DEVOCIONAL 43

00-idolos-1080x675

Leitura: Êxodo 32:1-10 “Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós […]”
Êxodo 32:1

ÍDOLOS DO MÉTODO

Método. Métodos e mais métodos. Durante os anos 90, e principalmente apartir dos anos 2000, fórmulas e mais fórmulas foram apresentadas pra Igreja. Nomes e mais nomes foram dados a esses métodos, e cada um deles, elevados a condição de verdade única.
MDA, M12, Redes Ministeriais, Movimento Apostólico, Igreja Emergente, Igreja Relevante, Igreja Contemporânea, etc. Fórmulas que emprestam características uma das outras, mudam alguma perfumaria, e vendem toneladas e toneladas de livros.

Obviamente não sou contra os métodos de comunicação do evangelho adaptados a cada circunstâncias cultural. A verdade do Evangelho é una, mas há formas mais eficientes de comunicá-la em cada contexto. O grande problema está em elevar esses métodos a condição de Evangelho; a uma categoria, sem os quais, o próprio Evangelho perde sua eficácia.

Aqui, os israelitas se cansaram de esperar que Moisés trouxesse da presença de Deus, as prescrições pro culto, serviço e adoração. E por isso, resolveram – em sua impaciência – levantar ídolos, pra que olhando para eles, pudessem sentir-se seguros. Somos tentados a fazer exatamente isso! A fórmula bíblica para exposição das Escrituras, da comunhão, do evangelismo e discípulado, acabam parecendo ser aos nossos olhos “arcaicos” e “demorados”. E acabamos levantando diante de Deus, símbolos humanos, pra seguirmos e adorarmos.

Convido você a fazer uma reflexão, e observar o que na sua vida e Comunidade de fé, tem tentando tirado a primazia do Evangelho. Métodos vêm e vão, mas as boas novas da Salvação continuará para sempre! Pense nisso!

Felipe Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s