DEVOCIONAL 7

d8

NÃO SEJA COMO EFROM

Leitura bíblica: Gênesis 23.1.20

“Respondeu-lhe Efrom: Meu senhor, ouve-me: um terreno que vale quatrocentos siclos de prata, que é isto entre mim e ti? Sepulta ali a tua morta”
Gênesis 23.14 – 15.

Há alguns anos atrás, perdi um tio pra bebida. Foi uma morte trágica, muito, muito feia. A cirrose o destruiu por dentro! Lembro-me que, no enterro, estávamos apenas em 5 ou 6 pessoas (irmãos dele e um sobrinho). Uma cena muito triste! A bebida não apenas o levou à morte, como lhe tirou qualquer possibilidade de legado!

Estávamos baixando seu caixão, quando alguns agentes funerários vieram, e sem qualquer respeito por aquele momento de dor, tentavam nos vender um plano de manutenção do túmulo! Prometiam pacote completo: que a grama ficaria sempre aparada, que uma bonita lápide de mármore seria posta e que ela seria lustrada todos os dias! Tudo isso – claro! – por um valor mensal surreal!

Indignados, os dispensamos; mas de longe, fiquei lhes observando. Vi quando, aproximaram-se de uma jovem senhora, com um filho no colo, que enterrava seu falecido marido. E sem qualquer compaixão, vendiam-lhe aquelas facilidades. Penso ter visto, essa mulher em meio as lágrimas e gemidos, assinar algum contrato!

Efrom faz algo assim: Abraão, ainda dilacerado pela dor da perda de sua amada Sara, estrangeiro numa terra estranha, precisa de um lugar pra enterra-la com dignidade. Abraão não queria que fosse lhe dado de graça; em momento algum, usou do prestígio que tinha para conseguir alguma coisa. Desde o início, havia se proposto a pagar o valor que fosse pedido.

Jeremias comprou um campo (Jr 32.9) por 17 siclos, e o monte de Samaria foi comprado por Onri por 2 talentos (II Rs 16.24). Logo de cara, vemos que Efrom abusou da situação e pediu um valor muito acima do que valia. Claramente abusou da circunstância pra lucrar em cima da situação.

Entenda: em algum momento da sua vida, você terá a oportunidade de trapacear em algum negócio, de conquistar algum lucro indevido , de abusar da simplicidade de alguém; de aproveitar-se da fragilidade de uma circunstância qualquer!

Nesse momento, aquilo que você é, será confrontado por aquilo que você demonstra ser!

William H. Davis disse que: “As circunstâncias nas quais você vive determinam sua reputação; a verdade na qual você crê determina o seu caráter”

Não se esqueça: a verdade na qual você crê, leva a circunstância na qual você vive, à ser moldada por aquilo que você é; é o seu caráter gerando uma reputação de Honra!

Viva a Cultura de Cristo!

Felipe Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s