DEVOCIONAL 80

d80

Leitura: Deuteronômio 27:11-26 “… E todo povo dirá: Amém!”
Deuteronômio 27:26

AMÉM

Não são raras as vezes, que vemos algumas pessoas usando quase de esoterismo com algumas palavras em hebraico ou grego, extraindo delas significados ocultos inexistêntes. No entanto, como todo cultura que tem sua língua traduzida pra outra, certas palavras – transportadas pra outro idioma – acabam não expressando toda a profundidade do seu significado. E entre essas, está a palavra “amém”. Amém, é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן (‘amen). Um advérbio que significa “verdadeiramente; realmente”. Usada frequentemente como uma declaração de que “assim seja”. A principal ideia por trás dessa palavra é a constância e a confiabilidade.

 

 

Mas também, “amém” é um acróstico em hebraico. Um acróstico é formado, quando usa-se cada letra pra formar uma palavra ou frase. Nesse caso, a sigla esconde em si a frase: “Deus, Rei, Fiel”, que em hebraico se lê “EL melekh Ne’eman” ( אֵל מֶלֶךְ נֶאֱמָן: ). Há uma riqueza muito, muito maior nessa curta palavra, do que o uso rotineiro dela em nossas igrejas e por nós.

 

Não dizemos apenas um “ok” quando a usamos; além de trazer o peso de como se estivessemos assinando um documento, nos comprometendo com aquilo que estamos respondendo, declaramos a soberania, vontade e controle de Deus sobre tudo. Ele é O Rei que é sobre tudo e todos, o único e eterno Deus, e a própria essência da fidelidade!

 

Moisés ordena aos filhos de Israel que se comprometessem com que estavam dizendo, colocando Deus como testemunha de cada maldição predita nesse texto. Deus é fiel à Si! Tanto, para abençoar aqueles que lhe honram de coração, como trazer o Seu juízo sobre aqueles que o desprezam!

 

Dá próxima vez que for dizer “amém”, pense bem, e veja se realmente se compromete com isso; não se esqueça: Cristo é o Amém de Deus! (Ap. 3:14)

 

Felipe Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s