DEVOCIONAL 6

d7

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigí-la com espírito de brandura…”
Paulo aos Gálatas (6.1)

Escrevi, não há muitos meses atrás, um texto sobre um filme popular não cristão (mas considerado quase uma “pregação” para muitos evangélicos). Um texto enorme, na verdade. Não falaremos desse texto, mas de algo que aconteceu: ao ser compartilhado em uma página de um amigo, uma pessoa escreveu: “…parei de ler em ‘nada há ver’ (uma expressão que inseri no contexto de uma hipotética resposta ao texto)”. Sim: sem perceber, foi um “h” onde não deveria (talvez por causa do corretor automático).

Tal pessoa, desmereceu um texto gigante (de alguma páginas) em razão de uma palavra errada! E o pior, fez uma crítica pública desmerecendo não só o texto, como questionando a inteligência do autor!

É um tempo, em que muitos passam seus dias na caça de erros, falhas e deslizes de outras pessoas. Esse texto de Paulo, fala sobre a hipótese de uma pessoa ser surpreendida errando. Não é uma pessoa que errou, se arrependeu e confessou; é, na verdade, uma pessoa pega no ato do seu erro!

Geralmente, é ensinado a termos misericórdia e compaixão daquele que se arrepende do seu erro. Aqui, Paulo exorta a tratar com ‘brandura’ esse irmão pego em flagrante. No grego, essa expressão traz o significado de “gentileza” (πραυτητος).

Ser gentil, amoroso com o irmão em falta. O próprio termo ‘corrigi-o’ (καταρτιζετε), tem o sentido de ‘restaurar’.

Paulo está dizendo que, com um coração gentil, cheio do amor de Cristo, devemos ir ao irmão que caiu, e em amor, levá-lo a restauração!

Um homem de honra deve estar sempre pronto pra levantar o caído, restaurar o perdido, amar o errante! Não deve ficar a caça do erro dos outros. Mas se der de cara com algum:

“…mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão” (Mateus 18.15)

Felipe Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s