DEVOCIONAL 60

d60

Leitura: Números 7:1-88 “No dia em que Moisés acabou de levantar o Tabernáculo, e o ungiu, e o consagrou e todos os seus utensílios, bem como o altar e todos os seus pertences, os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que haviam presidido o censo, ofereceram e trouxeram a sua oferta perante o SENHOR”
Números 7:1-3

 

DEDICAÇÃO

Não que eu seja muito velho, mais já tenho tempo de caminhada suficiente pra ter visto e participado de dezenas de reformas, mudanças e inaugurações de Igrejas. Foram realmente muitas. Hoje, as coisas estão excessivamente profissionais, e com isso, de certa forma impedindo, uma dedicação mais devocional do novo local a Deus.

 

Uma característica comum, era que, no dia da dedicação do local ao serviço de Deus, as famílias passavam o dia todo na igreja. Literalmente, juntavam as panelas, e comiam juntos, limpavam e organizavam o novo local juntos. Um irmão trazia uma planta pra decorar! outro trazia uma toalha (geralmente com versículo escrito) pra colocar sobre o púlpito. Outro corria pra comprar mais cadeiras. As necessidades iam aparecendo, e automaticamente, iam sendo supridas.

 

E esse costume (que perdemos) tem relação direta com o texto que lemos. Aqui, Moisés relembra do dia da dedicação do Tabernáculo, e como todo o povo se moveu pra honrar aquele dia. Não vou me ater as ofertas em si, mas sim, o que as motivou. Essa participação entusiasmada dos judeus eram a prova do reconhecimento da centralidade do Tabernáculo.
Isso nos diz muito sobre hoje, não é mesmo? A avareza e mesquinharia, é prova do distanciamento que foi se desenvolvendo entre o povo e suas comunidades de Graça. Não nos sobra mais tempo, nem dinheiro, nem forças, pra dedicarmo-as em prol da família de fé! Reflita hoje sobre o que o motiva! Veja se ainda há espaço para dedicação da sua vida, talentos e condições ao Reino de Deus.

Felipe Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s