amigos estão enfraquecidos. Quando a nossa estima já não está tão alta e não temos o reconhecimento que gostaríamos. Quando não alcançamos a nossa auto realização.

São muitos os momentos em que tendemos a nos deixar levar pela ansiedade das nossas necessidades, mas, como agir então? Como cristãos, Deus nos ensina a buscarmos primeiramente o Seu Reino e a Sua Justiça, pois as demais coisas nos serão acrescentadas.

Além disso, em Filipenses 4:6 o Apóstolo Paulo nos ensina a tornar conhecido de Deus nossas aflições e ansiedades em oração. Assim, a paz que excede todo o entendimento guardará nossos corações. Se hoje você está ansioso quanto a qualquer uma de suas necessidades, te faço um convite: converse com Deus em oração e entregue a Ele essa ansiedade. Não é fácil – mas vale a pena!

#ansiedade  #estudobiblico  #Deus  #Maslow  #oração

 

Texto do Ministério Florê, publicado com a devida permissão.

@MinistérioFlorê (Instagram)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s