A prioridade dos cuidados com órfãos significa que devemos parar de ter filhos?

Novo-cadastro-de-adoção-tem-auxílio-tecnológico-de-Tribunais

Recentemente recebi um email de um leitor com uma boa pergunta. Como há tantos órfãos em nosso mundo, ele perguntou, e uma vez que os cristãos acreditam que cuidar desses órfãos em sua aflição é uma questão do evangelho – os casais cristãos devem conscientemente parar de conceber filhos e se concentrar em cuidar de órfãos?

 
É uma boa pergunta, que leva a sério as exigências do evangelho. Mas acredito que a resposta bíblica aqui é direta. Não, as famílias cristãs não devem intencionalmente limitar sua concepção de crianças por causa do cuidado dos órfãos.

 
As pessoas de Deus, parece-me, são perpetuamente atraídas para substituir uma ética “tanto / quanto” por uma “ou / ou”. Não me interpretem mal. A Escritura é muitas vezes “um ou outro”. Ou é Deus ou Baal, seja Jesus ou Mamon, seja Espírito ou carnalidade. Uma ética “ambos / e” em qualquer desses lugares leva ao desastre. Mas pense sobre a frequência com que uma ética “ambos / e” é destruída por um falso “ou / ou”.

 

A Escritura ensina graça e obediência, mistério e clareza, tanto a humanidade de Jesus como a divindade de Jesus, tanto no discipulado local quanto no global. missões. Escolher um em oposição ao outro leva a uma falsa escolha que acaba derrubando toda a conversa.

 
Fico feliz que este leitor veja o imperativo cristão de cuidar de órfãos e viúvas. Fico feliz que ele veja através da grade do evangelho de Cristo. Passei anos da minha vida pedindo essa visão. Mas proibir nossos corpos de conceber crianças não realiza realmente o que podemos supor que faz.

 
Família não é simplesmente uma questão incidental de biologia. A família é construída sobre um padrão já existente, o padrão do evangelho. É por isso que nossa adoção em Cristo significa que devemos nos preocupar com a adoção de crianças. O evangelho nos leva à missão, e a missão nos leva de volta ao evangelho. Esse padrão é missional, sim, mas o padrão também é encarnacional. Ambos importam.

 
A adoção, nas Escrituras, não forma um tipo diferente de família. Este não é um tipo de relacionamento totalmente único. Em vez disso, no evangelho, somos adotados “como filhos” (Rom. 8:15; Gl. 4: 5). Essa linguagem de “filhos” é realmente importante porque Deus já treinou a humanidade para reconhecer o conceito de pais e filhos, pais e filhos, e ele o fez por meio da procriação.

 
No início da história bíblica, Deus ordena à humanidade que “seja frutífera e multiplique” (Gn 1:28). Então Deus, quase imediatamente, nos leva as “árvores” das várias genealogias. O favor de Deus e a misericórdia de Deus são vistos no nascimento dos filhos, que as Escrituras consideram abençoar em todos os lugares.

 
Por quê? Bem, isso ocorre porque a procriação (como o casamento) é uma figura do evangelho. O amor de Deus por nós tomou carne na pessoa de nosso Senhor Jesus (João 1:14), uma Encarnação que nos leva a ser “gerados” como filhos de Deus (João 1:12; 3: 6-7). 1 Jo 5: 1). O amor entre Jesus e sua igreja é frutífero e se multiplica. Ele está diante de seu Pai, com seu povo, e proclama: “Aqui estou e os filhos que Deus me deu” (Hb 2:13).

 
A adoção só faz sentido à luz da procriação. Uma criança adotada é adotada em um conceito já existente, o de pais e filhos. As Escrituras usam ambos os arquétipos, o da adoção e o da procriação.

 
Se idolatrarmos a procriação, como se a família fosse meramente sangue, repudiamos o evangelho que nos salvou. Mas, se nos afastarmos completamente da procriação, a adoção não será mais adotada “como filhos”. A metáfora, então, atribui-se apenas a um arranjo de vida, não à família natural. A adoção é mais cosmicamente mais do que um arranjo vivo. A adoção de crianças faz sentido à luz da geração de filhos.

 
Antes de podermos cuidar de órfãos, devemos perguntar por que existem órfãos no mundo. A resposta inclui uma variedade de razões, desde o divórcio à pobreza, passando pela guerra até desastres naturais, e a lista continua indefinidamente. A melhor coisa que pode acontecer aos órfãos é que as crianças sejam bem-vindas e desejadas, sejam recebidas como Jesus sempre recebe crianças pequenas.

 
Antes de podermos amar as crianças como órfãs, devemos amar as crianças quando crianças.

 
A congregação que discipula seus próprios membros e cuida daqueles imediatamente ao redor, mas se recusa a unir-se a Jesus para alcançar os confins da terra não é uma igreja fiel. Da mesma forma, a congregação que envia missionários para todos os lados, mas se recusa a amar seus próprios vizinhos locais, é infiel. Em ambos os casos, um “ou / ou” leva a erro. Deve ser “ambos / e”.

 
Não acredito que as famílias cristãs devam permanentemente incapacitar sua capacidade de procriação. Mesmo fora das divergências cristãs sobre contracepção ou tamanho da família, todos podemos concordar que o nascimento dos filhos é retratado por Deus como bênção e não como fardo (Sl 127: 3).

 

Além disso, não devemos ver o potencial amor futuro por crianças nascidas como uma mercadoria escassa, que então deve ser tirada das crianças que adotamos ou adotamos. O amor não é uma mercadoria, e não é parcelado. O amor não é limitado e não é uma barreira para o ministério.

 
O amor “tudo suporta … tudo suporta” (1 Co 13: 7). Tenha bebês e ame seus bebês. Ministre aos órfãos, e ore pela sabedoria de Deus em como você pode cuidar melhor dos órfãos e viúvas em sua vizinhança e ao redor do mundo.

 
Sim, o casamento e a família inibem a liberdade que alguém tem de fazer certas coisas no ministério. O apóstolo Paulo celebra aqueles que abandonam a família por causa do ministério, mas isso, no exemplo apostólico, implica a renúncia do próprio casamento (1 Co 7: 1). Uma vez que há casamento, não se pode simplesmente separar as realidades conjugais em prol do ministério.

 
Pode ser que Deus não lhe dê filhos biologicamente e, ao contrário, os estimulará mais rapidamente em direção à adoção ou assistência social. Pode ser que Deus lhe mostre como dar as boas-vindas aos filhos tanto pela adoção quanto pelo modo mais típico. E pode ser que o seu amor pelas crianças que você recebe de nascença seja o sinal para sua igreja e seus vizinhos amarem os filhos e, assim, receber crianças órfãs.

 

É “ambos / e”, não “ou / ou”. Adotar para a vida não exige aceitar a faca.

 

Autor: Dr. Russell D. Moore

Traduzido por Filipe Paulo Christian

Fonte Original:
https://www.russellmoore.com/2017/02/14/priority-orphan-care-mean-stop-children/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s