Por que temos poucos artistas cristãos?

ator-cristao-denzelwashington-sucesso-fruto-sua-fe

 

Texto-Bíblico: Êxodo 31:1-11; 35:30-36:1

Essa pergunta, bem como as minhas respostas a ela surgir devido a uma triste realidade que vejo no Brasil, mas também no mundo todo – a ausência quase que completa de cristãos no mundo das artes.

• E quando me refiro a mundo das artes, me refiro a todos os tipos de artes, seja desde a área musical (bem comum a nós cristãos) até o cinema, dança, teatro, literatura, fotografia, graffitagem, artes plásticas, artesanato, pintura, revistas em quadrinhos, animações, etc.

Infelizmente, vemos muitos e cada vez mais cristãos na música e alguns no cinema e em novelas. Mas pouquíssimos ou mesmo nenhum nas demais formas de expressão artística. Diante do relato bíblico da Criação dos Céus e da Terra em Gênesis 1-2, bem como ao nos falar sobre Cristo – a Multiforme Sabedoria e Graça de Deus (Efésios 3:10-11/ 1 Pedro 4:10), fico a pensar cadê os homens (bem como mulheres) cristãs produzindo arte que expressa a multiforme sabedoria de Deus e manifesta sua multiforme Graça em todos os sentidos, cores, notas, ângulos, perspectivas, momentos, palavras, números, imagens, etc?

 

Creio que cada pessoa é dotada por Deus com dons, talentos e capacidades únicas e especiais dadas por Ele mesmo de maneira a lhe rendermos Glória, Honra, Louvor e Adoração. E que devemos usar essas dádivas dadas por Deus tanto dentro da igreja, quanto fora dela, ou seja no mundo criado por Deus para Glorificá-lo e proclamar o Evangelho.Somos ricos nas mais diversas formas de expressões musicais, mas pobres nas demais manifestações artísticas. Creio que isso ocorre por diversos sentidos:

 

– Falta de conhecimento bíblico. Quanto vamos além da medíocre leitura superficial da Palavra de Deus e mergulhamos de coração, mente e tudo o mais em seu estudo, leitura e obediência. Passamos então a viver uma vida que vai além de somente fazer o que é certo diante de Deus, no sentido de que passaremos também a expressar nossa adoração, gratidão e louvor ao Senhor, por meio do que fazemos (Artes, Ciência, Negócios, Família, Trabalho, etc) com nossas mãos, pés, boca, corpo e vidas.Criando e produzindo diversas coisas das mais variadas formas e momentos para Glorificar, Bendizer, Exaltar, Adorar, Louvar, Agradecer e Proclamar os feitos do Senhor e o nosso Amor por Ele. Consequentemente transmitindo sabedoria e graça através do que fazemos e somos;
– Desconhecer a vontade do Senhor para as nossas vidas. E isso ocorre devido a uma vida pobre ou miserável de oração e estudo bíblico, bem como de comunhão com a Igreja de Cristo. Busque intencionalmente descobrir mediante oração e estudo da Palavra de Deus, qual a vontade de Deus para a sua vida. Avalie por si mesmo e com outros, quais os dons e talentos que o Senhor lhe deu? O que você faz com excelência e alegria?
– Dividir a vida entre “sagrado” e “secular”. Uma dicotomia infeliz e antibíblica, já que divide e menospreza  a multiforme sabedoria de Deus. Tratando umas coisas como santas, boas e úteis. E as demais como profanas, más e inúteis. A única “coisa” que é oposta a Deus e sua Palavra é o pecado, a desobediência e a mentira. Todas as coisas criadas, foram criadas boas e para renderem Glória ao Criador (Gênesis 1-2/ Atos 10/ Rom.1:19-20/ 1 Corintios 8:1-8/1 Timóteo 4:1-5)

 

– Acreditar que a arte é neutra. Ou mesmo muda, no sentido de não falar, não transmitir uma mensagem, valores e influência. Através das artes, os artistas falam, protestam, denunciam, homenageam, se expressam, criticam, elogiam, mostram algo, influenciam, manipulam, etc;

 

– Não “se vive de arte”. Isso é uma imensa mentira, pois qualquer tipo de arte pode e sempre tem algum valor financeiro e social. Ou seja, artistas não são vagabundos e sim trabalhadores. Pois transformar algo comum (letras, números, cores, notas musicais, pedras, madeira, etc) em coisas extraordinárias;

 

– Limitar a arte aos museus ou exposições. Quando na verdade, as expressões artísticas vão além desses espaços nos cercando por todos os lados e fazendo parte de nossas vidas, mesmo que não percebamos. Desenhos animados, novelas, livros, fotografias, músicas, graffitagens ou grafites, roupas, tapetes, logomarcas, carros, prédios, revistas em quadrinhos, filmes, séries, vídeos no youtube e clipes musicais são somente algumas das milhares e milhares de formas em que expressamos e temos contato diariamente com a arte em suas mais diversas formas;

 

– Limitamos a ação de Deus as quatro paredes de nossas igrejas. Criamos e produzimos músicas, peças de teatro, jograis, livros, artes gráficas e outras coisas somente para usarmos dentro da igreja e para a igreja. Deus pode falar e fala através de diversos meios, como livros, filmes, músicas, sonhos, peças de teatro, novelas, descobertas cientificas, etc.   *Nossa base segura e eterna para conhecer, entender e viver a Vontade de Deus para nós é a sua Palavra – a Bíblia.

 

– Desconhecer (ou ignorar) excelentes referenciais cristãos de arte. Graças a Deus temos diversos homens e mulheres que viveram o chamado de Deus para usar as artes para a sua Glória e Louvor. Temos como bons exemplos: Jubal e Tubalcaim (Na Bíblia), Bezalel e Aoliabe (Na Bíblia), Dorcas (Na Bíblia), o Rei Davi (Na Bíblia), Kevin Sorbo (ator, produtor e diretor cristão), David A. R. White (ator, diretor, produtor, roteirista, escritor e empresário cristão), C.S.Lewis (Escritor de As Crônicas de Nárnia), Jonh Bunyan (pregador e escritor de O Peregrino e A Peregrina), Mauricio Zagari (escritor de O Enigma da Bíblia de Gutemberg e outros), Marcus Nati (Desenhista, Ilustrador e criador da Fanpage Bíblia Brother Arte), Ministério de Teatro Cristão Jeová Nissi, Das novelas com temáticas bíblicas-cristãs da rede record de televisão, dentre tantos outros no mundo todo;

 
– Ignorar ou não perceber o uso maligno da arte (João 10:10/ 2 Cor 2:11). Isso mesmo, a arte também pode e tem sido usado pelo o diabo, seus demônios e seguidores infelizmente. Temos ai como exemplo disso: as músicas de funk que alimentam uma cultura de estupro e desvalorização da mulher; as novelas, minisséries e filmes produzidos pela Rede Globo de Televisão (bem como outras emissoras também); Filmes de terror e pornográficos; clipes musicais e músicas de pessoas como Pablo Vittar, Anitta, Lady Gaga e outros; exposições do Queermuseum na cidade de Curitiba e Rio de Janeiro; blocos de carnaval; desenhos da Disney, onde encontramos espiritismo, magia, adivinhação, conversa com os mortos, etc. Os exemplos do uso que o diabo faz da arte pra matar, roubar e destruir vidas é imenso.

 

Recentemente pude ler o livro da Jocum “ O Livro que transforma nações”, de Loren Cunningham. E numa parte muito interessante ele aborda como fruto de um momento de oração ao Senhor e reflexão as 7 áreas de influência para podermos evangelizar e discipular as nações, que são elas:

– Família – o lar;

– Religião- Igreja e Missão;

– Educação – escolas e universidades;

– Celebração – artes, esportes e entretenimento;

– Comunicação social – mídia;

– Economia – negócios, comércio, ciências e tecnologia;

– Governo – Política

 

 

Creio com todo o meu coração e mente que conforme as Escrituras Sagradas é vontade de Deus que nós cristãos atuemos em cada uma dessas áreas de maneira pró-ativa, criativa e crescente.  Nesse texto de hoje, tratei do mundo artístico.Oro e desejo que o Senhor levante homens e mulheres que sejam excelentes artistas cristãos. Quer sejam eles atores, músicos, escritores, grafiteiros, pintores, fotógrafos, artistas plásticos, etc. E que manifestem a sabedoria de Deus transmitindo Graça através de tudo o que criam, moldam e fazem como expressão artística.

 

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

(I Coríntios 10 : 31)

 

 

 

Em Cristo Jesus,

Filipe Paulo Christian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s