DEVOCIONAL 85

d85

 

Leitura: Josué 7:1-26 “Não canse todo o exército, pois eles são poucos”.
Josué 7:3

 

ORGULHO

 

300 é um filme que faz uma releitura fictícia da Batalha de Termópilas durante as Guerras Persas. É emblemático o desprezo que o gigante império persa demonstrava pelos Estados gregos. O mensageiro chega com um pedido aparentemente inocente para Leônidas: “terra e água”, ele disse. Achavam, que aqueles espartanos estavam ansiosos – pelo medo – a se sujeitarem ao domínio de Xerxes. Ledo engano, que lhes custou caro. Muito caro.

 

Do deserto, os israelitas tinham enviado, doze espiões para trazerem um relatório tático sobre aquela terra. Dez desanimaram todo o povo, e apenas dois, confiaram no poder conquistador de Deus. Aqui, um paralelo interessante: eles demonstram uma confiança exarcebada, contra o pessimismo paralisante anterior! Estavam orgulhosos de sua capacidade e força. E claro; tinham motivos pra isso!

 

O exército de Israel tinha acabado de limpar as sandálias depois de pisotearem a gigante Jericó. Tomaram sem qualquer resistência, uma das principais cidades cananeias; uma das cidades mais fortificadas da antiguidade. É claro que saíram dessa vitória, altivos, com o espírito fortalecido; com a coragem renovada. Prontos pra mais conquistas. Mas…… Entre eles, havia um que tinha desobedecido a ordem de Deus. Ele tinha entendido que o Senhor não se importaria com com algo tão pequeno!

 

A lição pra nós, é que as vitórias que ganhamos, podem nos deixar presunçosos e orgulhosos; baixando a guarda pra coisas pequenas. Mesmo fazendo parte de um exército tão poderoso, podemos sofrer derrotas humilhantes, motivadas por pequenos deslizes, mentiras e pecados.

 

Esteja pronto pras grandes vitórias! Mas, também, pra manter-se alerta! As vezes, as fraquezas, se disfarçam de força! E como isso nos faz tropeçar!

Felipe rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s